Categories: Uncategorized

Tudo Junto e Misturado [Resenha Literária]

Depois de terminada a leitura eu precisei de um tempo para digerir a história, precisei de tempo para reorganizar meus sentimentos, pois estavam todos juntos e misturados em uma enorme bagunça!
A princípio Tudo Junto e Misturado de Ann Brashares parece um tipo de livro que logo nas primeiras páginas o leitor passa a torcer pelos personagens, acredita que um final feliz é inevitável e sabe que vai sofrer para se despedir de todos aqueles queridos que estavam ali em todas as páginas, mas não é bem assim não, o inevitável era uma surpresa para qual eu não estava preparada.
É bastante interessante conhecer a história de Ray e Sasha, os dois com 17 anos dividem um quarto em uma “casa grande na beira de uma lagoa que transborda para o oceano no Braço Sul de Long Island, numa cidadezinha chamada Wainscott”, (descrição do livro, página 9). Eles dividem livros, brinquedos, roupas de cama, objetos e até um emprego, mas nunca se viram. Eles não são parentes, mas têm irmãs em comum e uma curiosidade enorme sobre o outro que eles precisam administrar, pois seus pais não se suportam, eles podem ter sido casados no passado, mas esta experiência os levou a tomar uma grande distância um do outro, exceto pela casa, a única coisa que não abriram mão no divórcio. Eles dividem a casa nos verões e nos finais de semana sempre respeitando horários para que nunca uma família encontre com a outra.
Ray e Sasha são irmãos de Emma, Quinn e Mattie. Emma está apaixonada, Quinn é a alegria da família, a que mantém as coisas mais ou menos nos eixos e Mattie é a mais diferente. As três adoram Sasha e Ray, mas nunca estão com os dois ao mesmo tempo. E assim elas vivem entre dois lares bem diferentes, mas conseguem orbitar nestes mundos com alegria e a coisa toda funciona bem desde que os pais não se encontrem!
O ódio entre Lila e Robert não é bem explicado, mas existe realmente explicação para o ódio?
Emma está em busca da felicidade, Quinn da felicidade dos outros e Mattie está em busca da verdade. Quando Mattie conhece Jonathan Dawes ela passa a ter certeza de que algo mais aconteceu com seus pais para que eles tenham se separado e mantido esta separação com tanta restrição. Ela é diferente do pai que é indiano, acha que tem semelhanças com a mãe, mas ela quer a verdade.
A curiosidade de Ray por Sasha e dela por ele é tão grande que até eu não aguentava mais de vontade que os dois se encontrassem. Depois de anos dividindo um quarto, compartilhando pequenos detalhes da vida de cada um, os brinquedos que possuem, os livros que estão lendo, a ausência de fotos na adolescência, só aguçam a curiosidade de ambos.
Quando Emma conhece James, funcionário de seu pai e eles se apaixonam perdidamente, Mattie e Quinn resolvem dar uma festa de noivado para eles com toda a família reunida. Elas acreditam que os pais já podem permanecer no mesmo ambiente sem causar nenhum estrago, principalmente sabendo que os pais de James também vão estar na festa. O que ninguém esperava é que acontecesse o que aconteceu.
Tudo Junto e Misturado é o retrato de uma família, uma família brasileira, uma família do mundo, uma família talvez como a minha, talvez como a sua, depende do tamanho da explosão. Existem situações em que basta uma vírgula fora do lugar para explodir anos de mágoas e ressentimentos e não bastasse essa possibilidade, uma tragédia tira toda a família do lugar. Eles são obrigados a administrar a dor e talvez a melhor maneira de fazer isso seja estando todos juntos e misturados.
O livro não é apenas mais um romance fácil e de final previsível, não, é bem mais, é um desenho de relacionamentos, medos e vontades de pessoas diferentes que são da mesma família. É um desenho de uma família e algumas partes deste desenho são em preto e branco apenas. Vale a leitura, vale cada letra, vale a ansiedade pelo encontro de Ray e Sasha.

FICHA TÉCNICA
Título: Tudo Junto e Misturado
Autor: Ann Brashares
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!