Categories: Uncategorized

Só Escute [Resenha Literária]

Sarah Dessen é uma autora de destaque da literatura jovem adulta contemporânea, já escreveu treze livros vendendo milhões de exemplares no mundo todo, ganhadora de diversos prêmios e sempre está na lista de best-sellers mais vendidos do New York Times. Aqui no Brasil, ela teve dois livros publicados pela Editora Seguinte.
Só escute conta a história de Annabel Greene, pelo seu ponto de vista. Quem observa a família da protagonista de longe só consegue ver um retrato de uma família perfeita. E quem não conhece Annabel acha que ela é feliz e ama a sua vida de modelo, porém logo de início podemos ver que as aparências enganam. A personagem é a caçula e por isso tenta ser a mais pacífica, nunca diz não e guarda tudo para ela.
Desde de pequena Annabel e suas irmãs fazem trabalhos de modelos, a irmã mais velha, Kirsten, foi a primeira, depois foi a vez da irmã do meio, Whitney, e por último foi a vez da protagonista. Quem gerencia a carreira das três é a própria mãe de Annabel que mergulhou de cabeça na carreira das filhas para superar a morte da avó das meninas. Além do luto, a mãe passou por uma depressão e por causa disso, a protagonista não conta a verdade sobre seus desejos e esconde que não quer mais ser modelo.
Depois das duas irmãs mais velhas terminaram o colégio, elas acabam abandonando a carreira de modelo. Kirsten quer experimentar outras oportunidades e a Whitney teve que abandonar a profissão à força, já que ela adquiriu anorexia.
Sarah Dessen abordou com perfeição a questão da anorexia de Whitney, através da narração de Annabel, podemos ver como família lidou com a situação e como foi o processo de recuperação da irmã. Devido a esses conflitos familiares, Annabel acaba escondendo da família os seus próprios problemas e prefere enfrentá-los sozinha.
A personagem não está numa fase legal, sua ex melhor amiga a acusa de dar em cima do seu namorado e faz da vida da garota um inferno. Por causa do bullying sofrido, Annabel se isola. Porém, ela se aproxima de Owen Armstrong, um garoto que é considerado um esquisitão que vive o tempo todo com fones de ouvido e só arruma encrenca. Com essa aproximação, a protagonista verá que nem tudo o que as pessoas falam é verdade.
É muito bonito ver a amizade de Owen e Annabel nascendo, a autora foi com muita calma e sutileza nessa parte, pois eles não se conheciam e tudo que eles sabiam um do outro era o que escutavam do boca a boca. Além disso, Owen é um fofo, que é fanático por músicas e ele começa a compartilhar dicas musicais com a Annabel, procurando expandir os conhecimentos da garota sobre o assunto, já que ele acha o gosto musical dela horrível.
Annabel descobre que além do gosto musical duvidoso de Owen, ele sempre fala a verdade e é um ótimo ouvinte. Portanto, por meio dessa amizade, ela vai mudando aos pouco seu modo de ser e começa a ser mais sincera com ela mesma e com os outros.
Sarah Dessen ao narrar o dia a dia de Annabel, ela nos mostra que muitas garotas são parecidas com a mocinha. Nunca diz não, esconde tudo dos outros e mostra que está tudo bem, mas não está.

Para encarar a verdade, você precisa estar disposto a ouvi-la. (Capa do livro)

Em suma, o livro é perfeito para quem gosta de livros YA com um enredo realista, sensível, que mostra com perfeição que todas as pessoas têm alguma verdade para contar e talvez algum trauma do passado para reviver.
FICHA TÉCNICA
Título: Só Escute
Autora: Sarah Dessen
Onde Comprar: Amazon

Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi Ariane!!
    Que resenha perfeita!
    Adorei o enredo. No geral, curto mais terror, porém já li YA realistas que me encantaram tanto, que vira e mexe me aventuro no gênero.
    Esse livro me conquistou primeiro pela capa rs, e ao saber mais sobre o enredo quero super! Lista de desejos ♥
    Beijos

  • Eu tô MUITO interessada por esse livro, tô esperando a oportunidade aparecer e para eu finalmente lê-lo. Nunca li nada da Sarah, mas me cativo sempre que leio uma resenha sobre algum livro dela. Achei a edição muito bonita e os temas abordados dentro da história muito importantes e que pode servir como abertura para várias discussões. Amei a resenha!

    Xoxo,
    http://www.livrosqueli.com

    • Oiii Haise😊
      Eu também só quis ler ele por causa da capa e porque não tinha lido nada da autora. E ao terminar a leitura, eu adorei ele. Gosto muito de enredo realista e a autora me apresentou isso.
      Beijos
      Ari

  • Oi, Ariane. Eu só li um livro da autora e não curti muito, desde então evito as obras dela, mesmo tendo um livro aqui em casa, Os Bons Segredos. Porém, eu amei esse enredo, acho fofo histórias assim, com uma trama simples mas que nos deixa impactados. Eu acho que agora entendo o título do livro.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

  • Oi Ariane! Foi um dos pimeiros livros dela que li e serviu para que eu me tornasse fã da autora. A sensibilidade e sinceridade da Dessen são únicas e suas histórias, pra mim, são bem otimistas. Bjos!!!

  • Oi Ariane, tudo bom?
    Eu tenho um livro da Sarah aqui mas ainda não consegui ler. Sei que a autora é muito elogiada e isso já me anima pra escolher a obra algum dia.
    Eu amo a capa desse livro, em especial! É tão aesthetic <3
    Bom saber que as coisas são desenvolvidas bem na narrativa. Sensibilidade é tudo pra tramas assim.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    • Oiii Denise😊
      Estou ótima!olha eu só li Só escute porque tinha ouvido falar muito da Sarah, aí fui conferir. E gostei muito do livro, ele me apresentou conteúdo. E a parte mais linda dele é o relacionamento da família com a Whitney que tem a aneroxia.
      Também ameiiii a capa❤😍.
      Beijos
      Ari

  • Aí está uma autora que eu nunca li mas quero muito e adorei a história deste livro, parece bem ao meu gosto! Fiquei bastante curioso, já estou com ele debaixo de olho. =)

    MRS. MARGOT

  • Estava curiosa para saber do que este livro falava porque até hoje só tinha visto a capa e tinha adorado!
    Fiquei muito curiosa porque mesmo entrando muito no cotidiano e talvez um pouco no clichê trata de questões tão presentes na sociedade e me interesso muito por livros que falam sobre anorexia.
    Adorei a resenha e claro, vou colocar o livro na minha lista!
    Magia é Sonhar

    • Oiiii
      Se você gosta do assunto aneroxia, Leia! Foi a melhor parte do livro. A autora foi realista demais nessa parte e ao mesmo tempo teve sabedoria em lidar com assunto nas páginas do livro.
      Coloca ele sim na Lista, acho
      que vc não irá se arrepender. 😉
      Beijos
      Ari

Recent Posts

Eu Sou: Celine Dion [Crítica]

Lembro que quando assisti a animação de A Bela e a Fera pela primeira vez,…

5 minutos ago

Do Fundo da Estante: Acima de Qualquer Suspeita

Sucesso no Supercine/Corujão e no Círculo do Livro (best seller de Scott Turrow), este elegante…

3 dias ago

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

5 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 semana ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!