Categories: Uncategorized

Uma história de verão [Resenha Literária]

Uma história de verão é a minha primeira experiência com a escrita de Pam Gonçalves. Admito que a simples curiosidade de saber como a Pam é como autora e por ter me apaixonando pela capa desse, foram os fatores que me levaram a ler o livro. E no modo geral posso dizer que gostei muito do enredo e da escrita!
No começo do livro temos Analu e seus amigos numa cafeteria esperando o resultado do vestibular. Afinal de contas, passar numa faculdade é uma das aquelas experiências que nunca se esquece. O problema maior da protagonista, não é passar numa faculdade e sim contar para os seus pais o curso que escolheu.
A família de Analu é um grupo familiar que vive de aparências, para as pessoas de fora, eles são um exemplo a ser seguido e admirado. No entanto, as coisas não são bem assim, os pais da mocinha vivem na mesma casa, mas não agem como casal, o irmão gêmeo dela é um babaca e pensa só nele e além disso tudo, os pais dela querem que ela faça direito e seja uma menina exemplar.
Só que Analu, não quer isso. Ela quer fazer cinema que é seu sonho e ir morar em outro estado para não ter que conviver diariamente com sua família, ela ama sua mãe, porém não aguenta mais ver as atitudes dela que fecha os olhos para a traições do marido. Analu tem uma péssima convivência com o pai desde o momento que o pegou transando com a secretária. E por causa disso, e de uma grande decepção amorosa que ela viveu, a protagonista se fecha emocionalmente.
Analu passa na faculdade de cinema e de um jeito bem dramático/engraçado ela conta para a sua família sobre sua escolha. Querendo apenas aproveitar o seu último verão com os seus amigos antes de ir para outra cidade, eles resolvem ir para uma praia e lá a protagonista vai se autodescobrindo e vivendo novas experiências.
Gostei muito da história e da escrita da Pam, porém em algumas partes eu não gostei das atitudes da mocinha, apesar de compreender o propósito da autora. Além disso a parte amorosa do livro não me agradou, já que Murilo, o garoto por quem a protagonista se apaixonou no passado, a magoou muito e agora que a Analu parece tê-lo superado, ele volta para tentar de novo um relacionamento com ela. Apesar da Pam ter construído bem o emocional do casal, eu não me senti conectada com eles.
Adorei os temas que a Pam jogou para dentro de sua história, abordando assuntos polêmicos e atuais de uma forma bem natural e com uma linguagem jovem. Sem contar que a Editora Galera arrasou no design da capa e na diagramação. Super combinou com o livro!
Quem gosta de livros juvenis e bem realistas irá gostar bastante de Uma história de verão, até mesmo quem não gosta, quando ler vai ser identificar com as dúvidas e escolhas de Analu.
Antes de finalizar a resenha, tenho que comentar sobre o final do livro. A Pam Gonçalves deixou o final em aberto, por isso ela pode fazer um conto ou até mesmo um segundo livro sobre as novas conquistas da protagonista, espero que ela faça um dos dois, para matar a minha curiosidade.
FICHA TÉCNICA
Título: Uma história de verão
Autora: Pam Gonçalves
Nota: 3,5/5
Onde Comprar: Amazon

 Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi Ariane, eu ainda não tive a oportunidade de ler um livro da Pam, mas tenho muita curiosidade. Esse livro me atrai mais pela capa que é tão fofa que dá vontade de morder (hahahahah), mas pela resenha me parece uma história um pouco baixo astral, sei lá, problemas e coisas ruins. Ok, eu entendo que é uma história que busca proximidade à realidade, mas não me atraiu muito. De qualquer forma, eu adorei essa capa mesmo, a resenha está ótima, mas não é o tipo de livro que costuma me prender à leitura.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

  • Eu me interessei muito por esse livro pela sinopse, adoro história nesse estilo e que tratam de questões familiares e tal. Porém eu vi uma resenha dele em que a blogueira comentou algumas partes do livro meio pesadas e com comentários maldosos e acabei desanimando :( Os Delírios Literários de Lex

Recent Posts

Eu Sou: Celine Dion [Crítica]

Lembro que quando assisti a animação de A Bela e a Fera pela primeira vez,…

2 horas ago

Do Fundo da Estante: Acima de Qualquer Suspeita

Sucesso no Supercine/Corujão e no Círculo do Livro (best seller de Scott Turrow), este elegante…

3 dias ago

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

5 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 semana ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!