Categories: Uncategorized

A parte que falta [Resenha Literária]

Depois que a Youtuber Jout Jout apresentou A parte que falta em seu canal, o livro começou a ficar bastante popular e despertou a minha curiosidade. Já sabia que seria uma leitura simples e ao mesmo tempo tocante, só não esperava ficar bastante tempo em cada página pensando sobre o quanto projetamos a nossa felicidade nos outros.
Com um traço simples, Shel Silverstein mostra um círculo com realmente uma parte que falta e esse protagonista que até parecia ser feliz, está sempre em busca da tal parte que faltava. Ele apreciava a natureza e pequenas coisas, vivia algumas aventuras e tentava continuamente encontrar essa parte. E encontrou várias, mas a primeira diz claramente que é autossuficiente que não precisava de ninguém, a segunda pequena demais, a terceira grande demais e quando se encaixava, o protagonista não conseguia segurar forte o bastante ou bastante demais para quebrar. Exatamente como em alguns relacionamentos, perfeitos, mas rápidos e passageiros e outros intensos demais para sobreviver.
Até que enfim, o personagem encontra a parte que faltava, mas seria então o suficiente para ser feliz? Será que ter alguém perfeito é o bastante para nos satisfazer? Será que ser feliz é somente preencher os vazios? A vida é só isso mesmo?
E assim com pouquíssimos desenhos, sem quase nenhuma ambientação, Shel Silverstein nos faz questionar sobre os nossos vazios, sobre a importância de nos amar antes de tudo, de valorizar pequenos momentos e de saber aproveitar a vida com a parte que nos falta e sem ela também.
A parte escrita da história é ritmada, como versos simples, fácil para qualquer criança ler e compreender, mas o livro é indicado para todas as idades. Muito provavelmente cada leitor terá uma interpretação de cada passagem o que só torna a obra ainda mais rica!
Sobre o autor: Sheldon Allain Silverstein nasceu em 1930, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1961, estreou com o romance Uncle Shelby’s ABZ Book, que despertou a curiosidade de um editor de livros infantis. Dois anos depois, Silverstein lançaria sua primeira publicação para crianças, Leocádio, o leão que mandava bala. Desde então, não parou de escrever. Muitos de seus livros foram traduzidos em dezenas de países.
FICHA TÉCNICA
Título: A parte que falta
Ator: Sheldon Silverstein
Nota 5/5
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

20 horas ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!