Categories: Uncategorized

Em busca da Glória [Resenha Literária]

Em Busca da Glória é o quarto livro da série A Escola do Bem e do Mal. Nesse livro temos o começo de uma nova história com personagens já conhecidos. O próprio autor diz que é uma nova trilogia, mas aqui lançaram como continuação da série. Para ler as resenhas anteriores, só clicar nos links: A Escola do Bem e do Mal, Um Mundo Sem Príncipes e Infelizes Para Sempre
Em Busca da Glória se passa seis meses depois do final de Infelizes Para Sempre. Agatha e Tedros estão em Camelot tentando reerguer o reino, enquanto Sophie é a mais nova diretora da Escola do Mal. Seus colegas de escola estão espalhados pela Floresta, para cumprir missões dadas a eles. Porém, um novo perigo se aproxima dos personagens: seu nome é Cobra e ele afirma ser o verdadeiro herdeiro do trono de Camelot.
Diferente do livro anterior, eu achei o ritmo desse muito mais dinâmico e fluído. Não tem tantas cenas de ação, mas pelo menos não temos mais do drama Agatha, Sophie e Tedros, o que me deixou cantando “glória, glória aleluia”. Nessa nova trilogia, temos um enfoque maior em outros personagens além dos três. Fora que o Soman usa a lenda do Rei Arthur como base para as novas aventuras.
Quando comecei a ler a série nunca imaginei que diria que Sophie é uma das minhas personagens preferidas. Creio que ela foi a que teve uma maior evolução desde o início. Ela aceitou que é do Mal e, apesar de ainda existir algumas inseguranças em sua vida, ela não deixa esses detalhes influenciarem em suas decisões. Ela está feliz com o seu final, assim como está feliz pelo de Agatha.
Agatha também foi uma personagem que teve uma boa evolução. De uma menina insegura ela passou a ter mais voz ativa, principalmente quando se trata de Tedros e sua mania de achar que ele precisa lutar suas batalhas sozinho, sem ajuda de ninguém.
Agora um personagem que só anda em círculos é Tedros. Ele é um cara com uma evolução temporária porque, no livro seguinte, continua a cometer os mesmos erros. De início, ele acha que é herdeiro do trono de Camelot por ser filho de Arthur, mas ao longo do livro ele vai entendendo que não é bem assim. Mas não sem cometer algumas burradas no meio do caminho.
Nesse volume temos um maior destaque aos personagens secundários, especialmente a Hort, Anadil, Hester e Dot. Os quatro são personagens que já tiveram aparições e participações importantes nos outros livros e agora tem um espaço maior para serem trabalhados. Junto deles, temos uma nova personagem chamada Nicola. Ela nasceu na mesma vila que Agatha e Sophie e é uma menina bastante esperta, corajosa e determinada.
Um detalhe que me incomodou bastante foi o fato do Soman não trabalhar Agatha e Tedros como um casal propriamente dito. Na minha concepção, os dois só formam um casal porque seria dito que Agatha seria a princesa de Tedros e é isso. São raros, quase inexistentes, os momentos que Soman trabalha os dois como casal. Boa parte de suas interações se resumem a discussões e sentimentos não ditos. O autor teve a oportunidade de trabalhar o relacionamento deles nesse livro, mas preferiu separá-los geograficamente. Entendo que foi uma estratégia de manter cada um em um ambiente para saber o que estava rolando, mas não havia necessidade.
O grande ápice da história – a verdadeira identidade do Cobra – é algo que já fica bastante explícito a partir de certo momento, mas não pense que isso estraga a leitura. No meu caso, eu nunca tive tanto prazer em dizer “eu sabia!” quando tudo se desenrolou.
O quinto livro se chama A Crystal of Time (Um Cristal do Tempo, em tradução livre) e está com lançamento internacional previsto para março do ano que vem. Espero que não demore tanto a chegar aqui pois estou doida pra saber os próximos acontecimentos.
FICHA TÉCNICA
Título: Em Busca da Glória (A Escola do Bem e do Mal #4)
Autor: Soman Chainani
Nota: 5/5 ♥
Onde Comprar: Amazon

Luiza Helena

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi, Lu! Tudo bom?
    Berro que eu achava que era uma trilogia? Quebrei a cara de novo, por que esses autores gostam de me FALIR D:
    Vou esperar lançar tudo pra começar a ler, mas tô bem animada porque eu só vejo elogios à evolução da série. E Magisterium tá acabando, então preciso de um substituto pro meu coração.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

  • Olá, Luiza.
    Eu gostei muito desse livro, mas achei que os três principais tiveram um retrocesso. Voltaram aos mesmos mimimis lá do começo da trilogia. Por isso gostei do Tedros quebrar a cara porque estava evidente a identidade do Cobra e ele não quis enxergar.

    Prefácio

  • Oi Lu!
    JA POSSO GRITAR QUE HINO? PODE NE? QUE HINO!!!!!!
    Eu adorei esse livro. Pra mim, um dos melhores (ainda nao roubou o posto de favorito. Esse fica com o 2 <3), mas o ritmo e maravilhoso. Ele e bem mais dinamico que os anteriores e tem bem mais acontecimentos.
    Sobre Aghata e Tedros: o que eu tenho a ver? KKKKK casalzinho mais sem sal. Mas eu nao tava nem ai. Eu to aqui pra ressaltar a RAINHA SOPHIE E MANDA NA PORRA TODA. Orra! Muito humilhada que precisa ser exaltada. Ela e meu coven do amor. Porque e pra isso que eu compro esse livros KKKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

2 dias ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!