Categories: Uncategorized

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio

Lugar Sombrio foi o livro mais assustador que li neste ano. Trazendo mais um caso dos famosos demonologistas Ed & Lorraine Warren, a obra conta a história da família Snedeker.
Al e Carmen são casados, pais das crianças Peter e Stephanie. Stephen e Michael, adolescentes, também fazem parte da família, sendo estes frutos do primeiro relacionamento de Carmen. Al tratava ambos os adolescentes como filhos, sendo assim, os Snedeker eram uma típica família americana feliz. Até Stephen ser acometido por um câncer. Mesmo abalados, a família se manteve reunida. Aliás, Carmen é muito forte. A sensibilidade fica por conta de Al, que demorou a aceitar o estado do enteado, que, ressaltando, o enxergava como verdadeiro filho.
O tratamento de Stephen não era barato. Eles precisavam se deslocar da cidade em que moravam (Nova York), para Connecticut, e as despesas com o hospital também pesavam. Assim sendo, resolveram se mudar visando economizar, ao menos, nas despesas com a viagem. O problema era que o casal necessitava de uma casa grande e tinham pouco a investir. Inclusive, não estavam em condições de investirem muito em moradia.Foi quando Carmen encontrou uma casa espaçosa por um bom preço. De imediato, ela não sabia a história do local.
As coisas começam a ficar sinistras a partir de então. Mesmo sem ter visto a casa como um todo, Carmen pressente que ali, no passado, funcionava uma funerária. E ainda assim, quando se certifica que seu pressentimento é real, juntamente com Al, chega à conclusão que não deveria desfazer o negócio, pois afinal, ninguém morreu ali, que mal haveria de ter?
Al e Carmen combinam manter em segredo a história da casa, para não assustar as crianças. O ambiente como um todo era sinistro. No local onde eram preparados os corpos, no porão, havia cruzes pratas em cada portal. Sem contar que ainda existiam vestígios de objetos da funerária. Stephen, mesmo sem saber de nada, não gosta do lugar. No dia da mudança, já sentiu que havia algo assustador ali, e alertou sua mãe que precisavam se mudar.

(…) difícil de explicar. Mas é ruim. Maligna. E se a gente não for embora daqui… alguma coisa ruim vai acontecer conosco. Alguma coisa muito ruim.

Carmen não deu ouvidos ao filho. E diante de sua recusa em dormir no seu quarto, preferindo a sala, ela simplesmente aceitou. Stephen passou a ouvir vozes. Ao contar para seus pais, não foi levado a sério. Carmen e Al acreditavam que isso poderia ser devido ao stress do tratamento. Vozes cada vez mais perturbadoras e aparições. O medo tomou conta de Stephen, e sua insistência sobre o fato de haver algo horrendo na casa deixava seus pais nervosos. Principalmente Al. Dessa forma, ele começou a não contar mais sobre o que via.
Seu comportamento mudou drasticamente. Cada vez mais arredio e isolado. Aliás, a família inteira mudou. Al estava sempre nervoso. Carmen também passou a ouvir vozes. Stephanie afirmava ter visto uma mulher em seu quarto. O que existia ali? Quando duas sobrinhas de Carmen chegam ao apartamento para passarem uma temporada, as coisas se tornam ainda pior. E é assim que o casal resolve pedir ajuda aos demonologistas Ed e Lorraine Warren.

Os demônios esperam um convite antes de entrar, mas nem sempre saem quando ordenado.

Seria mesmo um caso de assombração?
A narrativa é espetacular! Desde as primeiras linhas, o enredo prende e assombra na mesma medida. Fiquei completamente envolvida com a história. O fato de termos personagens reais deixa tudo ainda mais aterrorizante.
Ed e Lorraine são velhos conhecidos meus, adoro ler sobre o casal e principalmente sobre seus casos. Já conhecia a história da família Snedeker, mas como sou uma pessoa que se esquece facilmente de nomes, só fui me dar conta ao final do livro. E afirmo: tudo que já havia lido a respeito não me afetou tanto quanto o livro. Aqui temos um melhor desenvolvimento sobre os fatos, e como já disse, o autor nos passa credibilidade.
Outro ponto importante: é um livro sobre demônios, possessão, com temas violentos como abuso sexual e necrofilia; mas também temos a religião encrustada de forma muito respeitosa.
Narrado em terceira pessoa, com uma edição luxo da DarkSide. Como sempre, a editora capricha nos detalhes. Quem ama terror, precisa conhecer essa história.

FICHA TÉCNICA
Título: Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio – Arquivos sobrenaturais
Autores: Ed & Lorraine Warren; Carmen Reed e Al Snedeker; Ray Garton
Onde Comprar: Amazon

 Bia Gonçalves (também autora do blog Pausa para Pitacos)

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 dia ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

7 dias ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

2 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

2 semanas ago

Até o Último Samurai [Crítica]

Até o Último Samurai é uma série disponível na Netflix, baseada no mangá de Shogo…

2 semanas ago

Wicked: Parte II [Crítica]

A peça musical Wicked é um dos grandes sucessos da Broadway. Lançada em 2003, tornou-se…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!