Categories: Uncategorized

Ecos [Resenha Literária]

Ecos foi lançado pela Darkside Books pelo selo Darklove, a autora Pam Muñoz Ryan usa como fundo para suas três histórias presentes no livro as grandes guerras do século XX.
50 anos antes da Primeira Guerra Mundial, Otto compra de uma cigana um livro e uma gaita, e envolvido na história das três irmãs, Eins, Zwei e Drei, perde-se na floresta. Depois de algum tempo, o garotinho se encontra frente às personagens de seu livro, Otto deve ajudar as irmãs a se libertarem de uma maldição, suas almas devem ser transportadas dentro da gaita e deverá ser passada até que o instrumento ajude a salvar uma alma a beira da morte. O garoto encontra o caminho para sua família e leva junto sua gaita especial.
A gaita mágica e o amor pela música são as ligações entre as três histórias, cheias de música.
PARTE UM. OUTUBRO DE 1933 (TROSSINGEN-ALEMANHA)


Na primeira parte, Hitler acabou de se tornar Chanceler, acompanhamos o inicio de seus ideais no país, o apoio popular e o sofrimento daqueles que vão contra. Friedrich Schmidt é o personagem principal, um jovem que tem como sonho ser um maestro e sofre preconceito por uma mancha de nascença que cobre metade do rosto. Seu pai e tio o apoiam a se expressar através da música.
Trabalhando na fábrica de gaitas junto com seu pai e tio, Friedrich encontra uma um pouco mais antiga e que possuí um som diferente, mágico, sempre que tocava a gaita o ambiente se enchia de amor e harmonia. Porém, a família é pega de surpresa quando a irmã mais velha do garoto decide se unir a juventude Hitlerista, levando problemas para seus familiares.
PARTE DOIS. JUNHO DE 1935 (FILADÉLFIA-PENSILVÂNIA)

Dois anos depois conhecemos os irmãos Mike e Frankie, quando perderam os pais foram criados pela avó, quem os ensinou amar música através do piano, quando ficou velha demais para cuidar dos meninos, os deixou no único abrigo que possuía um piano.
Morando no Lar Bispo, os meninos temem serem separados pela diretora do lugar que queria que o irmão mais velho trabalhasse e o mais novo fosse adotado, ou iria para um lugar muito pior. Tudo muda quando um homem aparece buscando por crianças que saibam tocar piano e Mike e Frankie vão parar em uma casa onde passam a ter tudo o que sempre desejaram. Um dia, passando por uma loja de música, Mike encontra uma gaita diferente das outras, tinha sons únicos e encanta a todos, o único problema na vida dos meninos passa a ser a pessoa que os adotou não os querer por perto.

PARTE TRÊS. DEZEMBRO DE 1942 (CALIFÓRNIA-ESTADOS UNIDOS)

Já na Segunda Guerra Mundial, e pouco depois do ataque a Pearl Habor, o ódio pelos japoneses fez com que muitos tivessem que vender suas terras ou entregar aos americanos, além dos que eram mandados a campos de concentração. Ivy, uma garotinha mexicana e sua família foram enviados a um desses terrenos de famílias japonesas, o pai de Ivy deve cuidar da propriedade na esperança de conseguir uma nova casa.
Quando Ivy toca sua gaita, todos parecem se esquecer do sofrimento e das mortes trazidas pela guerra, e ela se sente mais próxima de seu irmão que foi enviado para lutar.
Ao final de cada história é impossível não precisar de alguns minutos para absorver tudo e imaginar que coisas semelhantes realmente aconteceram, é um livro que emociona bastante, nos deixa tristes em alguns momentos, mas a autora conseguiu trazer esperança e amor por meio da música, que acaba se tornando o personagem principal do livro.
Ecos possuí uma edição toda especial que faz com que o leitor entre nele através das partituras no início de cada parte. A história do livro de Otto em páginas especiais e até mesmo nas ilustrações e cores colocam o leitor dentro da floresta junto com as três irmãs amaldiçoadas. Mais uma vez a Darkside criou todo um universo especial para seus fãs com muito capricho, em capa dura e impossível de não chamar atenção por onde passar.

FICHA TÉCNICA
Título: Ecos
Autora: Pam Muñoz Ryan
Onde Comprar: Amazon

Rafaela Alves

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 dia ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!