Categories: Uncategorized

O menino múltiplo [Resenha Literária]

A Editora Martin Claret lançou O Menino múltiplo da autora Andréé Chedid, abrindo ainda mais espaço para mais autores francófonos, algo que ainda é pouco comum no mercado brasileiro. Chedid foi uma poetisa e romancista nascida no Egito e traz a sua obra toda a pluralidade de sua origem em um romance bastante lírico, inegavelmente poético.
Omar-Jo é filho de muçulmano com uma mãe católica libanesa que perde os dois em um bombardeio, bem como seu braço, deixando seu rosto marcado pelos estilhaços da bomba, mas se o leitor ao ler a sinopse acredita que vai se deparar com uma história triste e dramática, se engana, a personalidade do protagonista é forte, alegre, muito madura para sua idade e com bastante leveza a autora trata de todo o drama vivido por Omar-Jo. Não é um livro feito para arrancar lágrimas, mas sim uma obra para emocionar em diversas camadas, muito além do drama piegas que às vezes estamos acostumados a ler.
Omar-Jo é mandado para Paris para viver com alguns parentes a pedido de seu avô, mas acaba encontrando em Maxine e em seu carrossel um lar muito mais apropriado do que com os parentes intragáveis e negligentes. No entanto, não se pode dizer que Maxime salva Omar-Jo, na verdade é justamente o contrário. Frustrado com a vida o personagem tenta fazer com que seu carrossel prospere, mas isso só ocorre quando Omar-Jo sabiamente entra no negócio, atraindo público com todo seu carisma e dando um novo rumo na vida de Maxime.

O livro vai contando a história de diversos personagens, numa mistura de vozes em que de certa forma todos se conectam com o menino múltiplo que carrega em si diversas marcas da vida, bem como é rico culturalmente. A história de outros personagens como a do seu avô e de Cheranne também são igualmente interessantes como a do protagonista e temos toda uma ambientação de Paris que encanta bastante.

A literatura de Andrée Chedid tem uma tema universal tratando do amor e da heterogeneidade personificada por Omar-Jo e diversos personagens na obra. O menino múltiplo é uma história que vai além da tragédia, são personagens reais, complexos, não caracterizados por rótulos, que vivem seus dilemas.
Meu primeiro contanto com a autora foi bastante positivo e fiquei contente em conhecer sua narrativa fácil, leve, em uma história em que é impossível não ter empatia pelo múltiplo de Omar-Jo.
FICHA TÉCNICA
Título: O menino múltiplo
Autora: Andréé Chedid
Onde Comprar: Amazon

 

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

3 horas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

1 dia ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

3 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!