Categories: Uncategorized

Lobo Mal [Resenha Literária]

Há tempos que ouço maravilhas a respeito do livro Lobo Mau. Quem leu, garante que se trata de um suspense marcante. Agora que tive o prazer em ler, só posso concordar.
Nele Neuhas, escritora alemã, escreveu uma série de livros de suspenses, chamada Bodenstein & Kirchhoff. A série recebe o nome dos detetives que comandam as investigações dos mais diversos crimes, Oliver e Pia, respectivamente. No Brasil, a editora Jangada trouxe dois livros: Branca de neve tem que Morrer e Lobo Mau. E apesar de se tratar de uma série, os livros são independentes, poderão ser livros em qualquer ordem.
Em Lobo Mau, Pia e Oliver se deparam com um caso que, aparentemente, seria de difícil resolução. O corpo de uma adolescente fora encontrado às margens de um rio, a autópsia revelou sinais claros de agressão, e os peritos, após análises severas, descobriram que a garota não havia morrido de afogamento no rio.
O caso vai a público, mas o que provoca ainda mais dúvidas e frustração é que ninguém das redondezas de Frankfurt conhecia a garota ou nutriam de informações que pudessem ser importantes para a investigação do caso; que recebeu o nome de Sereia.

(…) não havia nada mais indigno do que um corpo sem nome, uma pessoa que teve sua identidade roubada, que foi enterrada ou simplesmente largada em algum lugar como se fosse lixo. Nenhum destino podia ser mais triste do que uma pessoa morta ficar semanas ou meses dentro de casa sem que ninguém sentisse sua falta.

Uma jornalista influente é encontrada extremamente machucada no porta- malas de seu próprio carro. À medida que as investigações avançam mais vítimas que poderiam estar relacionadas ao caso, surgem.
Estupro. Pedofilia. Uma máfia inescrupulosa que não mede esforços para permanecer no anonimato. Um suspense arrepiante!
Eu não sabia ao certo com que tipo de suspense me depararia. Narrado em terceira pessoa, o leitor se torna membro da equipe de Pia e Oliver, e junto deles, ficamos naquela angústia prazerosa de encontrarmos a solução. É um suspense muito inteligente, detalhadamente composto, onde todas as peças do enredo se encaixam perfeitamente ao final.
Quem ama uma boa trama com detalhes minuciosos de investigação, desde cena do crime à autópsia, vai se sentir nas nuvens com essa obra tão rica. Me senti como se assistisse a um documentário bem elaborado do canal ID.

Conhecimentos um pouco mais profundos na área de medicina legal nunca são prejudiciais.

Os personagens são ótimos. Antagonistas completamente compostos, do tipo que não dão pistas de sua índole. E os grandes detetives protagonistas, nos cativam e fazem com que queiramos conferir mais de suas investigações.
Pia é uma personagem feminina que provoca admiração. A autora não economizou no levantamento de questões machistas no decorrer do enredo, e aproveitou bem de sua protagonista para apontar os desafios enfrentados pelas mulheres, no trabalho, nas ruas, em casa.

Nenhuma mulher que alguma vez tenha tido de passar pela experiência de não ter como resistir fisicamente à determinação furiosa de um homem esqueceria essa sensação humilhante de desamparo, os infinitos minutos de medo da morte e a perda da integridade física e da autonomia.

Ao tratar sobre pedofilia, a autora foi a fundo e ainda levantou questões psicológicas e sinais completamente importantes que podem ser indicativos de abusos.

Crianças pequenas entendem instintivamente que aquilo que é feito com elas não é correto. Mas quando o abuso é cometido por pessoas de confiança, elas não se defendem…

É uma ficção que prende, provoca horror por mostrar a fundo a monstruosidade do ser humano, mas que também alarma.Em meio ao caos de casos tão tristes, temos alívio cômico e até mesmo umas pitadelas de romance.
Fiquei completamente encantada por Pia e Oliver, e é claro, compreendi o que fez Nele ser uma das autoras do gênero mais lidas na Alemanha e no Brasil. Quero mais!!
A edição é linda, como podem perceber nas imagens. Você não pode deixar de ler “Lobo Mau” se é fã de suspense.

 – Mamãe?
– Diga, meu amor. (…)
– Não quero nunca mais ficar longe de você, mamãe. Tenho muito medo do lobo mau.
– Não precisa ter medo (…) Aqui não vem nenhum lobo.
– Vem, sim… Sempre que você sai. Mas é segredo. Não posso te contar nada, senão ele me come.

FICHA TÉCNICA
Título: Lobo Mau
Autora: Nele Neuhaus
Nota:
Onde Comprar: Amazon

Bianca Gonçalves

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Um Espião Infiltrado – Segunda Temporada

Eu fui surpreendida com a primeira temporada de Um Espião Infiltrado, na Netflix. De Michael…

2 dias ago

5 Filmes para ver no Natal!

Nada melhor do que maratonar filmes natalinos nessa éopoca do ano! Abaixo uma pequena lista…

7 dias ago

O Segredo do Papai Noel [Crítica]

Mais um filme natalino que chega à Netflix. O Segredo do Papai Noel pode agradar…

1 semana ago

Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out

Vivo ou Morto é o terceiro filme da trilogia Knives Out, que começou com Entre…

2 semanas ago

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

3 semanas ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!