Categories: Uncategorized

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil



A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil tem como protagonistas a tripulação da nave Andarilha. Comandados por Ashby, a nave está no ramo de fazer túneis pelo espaço, ligando um ponto a outro. Com a entrada de uma nova civilização na Comunidade Galáctica, a Andarilha foi contratada para fazer uma viagem a esse novo planeta, a fim de criar um túnel, ao longo do livro, vamos acompanhando o dia a dia dessa tripulação e suas aventuras no universo.
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil foi um livro que eu não sabia muito o que poderia me esperar. Eu só tinha em mente o que o título prometia: uma loooonga viagem a um pequeno planeta em algum lugar do espaço. A viagem da nave Andarilha pode até ser longa, mas leva poucas páginas para você ser conquistado pela história de Becky Chambers.
Se você gosta da série O Guia do Mochileiro da Galáxias, com certeza esse livro vai ser um prato cheio. Durante a leitura, eu senti vibes da série do Douglas Adams justamente por conta da abordagem de alguns assuntos. Não que sejam os mesmos nos dois casos, mas o modo com Becky colocava algumas situações. Gostei também como a autora abordou, bem sutilmente até, a política que está presente no universo, representada pela Comunidade Galáctica.
Apesar da quantidade de personagens principais (a tripulação da Andarilha conta com nove integrantes), todos eles foram explorados maravilhosamente. Cada um tem uma personalidade diferente, influenciada não só pelo seu local de origem, mas também pela convivência da nave com outras espécies. Querendo ou não, somos influenciados pelo ambiente que vivemos e com o povo no espaço não é diferente. Além do fato de serem personagens cativantes que, ao longo do livro, você já se sente íntimos deles.
Falando em povo no espaço, a diversidade de espécies que encontramos nesse livro é incrível. E não falo só em espécies de outros planetas, mas também as “variações” da espécie humana. Não vou dar muito detalhes para não rolar spoiler, mas Becky foi muito criativa nesse assunto. Criativa, rainha da diversidade – inclusive com espécies bissexuais e gênero fluido – e um super empoderamento feminino.
A história é bastante fluída e cativante. A escrita da Becky Chambers é bem fácil, principalmente quando se trata das descrições. Sobre a diagramação da edição, não tenho nada a reclamar. Achei a capa maravilhosa, com todo aquele brilho. A fonte da letra bem confortável, junto com as folhas amareladas. Um único detalhe que pode não agradar a todos é a marcação das falas, que é feito com aspas e não com travessão.
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é o primeiro livro de uma trilogia que conquistou milhares de fãs no mundo inteiro. Apesar de serem da mesma série, as histórias são independentes. O segundo livro, já lançado, se chama A Closed and Common Orbit. O terceiro livro tem previsão de lançamento em junho de 2018, com o título de Record of a Spaceborn Few.
FICHA TÉCNICA
Título: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
Autora: Becky Chambers
Editora DarkSide/Selo DarkLove
Onde Comprar: Amazon
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!