Categories: Uncategorized

Belinda & Em [Resenha Literária]

Belinda & Em é o segundo livro da autora Cammie McGovern publicado pelo selo Galera Record, e é o meu primeiro contato com a escrita dela e confesso que o motivo que me levou a ler o livro foi a capa, que é linda! Não achava que o enredo seria tão profundo e que tivesse personagens tão cativantes.
O livro é narrado pelas duas protagonistas, Belinda e Emily e a história vai alternando entre elas, com isso podemos ver os dois lados da moeda.
Emily é uma jovem de dezessete anos que é o tipo de garota que se orgulha da capacidade de enxergar além das aparências e tem orgulho de seus amigos, já que possuem um grupo na escola na qual lutam pelos direitos das minorias e acima de tudo ela tem o maior orgulho de ser politicamente ativa. Mas bem lá no fundo ela nutre uma certa fascinação pelos populares, por isso ela decide ir ao jogo de futebol da escola.
Durante o jogo, Emily resolve sair e acaba vendo uma colega de classe com necessidades especiais sendo atacada e não faz nada. Ela sai correndo e esbarra no jogador do time da escola, chamado Lucas e acredita que o garoto fará alguma coisa em relação ao ataque. No entanto, Lucas também não faz nada.
No outro dia tanto Emily como Lucas vão a diretoria da escola e falam que viram parte do ataque e não fizeram nada. Eles recebem punição e são obrigados a ajudar no centro de pessoas com deficiências. Os dois personagens ficam arrasados ao saberem o que aconteceu com Belinda e tentam fazer alguma diferença no decorrer da história.
Se de um lado temos Emily narrando o seu lado e como está aprendendo, do outro temos Belinda nos mostrando como é a vida de um deficiente e como ela cresce emocionalmente depois do ataque.
Belinda é uma jovem deficiente de 21 anos, não fica claro em termos técnicos a doença dela, mas ela fala sobre suas limitações e como é ser deficiente numa escola. A protagonista é uma menina super romântica e ama a obra literária Orgulho e Preconceito de Jane Austen, sonha em ser atriz e quer ser casar com alguém parecido com o Sr. Darcy.
Belinda sofre abuso sexual debaixo das arquibancadas, mas a autora não revela logo de cara como ocorreu e se o abuso chegou a ser consumado. Além disso, a personagem sofre outro tipo de ataque que faz com que o primeiro acabe ficando em segundo plano, mas nem por isso a autora deixou pontas soltas na questão do abuso. Cammie McGovern consegue abordar tudo isso com uma extraordinária leveza, sem deixar o leitor com a mente perturbada e sem ser leviana.
Emily e Belinda são personagens muito diferentes, mas ao mesmo tempo parecidas, elas se acham melhores que outros e estão ansiosas para provarem o quanto são boas. As duas aprendem muito no decorrer das páginas e o reencontro delas depois do ocorrido me emocionou muito. Além delas, os personagens masculinos Lucas e Anthony são muitos fofos. A autora trabalhou muito bem cada um deles, tratou com muita seriedade as dificuldades de um deficiente dentro da sociedade e como eles têm os seus direitos negados, mesmo sendo lei.
Em suma, é um livro tocante, nos dá um tapa na cara e Belinda me ensinou a ser uma pessoa um pouco melhor e ser mais otimista com a vida.
FICHA TÉCNICA
Título: Belinda & Em
Autora: Cammie McGovern
Onde Comprar: Amazon

 Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

  • Olá! Tudo bem?
    Essas duas me lembraram Mia e Cassie de Garotas de Vidro, não sei pq.
    Não conhecia esse livro, obrigada pela dica.
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    Volte sempre!

    Bjo,
    miiistoquente~

  • Oii!! Realmente a capa é linda e a história parece ser também. Afinal retrata o que passa um deficiente e como infelizmente lidamos com seus dilemas. Tem um enredo tocante e cheio de aprendizados. Bjos <3

    Click Literário

  • Oi, Ariane!
    Não conhecia o livro e autora, mas só pela sua resenha ele já entrou na minha wishlist.
    Adoro quando os personagens são de mundo diferentes e eles acabam se encontrando e aprendendo um com o outro. Principalmente com assuntos tão delicados, né?!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

  • Oiii Ariane e Mi

    Não sabia que esse livro tocassem em temas tão intensos, pensava que era mais um romance daqueles docinhos. Bom saber que vai mais além de tudo isso. E a capa, nossa, é linda mesmo, adoro capas clean assim.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

  • Oi Ari, tudo bem?
    Não conhecia o livro e não sei pela capa eu me interessaria, mas lendo tua resenha achei a história muito interessante e identificável. Afinal, quantas vezes nós não deixamos de tomar partido em algo, mesmo sabendo que aquilo é errado, seja por qual for o motivo? Vou ficar de olho nesse livro, talvez esperar uma promoção ou uma oportunidade de comprar ele por um preço legal.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!