Categories: Uncategorized

Lobo por Lobo [Resenha Literária]

Um dos períodos mais sombrios da humanidade é a Segunda Guerra Mundial. Milhões de vidas perdidas em uma guerra que alguém usou o termo “raça” tentar justificar suas atrocidades. Alguns historiadores e escritores levantam a pergunta “E se Hitler tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial?”. E é nesse cenário tenso e imaginário que Ryan Graudin decidiu escrever a história de Lobo Por Lobo.
Yael é uma das milhares de judias que foi levada para o campo de concentração. Lá, ela foi cobaia de experimentos médicos e adquiriu o poder de parecer a pessoa que quiser. E é utilizando desse poder que ela vai concorrer na Tour do Eixo, no lugar de Adele Wolfe.
A Tour do Eixo é uma corrida de motocicleta comemorativa da vitória da Segunda Guerra Mundial. Adele Wolfe foi a única mulher a participar, ganhar e ainda chegar perto o suficiente do Führer para matá-lo. Tudo isso seria fácil se Luka Lowe e Felix Wolfe, pessoas importantes da vida de Adele, não mostrassem as caras durante a corrida.
Lobo Por Lobo era um livro que estava na lista de leitura tem um tempinho. Quando chegou em minhas mãos, devorei como se não houvesse amanhã. Um dos pontos fortes da história é justamente o contexto histórico envolvido. Ryan conseguiu transpor nas páginas como seria o mundo caso Hitler tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial. Raramente eu leio as notas dos autores, mas nesse caso eu li a da Ryan e ela conta como foi todo o processo de criação desse mundo tenebroso, baseando-se no que se sabe da História.

Yael virou uma mocinha favorita para toda a vida. Dizer que ela é determinada é pouco. A protagonista sabe qual é a sua missão e não deixa se distrair e perder o foco. Ela está disposta a fazer tudo para cumprir seus objetivos. Quer dizer, quase tudo. Apesar do que aconteceu na sua vida, do campo de concentração e ser treinada pelos rebeldes, ela ainda tem um senso de moral enorme, o que gera alguns questionamentos internos.
Os personagens secundários são de grande importância, tanto na história quanto na vida de Yael. Ao longo da trama, somos apresentados a cinco pessoas que marcaram de alguma forma sua vida e foram responsáveis pelo molde de seu caráter. Os outros personagens são caracterizados pelos participantes da Tour, com destaque para Luka e Felix. Ambos conhecem Adele profundamente e isso se torna uma ameaça na missão de Yael. Tudo que ela sabe de Adele é o que a mídia sabe, porém com os dois garotos, existem mais segredos do que ela pode imaginar.

De início eu achei que a história poderia ser um pouco maçante pelo motivos de narrar a corrida, mas ledo engano. Lobo Por Lobo é narrado em terceira pessoa, focando em Yael durante a Tour e deixando você com o coração na mão pela vida da garota. A escrita da Ryan é bem fluída e um tanto poética em certos momentos, principalmente quando focava em Yael, seus sentimentos e dúvidas.
O livro tem um pouco menos de 400 páginas, mas muito bem trabalhadas e eu fiquei bem surpresa. Se formos ver, a história tem uma carga bem pesada e poderia ter ficado a desejar; o que não aconteceu aqui. A cada página virada, eu me via mais envolvida em Yael, sua missão, corrida, vida… E quando menos espero, rola um baita de plot twist no final que me deixou super estirada da BR. Fechei o livro querendo proteger Yael de todos os males desse mundo e super sedenta por Sangue por Sangue.
FICHA TÉCNICA
Título: Lobo por Lobo (Lobo por Lobo #1)
Autor: Ryan Graudin
Nota: 5♥/5
Onde Comprar: Amazon



Luiza Helena

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

4 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

5 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

6 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

1 semana ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!