Categories: Uncategorized

Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha

Conferimos a cabine de imprensa de Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha.
Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha é um filme baseado na história real de amizade da Rainha Victoria durante o século 19 com o indiano Abdul e o que parecia um filme mediano, acabou me surpreendendo pela quantidade de cenas e diálogos engraçados, além de uma relação de carinho que ultrapassou as barreiras dos preconceitos religiosos e questões políticas.
Abdul Karim (Ali Fazal) e seu amigo Mohammed são mandados para a Inglaterra para servirem como criados durante um evento da Rainha Victoria. A Índia havia sido conquistada pela Inglaterra e Abdul parecia ter encontrado todo um mundo fantástico e deslumbrante, tanto que apesar das ordens de se manter afastado de Victoria e não olhar nem para ela, o protagonista não só encara a rainha como também beija os pés dela. Fascinada pela ousadia do rapaz, Victoria pede para conversar com o indiano e o nomeia seu Munshi, uma espécie de professor. À medida que o relacionamento dos dois fica mais forte, a corte real e o príncipe começam a ver a amizade como algo preocupante e fazem de tudo para afastá-los.
Victoria, já uma senhora de idade avançada, com sérios problemas de saúde, vive visivelmente entediada e Abdul sem dúvida torna sua vida mais alegre. Cheio de histórias para contar, conhecimentos religiosos, um tanto filósofico, o protagonista se torna confidente da rainha e encara todos os tipos de hostilidade. E Victoria parecia que quanto mais se irritavam com Abdul mais ela o tratava com distinção, nomeando com vários títulos, dando-o uma casa para morar e fazendo com que ele trouxesse toda sua família.
Obviamente com uma corte egoísta, hipócrita, preconceituosa e ambiciosa, as ações de Abdul aos olhos de todos são péssimas e Victoria até chega a ser ameaçada pela corte. No entanto, a rainha de personalidade forte, manteve seu amigo até o fim.
A relação dos dois é muito bonita, parecem flertar a princípio, mas depois fica claro que Victoria via Abdul como um filho querido, alguém que pudesse discutir todos os assuntos sem julgamento. E o indiano não era um homem ingênuo, com boa lábia, omitiu até onde pode suas origens, dizendo apenas o necessário, mas quando a verdade aparece, também não nega. Victória era a imperatriz da Índia, mas parecia não ter completo conhecimento da situação política do local, embora os historiadores digam que ela condenou as atrocidades cometidas tanto pelo próprio governo como pelos indianos. Victoria aprendeu uma nova língua, conheceu melhor a cultura de um muçulmano e tratou com respeito um homem de cor, como dizia a corte.
Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha retrata uma amizade improvável, mostrando que a rainha aprendeu a ter uma visão diferente do mundo, abriu a mente e o coração para uma cultura completamente diferente da sua e isso resulta em cenas bem divertidas. No entanto, o longa também tem seus momentos tristes e que emocionam.
Judi Dench está novamente perfeita no papel de rainha, vinte anos depois de ter vivido Victoria em Sua Majestade, Mrs. Brown, papel que rendeu à atriz o Globo de Ouro de melhor atuação em 1998. Já Ali Fazal compõe um Abdul extremamente carismático.
Com excelente atuações e um história muito bonita de acompanhar, o longa me surpreendeu positivamente.
Trailer:

FICHA TÉCNICA
Título: Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha
Título Original: Victoria And Abdul
Diretor: Stephen Frears
Data de Lançamento: 16 de novembro de 2017
Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Igual a Tudo na Vida

Após Desconstruindo Harry (1997), Woody Allen entrou numa sequência de filmes tão chatos que acabei…

9 horas ago

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

2 dias ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

4 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!