Categories: Uncategorized

A Morte Te Dá Parabéns 2 [Resenha do Filme]

Quando a mocinha consegue derrotar o vilão que a perseguiu durante todo o filme, tudo termina bem, e ela consegue seu final feliz, certo? Bom, não se ela fizer parte de um projeto que fez sucesso suficiente para acarretar em uma continuação!
Depois de ficar presa em um “looping temporal“, em que sempre morria assassinada, para então reviver o mesmo dia, Tree Gelbman (Jessica Rothe) finalmente consegue se libertar, e agora parece que tudo vai ficar bem. Mas quando um experimento científico no laboratório de sua faculdade dá errado, ela é jogada de volta ao mesmo fluxo de repetição. Só que dessa vez, as coisas não são como antes.
Como toda sequência hollywoodiana que se preze, A Morte Te Dá Parabéns 2 traz de volta tudo aquilo que funcionou no primeiro longa, mas também adiciona alguns elementos inesperados para superar o original.
Se classificar o primeiro filme da série já era um pouco difícil, fazer isso na sequência é quase impossível. Além do terror e da comédia, que já estavam presentes, a continuação ainda adiciona uma forte carga de ficção científica, um pouco de drama, e até mesmo uma vibe nostálgica de filmes de aventura, em que os personagens precisam passar por vários obstáculos para alcançar seus objetivos. A mistura parece bizarra, mas acredite, funciona.
A própria trilha sonora brinca bastante com os absurdos da trama, alternando entre temas mais sérios e alguns mais brincalhões. Assim como a boa direção de arte, que também ajuda a fazer esse trabalho de conectar as partes mais assustadoras com as mais leves, fazendo com que cada uma funcione bem, tanto separadamente quanto em conjunto. É possível observar isso nos cenários e na paleta de cores do longa, que passam a ter tons mais frios e escuros nos momentos tensos.
Como no original, o enredo se utiliza dos clichês do gênero como forma de satirizar os filmes de terror, ao mesmo tempo em que se propõe a entreter o público com o humor mais esculachado. Por mais estranhos que sejam os eventos do filme, é divertido acompanhar a linha de raciocínio desenvolvida durante a narrativa.
Para conseguir explicar os eventos do primeiro filme, e colocar Tree na mesma situação novamente, a trama parte para o lado da ficção científica, chegando até a fazer referência a clássicos como A Origem e De Volta para o Futuro. Por um lado, isso acabou tirando um pouco do brilho que o original tinha em relação ao mistério de não sabermos o que exatamente está acontecendo, abrindo possibilidades para que os espectadores criassem suas próprias teorias. Mas esse acaba sendo também um ponto positivo da continuação.
Caso o longa mantivesse exatamente a mesma fórmula do primeiro filme, com certeza não conseguiria se destacar em nada. Quando A Morte Te Dá Parabéns chegou nas telonas em 2017, foi o seu enredo fora dos padrões do gênero que funcionou tão bem, e funciona novamente agora na sequência, já que a trama sabe o que o público espera, e subverte essas expectativas para conseguir manter a sua atenção.
Tree continua tão carismática quanto já era, e com a atriz agora mais confortável no papel, além da trama consideravelmente mais tresloucada, ela se tornou ainda mais divertida de acompanhar. O resto dos personagens não se destaca tanto, mas fica claro que o filme não tem de fato grandes intenções nessa área. Cada um dos personagens secundários, ainda que carismáticos, são basicamente um estereótipo de filmes do gênero, e eles estão lá muito mais para ajudar a avançar a narrativa e entreter a audiência do que para serem memoráveis.
Ainda que continue a ser difundido como um longa de terror, nesta sequência, a franquia se distanciou um pouco mais do gênero, ou pelo menos, das fórmulas e tipos de história que associamos a ele. Mas é justamente essa a maior força do filme, e para o espectador que tiver a mente aberta a uma mistura quase improvável de estilos, A Morte Te Dá Parabéns 2 se estabelece como uma agradável forma de entretenimento.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: A morte te dá parabéns 2
Título: Happy Death Day 2U
Direção: Christopher Landon
Data de lançamento: 21 de fevereiro de 2019.
Nota: 4/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa
Gabriel Ferreira

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Antes Ódio Do Que Nada [Resenha Literária]

Antes ódio do que nada é o segundo livro das irmãs Wilmot da autora Chloe…

2 dias ago

Mufasa: O Rei Leão [Crítica do Filme]

O clássico O Rei Leão (1994) completou 30 anos de seu lançamento e ainda é…

3 dias ago

Black Doves [Crítica da Série]

Assisti Black Doves (disponível na Netflix) por conta da Keira Knightley, já que o tema…

4 dias ago

Aquele Natal [Crítica do Filme]

Cansada das comédias românticas natalinas, resolvi conferir Aquele Natal, animação na Netflix, baseada nos livros…

1 semana ago

Mais Sombrio [Resenha Literária]

Mais sombrio é a nova coletânea de contos do Stephen King e é para mim…

2 semanas ago

Detetive Alex Cross [Crítica da Série]

Baseada em um dos personagens dos livros de James Patterson, a série Detetive Alex Cross,…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!