Categories: Uncategorized

Muitas Águas [Resenha Literária]

Muitas Águas é o quarto livro da série Uma dobra no tempo de Madeline L’Engle e dessa vez temos o foco nos gêmeos Dennys e Sandy. Meg está na faculdade e novamente não é a protagonista da história, o que foi bem interessante uma vez que os irmãos super inteligentes são bem pragmáticos e um tanto céticos e se envolvem numa história que vai além da ciência.
Entrando no laboratório da mãe, Dennys e Sandy são transportados para um lugar muito diferente, para um deserto com pessoas de tamanho pequeno, onde existem mamutes, unicórnios, Serafins e Nefilins. E quem acompanha a série já conhecia um pouco dos seres mitológicos que costumam aparecer nas aventuras da família Murry, mas os Nefilins são a grande novidade. Parecidos com Serafins, os Nefilins são sedutores, com asas negras, como anjos caídos. Não falam mais com El, não escutam mais sua voz e por isso, são mais limitados também.
Dennys e Sandy sofrem com o calor do deserto, mas são acolhidos por Jafé e conhecemos o Avó Lameque e toda sua família e a partir do momento que Noé aparece conseguimos ter um indício do que se trata a trama e os gêmeos entenderam onde exatamente estão. No entanto, passam boa parte da história sem saber o que fazer para voltar ao tempo deles ou se precisam ou não interferir no dilúvio. E durante o tempo que passam no deserto conhecemos todo o povo que habita o lugar, seus anseios e a fé deles.
Destaque para toda a família de Noé e a relação deles com Serafins e Nefilins. Destaque também para Ialí que se encontra dividida pelos sentimentos que sente pelos gêmeos e o jogo sedução de Eblis, um Nefilim. Aliás, esses seres sabem jogar com as palavras e fazer com que as mulheres acreditem facilmente neles.
O livro tem uma ótima ambientação e é possível imaginar bem o lugar em que eles se encontram, diferentemente do que aconteceu nos volumes anteriores, em que às vezes era difícil imaginar o que estava acontecendo. E é interessante notar que este volume me pareceu bem mais maduro, a sensualidade em alguns momentos com os Nefilins fica evidente, ainda que de modo muito sutil.
Ainda que tenhamos um acontecimento retratado na bíblia, Madeline L’Engle escreve fantasia para todos sem focar na religião, mesclando bem a questão da fé com a ciência. Muitas Águas tem uma trama bem envolvente, mais adulta, explorando bem o universo criado pela autora, com um bom desenvolvimento dos personagens. Foi muito bom conhecer mais sobre os gêmeos Dennys e Sandy.
Vale destacar a edição da HarperCollins Brasil que segue o mesmo padrão de todos os livros da série, os fãs agradecem.

FICHA TÉCNICA
Título: Muitas Águas – Uma dobra no tempo #4
Autora: Madeline L’Engle
Nota:4.5/5
Para ler a resenha dos outros livros da série CLIQUE AQUI
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!