Categories: Uncategorized

Celular [Resenha Literária]

Celular, escrito pelo notável Stephen King é uma leitura viciante, obrigatória para quem gosta de histórias de desastres ou “zumbis”!! O livro é mais que um conto moderno, condenando a tecnologia de um jeito inteligente, quase dissimulado do próprio autor, ocultando-a em um enredo apocalíptico.
Em Celular, às 15h03m do dia 1° de outubro é emitido um Pulso, que é transmitido para todos aqueles que têm um celular em mãos. Eles se tornam como zumbis, e aí, você pode imaginar o que acontece, levando em conta a vasta rede de histórias com zumbis que temos visto.
Tanto o líder de nossa jornada de sobrevivência quanto provedor dos pensamentos de King sobre a vida – em tantos aspectos quanto você esperaria da escrita inteligente – é Clayton Riddell, um artista gráfico que acaba de ter o melhor dia de sua vida. Ele está longe de casa, e acabou de sair de uma importante reunião. De repente, ele percebe um caminhão de sorvete (lembre-se, sempre desconfie de um desses veículos aparentemente inocentes em uma dessas histórias), quando todos os celulares tocam, e em pouco tempo tudo enlouquece.
Clay está convencido de que ele deve chegar em casa para descobrir o que aconteceu com sua esposa e filho. Seu filho tem um celular, mas geralmente ele está embaixo da cama. Assim, ele torce para que este seja o caso quando O Pulso acontece e que de alguma forma sua esposa e filho tenham sobrevivido ao caos e aos ataques.
Clay conhece Tom e Alice, que se juntam a ele em sua jornada, e assim eles partem em busca de sobrevivência, para escapar das pessoas insanas que consumiram a sociedade “normal”. Tom é um homem simpático, e Alice uma doce adolescente, mais tarde Jordan, um menino muito inteligente se une a eles. A maioria das ações acontece com esses personagens, e quando Jordan aparece, a história ganha uma força maior. O importante é como King nos faz sentir diante destes personagens, e nós genuinamente nos importamos com o que acontece com eles.
Com o passar do tempo, eles percebem que o que ocorreu não era apenas um evento aleatório, mas sim algum tipo de mensagem subliminar que fez todos àqueles que estavam com celular se transformarem em coisas horríveis… e os “zumbis” começam a se modificar em algo… terrível…
O brilho do livro fica pela maneira com que King consegue misturar a exploração da humanidade com uma história apocalíptica poderosa e envolvente. Aqueles famintos por descrições mais macabras, até mesmo horríveis, do autor podem ficar felizes, está tudo na obra. E vale lembrar que esses “zumbis”, são mais semelhantes aos humanos encontrados em George A. Romero – a quem o livro é dedicado.
Conforme as páginas avançam e quando alguns companheiros de sobrevivência entram em cena, a revelação desses “zumbis” é mostrada, e isso traz uma camada mais profunda para o processo. O que poderia ter sido um absurdo exagerado, se torna, na verdade, exagerado e fascinante. As áreas que King se envolve são tão satisfatórias e chocantes, a abundância de descrições te deixa de queixo caído.
Celular ocasionalmente percorre um sentimentalismo, principalmente ao entrar no passado dos personagens-chave como Alice, e o fato crucial de que Clay tem um filho que pode ou não ter se tornado um zumbi.
Os personagens são agradáveis, tem profundidade. A descrição do livro é clara e concisa, permitindo ao leitor imaginar cenas perfeitamente – adicionando suspense. O enredo é emocionante e foi fascinante da primeira palavra até a última.
Celular representa uma exploração refrescante, arrepiante e muitas vezes poderosa da natureza da humanidade, e mostra o que acontece com uma sociedade quando as regras são retiradas e é cada um por si durante o caminho. Como sempre, King é incomparável em sua descrição de coisas que vão desde o fora do comum até o mundano.
É um livro perfeito para ler quando você está em casa sozinho em um quarto um pouco escuro onde sua mente pode vagar e fazer você se sentir como se isso pudesse realmente acontecer.
A edição da Editora Suma está lindíssima, a diagramação está perfeita, e não encontrei dificuldades na leitura. A capa (que capa!), foi criada em alto relevo e se encaixa perfeitamente com o livro.
FICHA TÉCNICA
Título: Celular
Autor: Stephen King
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon



Natália Silva

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!