Categories: Uncategorized

Documentário sobre incêndio do Museu Nacional estreia no National Geographic

National Geographic estreia em todas as suas plataformas no Brasil nesta segunda, 22 de outubro às 19h45, a produção original de um documentário para homenagear o quinto maior museu do mundo, intitulado Explorer Investigation: O Incêndio no Museu Nacional.
Com filmagens realizadas em diversas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP), o documentário de uma hora faz parte da franquia EXPLORER INVESTIGATION e explora a trajetória de 200 anos do museu, até o incêndio ocorrido no último dia 2 de setembro.
O documentário vai estrear em vários países para mostrar ao mundo a inestimável herança cultural do museu, bem como ilustrar a perda incalculável. O especial vai explorar e apresentar o enorme valor científico do museu e sua história como parte da identidade nacional do país, servindo como um espaço comum visitado por gerações de famílias brasileiras nos últimos dois séculos.
A National Geographic reconhece a gravidade da perda do Brasil e ofereceu-se para apoiar em todos os esforços de recuperação alavancando seus ativos globais de contar histórias. Isso inclui a realização de oficinas de redação de subsídios no Brasil com pesquisadores e conservacionistas afiliados ao Museu Nacional, além de convidá-los a se candidatarem a doações.
Em novembro, a revista National Geographic contará com uma entrevista exclusiva com Alex Kellner, diretor do Museu Nacional do Brasil, para explorar a extensão das perdas e a lista de projetos de recuperação.
O documentário é dividido em três partes – Patrimônio Histórico: Memória Coletiva, Ciência e História: Motor de Conhecimento e Impacto da Tragédia: Apontamentos Futuros – o documentário inclui uma entrevista exclusiva com Cristina Menegazzi, encarregada da UNESCO para a preservação do patrimônio histórico e cultural da Síria, e conversas com Alexander Kellner, Diretor do Museu e paleontólogo especialista no estudo dos pterossauros, Aparecida Villaça, doutora em antropologia social e professora do Museu Nacional e Príncipe D. João de Orleans e Bragança.
Em uma das primeiras cenas, o curador relembra visitas históricas: Albert Einstein, Marie Curie, Lévi-Strauss e Santos Dumont são apenas alguns desses nomes, atestando a importância global do Museu.
O mais antigo museu do país não era um museu só no senso comum: um espaço voltado à contemplação e ao entretenimento. Seu conceito remete aos “gabinetes de curiosidade” do final do século XIX, nos quais determinadas instituições ofereciam um aperitivo de seus acervos ao grande público. Assim funcionava o Museu Nacional, que já foi morada da Família Real Brasileira e foi convertido em um dos principais centros de pesquisa científica das Américas.
Mais do que um museu no sentido comum do termo, o Museu Nacional é um centro vivo de pesquisa científica. Incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1946, foi morada da família Real Brasileira e abrangeu uma coleção de 20 milhões de peças, passando por gerações e gerações de brasileiros. Em seu acervo, registros preciosos da fauna, flora e dos primórdios da civilização brasileira considerados objetos de estudo para centenas de cientistas do mundo inteiro.
O incêndio recente queimou não só a história do país em si, mas deixou centenas de cientistas órfãos de suas plataformas de pesquisas. E a sociedade científica global se mobilizou para encontrar formas de recuperar o acervo perdido.
Apenas algumas das 20 milhões de peças estavam expostas ao grande público. A grande parte delas se concentrava nos meandros do museu, em salas de conservação e de estudo nas quais os cientistas ligados a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do mundo todo, consultam os acervos de arqueologia, zoologia, botânica, paleontologia, entre outras tantas.
Para saber mais CLIQUE AQUI
Michele Lima
Na Nossa Estante

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Um Espião Infiltrado – Segunda Temporada

Eu fui surpreendida com a primeira temporada de Um Espião Infiltrado, na Netflix. De Michael…

2 dias ago

5 Filmes para ver no Natal!

Nada melhor do que maratonar filmes natalinos nessa éopoca do ano! Abaixo uma pequena lista…

7 dias ago

O Segredo do Papai Noel [Crítica]

Mais um filme natalino que chega à Netflix. O Segredo do Papai Noel pode agradar…

1 semana ago

Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out

Vivo ou Morto é o terceiro filme da trilogia Knives Out, que começou com Entre…

2 semanas ago

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

2 semanas ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!