Categories: Uncategorized

O Rei Demônio [Resenha Literária]

O Rei Demônio é o primeiro livro da série Os Sete Reinos. Essa série conta com quatro livros, todos já lançados. O que me fez começar a ler foi a premissa um tanto parecida com a da série A Queda dos Reinos.
Em O Rei Demônio vamos acompanhar dois adolescentes, o ex-ladrão Han Alister e a princesa herdeira Raisa ana’Marianna. Han é um garoto pobre e nasceu com dois braceletes de prata no braço que, por algum motivo mágico, não consegue remover. Raisa vem de uma linhagem de rainhas que se origina à rainha Hanalea que, mil anos antes, derrotou O Rei Demônio.
Geralmente os primeiros livros de uma série tem como função introduzir o leitor a todo o universo criado. Não necessariamente foi o que ocorreu aqui. Durante quase 400 páginas acompanhamos os acontecimentos que envolvem Han e Raisa, utilizando deles para explicar a história dos Sete Reinos, clãs, feiticeiros, guerras que ocorreram no passado entre outros detalhes. Porém, essas explicações são um tanto superficiais e um pouco confusas. O mesmo acontece com a apresentação dos personagens. Muitos são citados ao mesmo tempo que chegou um momento que desisti de saber quem é quem.
Ao mesmo tempo que o livro possui essa grande falha, ele compensa em outros pontos. A escrita da Cinda é bem envolvente, te prendendo capítulos atrás de capítulo. As descrições são feitas na medida do possível, sem muito exageros. E o embasamento da história – justamente a lenda que envolve o embate entre Hanalea e o Rei Demônio – parece ter um grande potencial a ser explorado.
A narração em terceira pessoa, alternando entre Raisa e Han, colabora para que a leitura seja rápida. Os dois personagens praticamente passam a história toda separados e eu achei esse detalhe interessante. Cinda vai construindo o caminho ambos de forma separada, mas com alguns detalhes em comum. Apesar de um breve encontro entre os dois, fica aquela ansiedade sobre quando realmente o caminho deles irão se cruzar pra valer.
Raisa e Han são os típicos mocinhos de fantasia YA. Raisa é uma princesa que vive isolada do que realmente acontece em seu reino, alheia a como realmente vive seu povo, mas com o desejo de ser uma rainha honesta e justa. Han é um cara que tenta sustentar sua irmã e sua mãe da forma mais honesta possível, mas com um passado criminoso que ainda paira em sua cabeça. Os dois personagens são semelhantes no quesito cabeça-dura e querer ser don@ da razão, apesar de ter gostado mais de Han que Raisa. Assim como o universo, creio que os dois tenham potenciais a serem explorados.
A Edição da Suma está bem caprichada. As folhas amareladas e fonte confortáveis para tornar a leitura agradável. A capa é um capricho à parte. Confesso que um dos motivos que fez o livro chamar minha atenção foi essa capa.
Como livro de abertura de série, O Rei Demônio foi bem fraco, porém tem potencial de desenvolver e entregar uma boa história.
FICHA TÉCNICA
Título: O Rei Demônio (Os Sete Reinos #1)
Autor: Cinda Williams Chima
Nota: 3/5
Onde Comprar: Amazon
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

O Poder e a Lei – 4ª Temporada [Crítica]

Como amante de séries de tribunal, estava ansioso pela quarta temporada de O Poder e…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Igual a Tudo na Vida

Após Desconstruindo Harry (1997), Woody Allen entrou numa sequência de filmes tão chatos que acabei…

6 dias ago

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 semana ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

1 semana ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

2 semanas ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!