TOP 6 – Livros que passam verdadeiras lições

Existem livros que vão além de uma simples leitura. Eles nos passam lições valiosas (e não estou falando apenas de enriquecimento gramatical). São leituras que nos fazem refletir, capazes de provocar mudanças, mudar opiniões… Hoje trago seis livros que passam lições para a vida.

Detalhe importante: não são livros de autoajuda!

Faça Amor, não faça jogo – Ique Carvalho

Não poderia começar minha lista com outro livro. Homens e mulheres de qualquer idade precisam ler e ponto final. Com textos emocionantes, o querido Ique (já conhecido por muitos na internet), nos ensina que no amor vale amar e não jogar. A lição mais valiosa que Ique nos passa é a de demonstrar amor. Seja na família, na amizade, no relacionamento; enfim, é preciso demonstrar agora, enquanto estamos vivos. O depois, ninguém sabe.

Ás vezes, as pessoas fazem jogo duro porque precisam saber se os sentimentos do outro são reais. Quantas vezes você quis dizer “eu gosto de você” e não disse? A pessoa diz sentir sua falta, mas não demonstra. Ela espera que você adivinhe, com seus superpoderes mentais, que ela precisa de você. Sabe, esqueça essa teoria de não dar moral. Se quer ligar, liga. Vai lá, tenta, quebra a cara, acredita. Então, viva. Sai dessa. Não viva desse jeito, de modo que você precise ainda esconder o que sente, só porque alguns “sábios” cuspiram que esse é o seu valor. Só porque algumas pessoas dizem que não se envolver é a melhor forma de viver.

O lado bom da vida – Matthew Quick

Como não tirar lições de um livro cujo personagem acredita em finais felizes? Além de ser inspirador, mesmo com suas loucuras e obsessões, Pat Peoples nos passa um verdadeiro mantra ao praticar ser gentil em vez de ter razão.

Já tentaram? Não? Então é hora de começar. Confesso que não pratico diariamente, mas em alguns momentos ser gentil em vez de ter razão traz resultados incríveis.

Estou praticando ser gentil em vez de ter razão.

Outra lição valiosa que o livro nos passa, é de enxergar sempre o lado bom da vida. Momento reflexão: por mais que tudo esteja indo por água abaixo, existe um lado bom. Pat também nos inspira a sermos mais otimistas.

Você pode fazer tudo que quiser se for otimista.

A Cabana – Willian P. Young

Por favor, não me olhem assim. Eu não sei em que acreditam, não tenho ideia da religião de vocês. Pra mim, que acredito em Deus, esse livro trouxe sim lições valiosas no sentido familiar, e no que diz respeito ao amor e perdão. E ainda, a enxergar que, por mais que as situações ruins tomem conta de nossas vidas, Ele ainda está ali, nos protegendo, basta confiarmos.

Deus não precisa castigar as pessoas pelos pecados. O pecado já é o próprio castigo, devora as pessoas por dentro. O objetivo de Deus não é castigar, Sua alegria é curar.

Extraordinário – R. J. Palácio
Esse livro é um dos meus prediletos da vida; passa lições de tantos tipos para pessoas de qualquer idade. A leitura me fez mudar o modo de “olhar” para as diferenças do próximo. Sou farmacêutica, trabalho numa drogaria, diariamente atendo pessoas portadoras de doenças diversas e também as saudáveis. Antes desse livro, eu olhava de maneira diferente para as doentes. Não com preconceito, mas aquele olhar de piedade, com aquela voz mais suave apenas por sentir que o outro estava sofrendo. Tem uma parte do livro (que não consegui encontrar, me desculpem por isso), em que August fala justamente dessa diferença no olhar e no agir. Foi um tiro no peito pra mim. Mudei completamente, pois enxerguei que por vezes tudo que uma pessoa quer é ser “olhada” com normalidade. Preciso contar que o resultado foi excelente.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

Nós dois – Andy Jones

Todo relacionamento tem seus altos e baixos. Nessa obra, o autor retrata bem toda a intensidade e as dificuldades de um novo relacionamento. A lição aqui é: pra quê problematizar? Descomplique!!

O nunca dura muito mais que o para sempre.

Um instante de felicidade – Federico Moccia

Um livro leve, gostoso e despretensioso, que nos ensina que “a felicidade é composta de pequenos instantes”. Todos os dias, temos instantes de felicidade. Agora mesmo, tudo pode estar um caos, mas aposto que em algum momento algo (por mais simples que seja) te deixou feliz. Seja um sorvete, uma conversa ao telefone, uma mensagem inesperada… Foi essa lição que a leitura me trouxe. Sem contar que é super indicada para quem está saindo de um relacionamento. Também traz lições preciosas sobre essa fase.

O importante, quando o romance termina, é não ter uma recaída.

Bianca Gonçalves (também colaboradora do Pausa para Pitacos)

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!