Categories: Uncategorized

Valerian e a cidade dos mil planetas [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Valerian e a cidade dos mil planetas.

Valerian e a cidade dos mil planetas
é um longa baseado na famosa HQ Valerian: O Agente Espaço-Temporal criado por Pierre Christin, com o desenhador Jean-Claude Mézières e Évelyne Tranlé como colorista.
O filme começa nos mostrando a interação pacifica da Terra com vários alienígenas em um ambiente futurista. Em seguida o espectador se depara com um mundo lindíssimo em que seus habitantes, resgatam pérolas que são uma fonte enorme de energia, mas também conseguem devolver ao ambiente o que retiram demonstrando que vivem em paz e harmonia com a natureza. Até que o planeta é invadido por naves que o destrói e obrigam os Pearls a viverem fora de seu mundo! E enfim, temos Valerian (Dane DeHaan), um agente do governo da Terra que viaja no espaço com sua parceira Laureline (Cara Delevingne), por quem é apaixonado e não esconde isso. A dupla acaba entrando no meio do caminho dos Pearls e ao chegarem na cidade de Alpha acabam descobrindo que existem muitas coisas escondidas que estão além da jurisdição deles.

É bastante fácil reconhecer vários elementos do longa já vistos em outros filmes do diretor de Luc Besson, como por exemplo O quinto elemento. Toda a construção do cenário futurista com muitas espécies diferentes de alienígenas com certeza é um dos pontos mais fortes do filme e não se pode dizer que os efeitos especiais sejam ruins, pelo contrário, esteticamente falando Valerian e a cidade dos mil planetas está excelente.
No entanto, o filme peca ao desviar demais da trama principal que poderia inclusive ter sido melhor explorada. Todo o enredo dos Pearls apesar de hoje não ser mais algo mais surpreendente é uma trama bem interessante, mesmo porque os personagens desse povo tão diferente geram uma enorme empatia. Infelizmente, o roteiro opta por mostrar diversos arcos em que Valerian se encontra em outras aventuras, evitando desenvolver o confronto final e deixando o filme mais longo do que o necessário. Muitas cenas não acrescentam em nada na trama e inclusive a história que envolve Bubble, personagem de Rihanna, só serviu mesmo para a cantora aparecer, embora o seu personagem seja extremamente carismático. Bubble representa os imigrantes, aqueles que não possuem sua própria identidade onde vive.
Dane DeHaan e Cara Delevingne parecem dois adolescentes e não conseguem convencer como agentes. No entanto, se ao princípio Valerian parece um personagem sem carisma, ao longo da trama ele pode acabar conquistando o espectador, bem como o senso de justiça de Laureline. Entretanto, os protagonistas não conseguem segurar a trama por completo, são bem rasos e o romance acaba sendo bem mais forte do que eu esperava, o que pode agradar os mais românticos.
Apesar dos pontos negativos em relação ao enredo, Valerian e a cidade dos mil planetas tem ótimas cenas de ação, perseguição e a construção de outros planetas é muito bem-feita, como o mercado de diversas dimensões e camadas, lembrando bastante uso dos jogos virtuais.
Com várias referências a Star Trek e Star Wars, o longa é visualmente atraente e confesso que sai do cinema com vontade de conhecer melhor todo esse universo criado. Alpha e todas as criaturas que vivem no lugar onde cada um usa o seu melhor para sobreviver, numa economia esgotada, é uma ideia sensacional que poderia ter sido mais explorada, mas como filme de ficção é um longa bem interessante.
Sobre a coletiva
Luc Besson e Dane DeHaan estiveram no Brasil para divulgar o filme em uma conversa bem descontraída com os jornalistas. Além disso, a dupla também participou da pré-estreia do filme com fãs e convidados.
Besson afirmou que não conhecia Rihanna, mas a acha uma excelente atriz e se tivesse que escolher ser um personagem seria Bubble, já DeHaan gostaria de ser a própria cantora (quem não ?). A dupla também comentou sobre suas cenas preferidas, a do ator é a de abertura e a do diretor a do mercado em que é possível ver várias dimensões em um único lugar.
DeHaan também comentou que fazer o longa foi um dos grandes desafios da sua carreira e trabalhar com a tela azul o lembrou bastante de sua infância, já que o permitiu usar mais a imaginação. Sobre a computação gráfica, o diretor comentou que existia um ator de verdade nas gravações.
Besson comentou também sobre o desafio de fazer Valerian e a Cidade dos mil planetas uma vez que levou mais de 7 anos para chegar ao cinema e sua dificuldade em mostrar todo o universo que imaginou para sua equipe. O diretor também afirmou que a gostou muito do trabalho de Cara Delevingne, segundo ele, uma atriz nata.
O Brasil foi o último país em que a dupla esteve e os dois mostraram bastante simpatia durante toda a coletiva.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Valerian e a cidade dos mil planetas
Título Original: Valerian and the City of a Thousand Planets
Diretor: Luc Besson
Data do Lançamento no Brasil: 10 de Agosto

Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!