Categories: Uncategorized

O Assassino do Zodíaco [Resenha Literária]

Ler livros de suspense policial é sair da minha zona de conforto dos romances e embarcar às vezes numa narrativa que pode nos angustiar pelo excesso de curiosidade e foi assim com O Assassino do Zodíaco, livro de estreia de Sam Wilson. Aliás, se suspense não é muito minha praia, distopias menos ainda, mas como não é um universo de adolescentes heróis, ficou fácil achar toda a trama do autor bem real.
Talvez pelo título o leitor possa achar que a sociedade Sam Wilson seja até um tanto fantasiosa, mas não se engane, embora os signos sejam mesmo o ponto principal da distopia, o que temos é um mundo corrupto, violento, movido pelo poder e ganância, ou seja, tudo bem realista. É uma sociedade de castas em que você é rotulado pelo seu signo, como se o ser humano fosse facilmente classificado, sem camadas mais complexas. Tudo envolve astrologia nesse universo, a profissão, as relações pessoais, tudo definido de acordo com seu signo e nada pode ser mudado.
Nessa sociedade uma série de crimes começa a acontecer envolvendo os signos e vamos acompanhando o detetive Jerome Burton, com a ajuda da astróloga forense Lindi Childs, a tentar desvendar os mistérios desses assassinatos que começa logo no primeiro capítulo com uma forte cena de violência. Burton é o grande protagonista dessa história que está repleta de personagens, um pouco em excesso, mas nenhum muito aleatório, todos de alguma forma estão relacionados à investigação. O detetive é casado, sua mulher está grávida e à medida que o caso avança até mesmo seu signo é colocado em dúvida, atraindo o ódio da população que tem sérios problemas com pessoas de Áries. Burton acaba envolvido em uma conspiração maior do que ele imaginava.
Paralelo ao caso do Serial Killer do zodíaco que mata de maneira brutal pessoas bem específicas, temos a história de Daniel que começa anos antes ao se envolver com uma garçonete. A narrativa do personagem alterna presente e passado e o autor consegue deixar bem claro os tempos sem nos confundir. Aos poucos vamos entendendo o que liga Daniel ao caso de Burton, embora aparentemente os dois não tenham nenhuma relação.
Até metade do livro eu realmente não sabia do que se tratava os assassinatos, mas o autor vai nos deixando pistas e fica claro que Sam Wilson não está preocupado em nos revelar o assassino como se fosse uma grande surpresa, o importante aqui é entender a motivação do crime, que é a grande sacada da história.
O Assassino do Zodíaco é um livro que vai muito além do suspense, toda a questão policial é até mesmo simples, mas é uma distopia que parece bastante com a atualidade que aborda de maneira bem inteligente a violência, corrupção, os rótulos, a complexidade humana e sua diversidade, a manipulação pela mídia e até mesmo nossa fé.
Quem é daqueles que acredita cegamente em astrologia talvez termine se questionando muita coisa e quem não acredita pode até começar a pensar um pouco sobre o próprio signo.
Por fim, vale destacar a diagramação da Jangada. O livro tem 464 páginas, mas as letras são grandes, o que facilita a leitura e os capítulo são curtos, o que que me agradou bastante. Sam Wilson constrói muito bem a trama, numa narrativa bem fluída e que foi interessante de acompanhar.
FICHA TÉCNICA
Título: O Assassino do Zodíaco
Autor: Sam Wilson
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon


Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oie Mi =)

    Mesmo sendo a louca dos signos, acho que esse livro não é bem o gênero que eu costume ler.

    A premissa me pareceu bem interessante, mas ando dando preferência por coisas mais leves.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

  • Oi, Mi
    Se você não gosta de distopias e suspense policial, imagine eu!
    Eu ainda assim gostei muito da trama, porque acho louco esse trem de zodíaco, ainda mais a importância que algumas pessoas conseguem dar a isso, coisa que eu acho desnecessária. Ver isso em um uma distopia é muito diferente e bem interessante.
    beijos
    http://www.suddenlythings.com

  • Ola Mi! Tudo bem?
    Fiquei muito curiosa com esse titulo! Adoro suspense policial e acho qud super ia gostar desse, ainds bem tendo relacso com zodiaco!
    Beeijo
    Lecaferouge.blogspot.com.br

  • Oi, Mi!
    Não imaginava essa trama quando vi a capa pela primeira vez.
    parece o tipo de livro que só lendo para saber se eu ia gostar ou não, pois fiquei com um pé atrás, mas ao mesmo tempo curiosa haha vamos ver se essa leitura sai para eu descobrir o que acho dele haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

  • Oiii Mi

    Ainda não sei se esse livro é pra mim. ele parece ser bem intrigante, prende o leitor e tals, mas sabe quando a gente tem o pézinho atrás e alguma coisa ainda deixa a gente em duvida??? Sie lá, por enquanto vou esperar, vamos ver se mais adiante me convenço total...

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  • Oiiii Mi!
    Adorei a premissa desse livro, pretendo ler. Gostei dessa mistura de suspense com distopia.
    Beijos
    Ari

  • Eu gosto muito de suspense.
    Na verdade, ler romance é sair da minha zona de conforto hahaha. Somos o oposto rs.
    Não sei se gosto ou se fico não gosto da história... To no meio termo, pois não curto muito essa coisa de astrologia.

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!