Categories: Uncategorized

O canto mais escuro da floresta [Resenha Literária]

O canto mais escuro da floresta foi meu primeiro contato com a escrita da Holly Black, a mesma autora de As Crônicas de Spiderwick – que, inclusive, tem o filme que vive passando em Sessão da Tarde e afins – e com as poucas informações sobre a história presentes na sinopse comecei a ler.
O livro conta a história dos irmãos Hazel e Ben, que nasceram e cresceram na pequena Fairfold, uma cidadezinha aparentemente perto da Filadélfia que sobrevive de turismo graças a um garoto com chifres que dorme em um caixão de vidro no meio da floresta – isso me deixou intrigada, mas o conceito de todo o livro é meio estranho, então eu prossegui lendo.
Fairfold não é nem de longe uma cidade normal. Para os turistas que vem de longe buscar informações e ver com os próprios olhos o garoto no caixão de vidro, tudo não passa de marketing da cidade. No entanto, os moradores do lugar sabem que as fadas e o povo feérico são reais e podem te ferir ou te enganar caso você não tenha cuidado. Não só eles, mas as pucas, espíritos da floresta, monstros, trolls. Ainda assim, a vida de todos segue um caminho normal até o garoto que dormia há anos naquele caixão acordar sem mais ou menos.

A escrita da Holly, mesmo sendo em terceira pessoa, fluiu maravilhosamente bem e li o livro muito rápido, imersa no mundo que a autora teceu em cada capítulo. A linha que ela delimitou entre fantasia e realidade dentro da história é finíssima, quase invisível. Hazel e Ben cresceram dentro desse mundo onde a magia existe e é perigosa – o próprio Ben foi abençoado por uma mulher férrica quando ainda era um bebê e cresceu com o dom da música, mas que caso ele não saiba usar pode se tornar algo ruim.
Eu costumo amar livros de fantasia que tem um fôlego só, no qual a história se desenrola e segue num bom ritmo entre ação, romance e mistério e O canto mais escuro da floresta me deu tudo isso, com o bônus de uma escrita fantástica, bem pensada e um enredo crível e bem construído. Os plot twists da Holly Black não me fizeram ter um ataque, mas me fizeram arregalar os olhos diversas vezes durante a leitura.
Além de tudo isso, a personagem principal é uma garota independente, forte e dotada de força para salvar a si mesma e os outros, o que eu achei incrível. Nada de sentar e esperar o garoto estranho do caixão de vidro salvar a cidade. Ela mesma levanta, pega sua espada e vai.
Não pude deixar de notar que a Holly é o tipo de autora que não costuma focar nos personagens secundários, mas ainda assim eles são presentes, importantes e bem construídos e sólidos dentro da história, como o Jack, par romântico da Hazel.
Terminei o livro satisfeita com tudo – principalmente com o final – e não posso deixar de pensar nos outros livros da autora que não tive a oportunidade de ler, mas que agora entraram na minha lista de prioridades.
FICHA TÉCNICA
Título: O canto mais escuro da floresta
Autora Holly Black
Onde Comprar: Amazon
Adrielli Almeida
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

1 hora ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

1 dia ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

3 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!