Categories: Uncategorized

Um de nós está mentindo [Resenha Literária]

Um de nós está mentindo marca a estreia em grande estilo de Karen M. McManus na literatura, com um best-seller do The New York Times.
Em uma segunda-feira como qualquer outra, cinco alunos são convocados a detenção do Colégio Bayview, todos foram encontrados com celulares em suas mochilas, quebrando a principal regra das aulas de laboratório, porém, nenhum dos acusados reconhece o celular encontrado em seu próprio material.
A partir disso, tudo vai ladeira abaixo, os típicos estereótipos em uma mesma sala, Bronwyn Rojas, a nerd, nunca cometeu um erro, participa de atividades extracurriculares e possui notas exemplares. Nate Macauley, o oposto, o traficante do colégio, em liberdade condicional e uma família caindo aos pedaços. Adelaide Prentiss, a princesa do baile, namorada do astro do time de futebol, criada para encontrar um homem que lhe ofereça uma vida confortável. Cooper Clary, o atleta disciplinado e treinado pelo pai para ter um futuro brilhante no beisebol, certamente um futuro promissor. Por fim, Simon Kelleher, em busca de atenção e adoração criou o aplicativo Falando Nisso, onde todas as fofocas do colégio são apresentadas, ninguém sabe como Simon consegue as informações, mas sempre acerta, todos temem ler suas iniciais em uma das matérias do aplicativo.
A grande pergunta é, por que essas pessoas teriam sido levadas para a detenção? O que possuem em comum? Antes de entrar na sala, todos possuíam segredos que seriam revelados na terça-feira pelo Falando Nisso, depois da detenção, passam a serem os principais suspeitos de assassinato.
Cinco alunos entraram, mas apenas quatro saem com vida, a polícia vira do avesso a vida dos adolescentes, buscando por motivações ou deslizes que entreguem o culpado, e assim, o leitor também se torna investigador, e aos poucos vai descobrindo a verdade sobre cada um, e que ninguém é exatamente como demonstra, todos possuem camadas mais profundas, e nessas camadas está escondido um possível assassino.

Cada capítulo é narrado por um dos personagens envolvidos, levando o leitor a conhecer suas vidas e famílias, questionando suas ações e inocência. A escolha de narração torna a leitura muito mais instigante, levando o livro a ser devorado em pouquíssimo tempo. A narrativa é divindade em três partes, sendo possível sentir a tensão aumentando desde a primeira, com a apresentação das personagens e situação, até a terceira, onde cada ação possui uma reação gigantesca, e o leitor corre pelas páginas em busca de justificativas e de como tudo realmente aconteceu naquela segunda-feira.

Um de nós está mentindo é uma história sobre pressão, segredos e bullying, como as pessoas buscam pertencer a grupos, buscam a perfeição e aceitação, e acima de tudo, sobre as consequências, como na adolescência os problemas parecem maiores do que realmente são e tudo vira uma bola de neve gigante prestes a te esmagar.

A obra tem cheiro de futura adaptação da Netflix, a dica está dada. Vale lembrar que chega nas livrarias dia 26 de fevereiro, e a compra na pré-venda está mais do que indicada.
FICHA TÉCNICA
Título:Um de nós está mentindo
Autora: Karen M. McManus
Onde Comprar: Amazon

Rafaela Alves

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Holland [Crítica do Filme]

Usando o meme da Isabela Boscov: deve ser dívida de jogo! Ou isso ou a…

3 dias ago

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

2 semanas ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

2 semanas ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

3 semanas ago

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

4 semanas ago