Categories: Uncategorized

O amor nas 4 estações [Resenha Literária]

O amor nas 4 estações é o livro de estreia do autor brasileiro Victor Degasperi que tem uma edição lindíssima que combina perfeitamente com a obra, bastante sensível, passando pelas estações da vida!
O livro é dividido em Outono, Inverno, Primavera, Verão e novamente Outono reiniciando o ciclo. São crônicas bem curtas, de no máximo duas páginas, sobre a vida, passando pelas estações do ano, celebrando o amor, com bastante riqueza nos detalhes diários, de modo sempre bastante poético e intenso. Os títulos dos textos já dizem logo do que se trata cada reflexão e as ilustrações sempre combinam com o tema.
Na parte do Outono as bordas das folhas são alaranjadas e o texto de abertura é Sem você eu queria te encontrar em que mostra como as pessoas que amamos às vezes dão ritmo a nossa vida. Destaco também Sua risada gostosa, afinal, quem não gosta de ouvir a risada de quem se ama, Já te encontrei com saudade que mostra que algumas conexões são inexplicáveis, Uma tardezinha que mostra o prazer de coisas simples como tomar um café, A casa é sua com a reflexão de que fazemos das pessoas que amamos nosso lar.
O Inverno tem tons azulados nas bordas das páginas e o texto inicial é Um cobertor para nós dois, já que o frio aproxima os corpos, mas também um texto que fala sobre companheirismo. Destaque para Banho quente, Se eu tivesse que falar de saudades, Você está indo aos poucos, com o tema de despedida, Amor, que fala de uma amizade que se torna algo maior, e por fim Renascer.
A Primavera tem o destaque das flores, com tons florais nas páginas, o texto de abertura é Espírito leve, mostrando que a estação traz leveza e paz. Os textos que mais gostei foram: Simples, que fala da simplicidade do amor, Já sinto saudade, Meu mundo, Amanhecer que mostra o prazer de acordar com quem se ama, Uma madrugada com saudade de você e O seu perfume.
O Verão é marcado com cores mais quentes e o texto inicial é Não vi nada que não fosse amor, em que o narrador realmente parece só ter olhos pra pessoa amada, A beira do mar, já que praia combina com verão e temos a imensidão do mar que traz momentos reflexivos, Abraçamos a vida, Sutilezas e Sol que celebra a vida.
Por fim, Um novo Outono com ilustrações de folhas secas. O texto inicial é Para Luz e destaco Girassol, Você tem a quem puxar que é uma bonita declaração de amor e Margarida.
Victor Degasperi adota um tom lírico e apresenta temas recorrentes ao longo das estações como o sentimento de saudade, momentos ao entardecer, amanhecer, madrugadas, momentos simples da vida que com olhos poético se tornam verdadeira poesias. A linguagem simples e os textos curtos ajudam na fluidez da leitura.
Faro Editorial caprichou bastante na edição, não só pela capa em relevo, mas com todas as ilustrações por dentro e os cartões postais que acompanharam o livro. Tudo bastante sensível, delicado, indicado para quem gosta de textos mais poéticos e reflexivos.
FICHA TÉCNICA
Título: O amor nas 4 estações
Autor:Victor Degasperi
Faro Editorial
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Eu Sou: Celine Dion [Crítica]

Lembro que quando assisti a animação de A Bela e a Fera pela primeira vez,…

3 horas ago

Do Fundo da Estante: Acima de Qualquer Suspeita

Sucesso no Supercine/Corujão e no Círculo do Livro (best seller de Scott Turrow), este elegante…

3 dias ago

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

5 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 semana ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!