Categories: Uncategorized

Plataforma 11 – Uma história de amor

Uma das coisas que mais vejo nas resenhas de romances é a reclamação do amor instantâneo, bastante comum em muitas obras. Em Plataforma 11 – Uma história de amor, ninguém poderá acusar os autores Roberta Carbonari e Paulo Muzy de algo assim, já que a obra é um grande desenvolvimento do amor dos protagonistas ao longa da vida deles.
Roberta e Paulo se conheceram num verão, com direito a praia, surfe e um gostoso relacionamento, mas o verão acaba e a distância os separa, aliás, a distância é o grande problema desse casal porque ao longo dos anos eles vão se reencontrando e se distanciado. Mas a vida real é assim, não é um conto de fadas simples em que tudo se resolve facilmente. Às vezes a gente ama, mas nem sempre o amor é o suficiente para ficar com alguém. Paulo é um personagem extremamente tímido e achei muito meigo todas as tentativas de comunicação dele pelo telefone. Como a história começa no passado, acabei me lembrando bastante da minha adolescência, quando a gente usava muito o telefone e os silêncios constrangedores eram um pesadelo! Já Roberta é uma mulher prática, mais objetiva e corajosa, o oposto de Paulo.
Um dos reencontros mais bonitos do casal é quando Roberta vai se encontrar com Paulo em sua cidade e entendemos o motivo do título Plataforma 11, foi muito bonito ver os dois finalmente se comunicando e se entendendo, mais interessante ainda foi ver o relacionamento da protagonista com a mãe, que inclusive é descrita com uma personalidade bem carismática.
Apesar do desenvolvimento do casal ser o ponto principal da obra, o que mais me marcou foi a narrativa dos autores que é bem diferente do que geralmente a gente encontra no mercado editorial atualmente. O livro é narrado pelos dois protagonistas, mas o leitor conhece o Paulo por meio das descrições da Roberta e ela pela narrativa dele, tudo de uma maneira bastante poética e lírica.
Plataforma 11 – Uma história de amor é um livro mais introspectivo, com poucos diálogos, em que vemos uma reflexão e divagações dos personagens sobre o amor, sobre a vida e a escrita deles é o grande diferencial da obra. É uma história real dos próprios autores e mesmo sabendo que hoje são um casal, confesso que fiquei torcendo por eles o tempo todo! O final não é completamente conclusivo, deixa os leitores esperando pela continuação e destaque para os agradecimentos deles no final que só me fez ter mais empatia pela história.
O livro tem capítulos curtos e intercalados, tudo com apenas 192 páginas, a leitura é fácil mesmo nos momentos mais reflexivos e eu li em poucos dias. Fica minha recomendação para quem quiser ler um romance com uma linda história de amor, com uma narrativa bem diferente, sensível e com tons mais realistas.
FICHA TÉCNICA
Título: Plataforma 11 – Uma história de amor
Autores:
Editora Pandorga
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!