Categories: Uncategorized

A Garota do Orfanato Sombrio [Resenha Literária]

Livro adolescente com temática sobrenatural já esteve muito em alta. Fazendo uma breve retrospectiva mental, tendo por base meados de 2008 até os dias atuais, li inúmeros livros com o tema, porém foram poucos que realmente se sobressaíram.
O fantástico misturado com o sombrio e com o romance instiga, por isso acredito que é um ótimo tema para um autor trabalhar. É a garantia de leitores; jovens e adultos, mas ao mesmo tempo, nesse cenário recheado de histórias que muitas vezes são parecidas entre si, o autor precisa ter um diferencial para conseguir se destacar.
Temple Mathews, roteirista, um dos nomes por trás da criação de A Pequena Sereia II, e o escritor de A Garota do Orfanato Sombrio, mostra que tem esse diferencial ao criar um enredo que prende, emociona e encanta (de uma forma peculiar) o leitor.
A obra traz uma atmosfera mórbida. Estamos falando de um romance sobrenatural cujos protagonistas são fantasmas adolescentes. Esqueçam a referência Gasparzinho. Quero que conheçam a Casa do Meio.
A morte é inevitável até mesmo para aqueles que não têm o tato de que não viverão para sempre. Echo é uma garota de 16 anos, ama os pais e tem um namorado perfeito. No entanto, tudo desmorona quando ela acorda em um local que não conhece. Tal local, chamado de A Casa do Meio, abriga adolescentes bizarros e aparentemente cruéis.
Pensando em se tratar de um orfanato, Echo simplesmente surta ao tentar provar para todos que seus pais estavam vivos, assim sendo não precisaria ser mantida ali. Até que descobre que na verdade, quem não está mais viva é ela mesma.
E dessa forma, começamos a nossa jornada num enredo envolvente. A fantasia de Temple é sombria, ressalto que estamos falando de fantasmas adolescentes que tiveram mortes terríveis, traumáticas. Isso misturado ao suspense, pois tais adolescentes, para serem libertos da Casa do Meio, precisam descobrir quem os matou. Essa é justamente a parte mais instigante da história, principalmente se tratando da personagem principal, Echo. Quais motivos uma pessoa teria para assassinar friamente uma menina?
À medida que ela e seus amigos tentam descobrir o assassino, o livro vai longe ao mostrar ainda a formação da personalidade adolescente. As dúvidas, a ousadia, o contraste do bem e mal. Tudo isso se torna um tanto que leve, pois Temple criou personagens cativantes, não se prendendo ao drama. E ainda colocou mais uma dose de leveza ao introduzir um romance fofo, típico da adolescência.
Enquanto adulta, apreciei o enredo, me prendendo totalmente aos personagens. O público alvo são os jovens, e minha visão a respeito é que se trata de muito mais que uma simples ficção. A obra irá encantá-los, viciá-los, porém passará lições importantes, como o valor da amizade, o choque da realidade de que a morte existe e poderá acontecer com qualquer um, a importância da família e as crueldades existentes no mundo. Tudo isso em meio a uma fantasia única.
Recomendo a todos que adoram o sobrenatural.
Os direitos cinematográficos foram comprados pela produtora da rapper Iggy Azalea.
FICHA TÉCNICA
Título: A Garota do Orfanato Sombrio
Autor: Temple Mathews
Nota:5/5
Onde Comprar: Amazon



Bianca Gonçalves

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

4 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

5 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

6 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

1 semana ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!