The Good Doctor [Resenha da Série]

Apesar de brigar muito com Shonda Rhimes ao longo dos anos, eu amo Grey’s Anatomy e sou fã de séries médicas desde o saudoso E.R e já passei pelo Dr. House também! Claro que não podia deixar de acompanhar The Good Doctor que tem uma leveza que todas as essas outras série não tem, mesmo sendo um drama médico. Não, aqui nós não temos um hospital que parece um inferno, o que temos é um protagonista autista que precisa provar a todos sua capacidade.
A série mostra Shaun Murphy (Freddie Highmore), jovem cirurgião com autismo e savantismo que sai de uma pequena cidade onde teve uma infância difícil para conquistar seu lugar no hospital em que seu amigo e mentor, Aaron Glassman (Richard Schiff), trabalha. Nada é muito fácil para Shaun que sente uma necessidade enorme em conseguir mostrar sua independência e entender as relações humanas.
Ao longo da primeira temporada acompanhamos Shaun revivendo problemas do passado que inclui violência doméstica e a trágica morte de seu irmão. Além disso, quase ninguém no hospital confia nele, mas aos poucos seus companheiros de trabalho vão entendendo o quanto o protagonista é inteligente e capaz! Também acompanhamos a descoberta do amor por parte de Shaun e sua crise no relacionamento com seu amigo Aaron.
Outros personagens também são importantes na série como Neil Melendez (Nicholas Gonzalez) atendente de cardiocirurgia responsável pelos residentes cirúrgicos e namorado da advogada Jessica Preston (Beau Garrett). No grupo de residentes temos a doce e sempre compreensiva Claire (Antonia Thomas), Jared (Chuku Modu), o ex-policial Adam (Will Yun Lee) e a competitiva Morgan (Fiona Gubelmann). O chefe de cirurgia membro do conselho Marcus (Hill Harper) também merece destaque na trama, já que é um dos grande opositores a Shaun no hospital.
Os casos médicos muitas vezes se relacionam à dificuldade de Shaun de entender as relações entre as pessoas, às vezes fazendo com que o protagonista tenha entendimentos que antes não tinha, bem como às vezes mostram sua excelente capacidade médica. No entanto, a série também mostra um pouco da vida dos outros médicos e Claire tem um plot sobre assédio profissional bem interessante.
The Good Doctor apresenta casos médicos interessantes, uma boa gama de personagens diferentes e um protagonista complexo e bem trabalhado. A primeira temporada transmitida na ABC teve 18 episódios e uma boa audiência e a série está disponível no Brasil no Goblo Play.
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Poder e a Lei – 4ª Temporada [Crítica]

Como amante de séries de tribunal, estava ansioso pela quarta temporada de O Poder e…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Igual a Tudo na Vida

Após Desconstruindo Harry (1997), Woody Allen entrou numa sequência de filmes tão chatos que acabei…

6 dias ago

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 semana ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

1 semana ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

2 semanas ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!