Existem livros que vão além de uma simples leitura. Eles nos passam lições valiosas (e não estou falando apenas de enriquecimento gramatical). São leituras que nos fazem refletir, capazes de provocar mudanças, mudar opiniões… Hoje trago seis livros que passam lições para a vida.
Detalhe importante: não são livros de autoajuda!
Faça Amor, não faça jogo – Ique Carvalho
Não poderia começar minha lista com outro livro. Homens e mulheres de qualquer idade precisam ler e ponto final. Com textos emocionantes, o querido Ique (já conhecido por muitos na internet), nos ensina que no amor vale amar e não jogar. A lição mais valiosa que Ique nos passa é a de demonstrar amor. Seja na família, na amizade, no relacionamento; enfim, é preciso demonstrar agora, enquanto estamos vivos. O depois, ninguém sabe.
Ás vezes, as pessoas fazem jogo duro porque precisam saber se os sentimentos do outro são reais. Quantas vezes você quis dizer “eu gosto de você” e não disse? A pessoa diz sentir sua falta, mas não demonstra. Ela espera que você adivinhe, com seus superpoderes mentais, que ela precisa de você. Sabe, esqueça essa teoria de não dar moral. Se quer ligar, liga. Vai lá, tenta, quebra a cara, acredita. Então, viva. Sai dessa. Não viva desse jeito, de modo que você precise ainda esconder o que sente, só porque alguns “sábios” cuspiram que esse é o seu valor. Só porque algumas pessoas dizem que não se envolver é a melhor forma de viver.
Como não tirar lições de um livro cujo personagem acredita em finais felizes? Além de ser inspirador, mesmo com suas loucuras e obsessões, Pat Peoples nos passa um verdadeiro mantra ao praticar ser gentil em vez de ter razão.
Já tentaram? Não? Então é hora de começar. Confesso que não pratico diariamente, mas em alguns momentos ser gentil em vez de ter razão traz resultados incríveis.
Estou praticando ser gentil em vez de ter razão.
Outra lição valiosa que o livro nos passa, é de enxergar sempre o lado bom da vida. Momento reflexão: por mais que tudo esteja indo por água abaixo, existe um lado bom. Pat também nos inspira a sermos mais otimistas.
Você pode fazer tudo que quiser se for otimista.
Por favor, não me olhem assim. Eu não sei em que acreditam, não tenho ideia da religião de vocês. Pra mim, que acredito em Deus, esse livro trouxe sim lições valiosas no sentido familiar, e no que diz respeito ao amor e perdão. E ainda, a enxergar que, por mais que as situações ruins tomem conta de nossas vidas, Ele ainda está ali, nos protegendo, basta confiarmos.
Deus não precisa castigar as pessoas pelos pecados. O pecado já é o próprio castigo, devora as pessoas por dentro. O objetivo de Deus não é castigar, Sua alegria é curar.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
Todo relacionamento tem seus altos e baixos. Nessa obra, o autor retrata bem toda a intensidade e as dificuldades de um novo relacionamento. A lição aqui é: pra quê problematizar? Descomplique!!
O nunca dura muito mais que o para sempre.
Um livro leve, gostoso e despretensioso, que nos ensina que “a felicidade é composta de pequenos instantes”. Todos os dias, temos instantes de felicidade. Agora mesmo, tudo pode estar um caos, mas aposto que em algum momento algo (por mais simples que seja) te deixou feliz. Seja um sorvete, uma conversa ao telefone, uma mensagem inesperada… Foi essa lição que a leitura me trouxe. Sem contar que é super indicada para quem está saindo de um relacionamento. Também traz lições preciosas sobre essa fase.
O importante, quando o romance termina, é não ter uma recaída.
Bianca Gonçalves (também colaboradora do Pausa para Pitacos)
Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…
Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…
A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…
A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…
Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…
A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…
Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!
View Comments
Oi, Bianca. Amei todas as suas escolhas.
Já quis ler esse livro do Moccia mas vi uma resenha tão negativa que até fiquei com receio haha não li Extraordinário nem Nós Dois mas tenho um interesse neles, assim como não li A cabana mas já vi o filme e sei exatamente o que você sentiu com a história.
Beijo
http://www.leitoraencantada.com/
Oi Miriã!
Eu também li muita coisa negativa a respeito dessa obra. Acho que o problema é pra quem vai esperando por um grande romance. Não temos isso, é algo doce, reflexivo, que traz uma verdadeira viagem à Roma.
Beeijos
Oi Bianca!
Morro de vontade de ler todos, e até agora não li nenhum que vida é essa?! =[ É mais falta de oportunidade mesmo, mas com certeza estão na minha wishlist.
Da uma passadinha pra conhecer meu site.
Grande abraço,
http://www.cafeidilico.com
Oi Victor!
hahahaha você precisa ler ao menos um desses! "Faça amor, não faça jogo" é o mais rápido #ficaadica
Beeijos (estou indo agora te visitar)
Olá Bianca, arrasou no TOP 6.
Adoro quando autores conseguem passar lições através de uma trama bem escrita, e não sendo livro de auto ajuda.
Extraordinário e a A cabana são meus favoritos, história para chorar e aprender basante.
Pat é um dos personagens mais fofo que já li.
beijinhos
She is a Bookaholic
Obrigada amore!!
Beijos
Eu já li a cabana e achei lindo, assisti o filme ontem e o lado bom da vida só assisti o filme.
http://www.blogsecretplace.com/
Oi Aline!
Ainda não assisti ao filme "A Cabana". Sobre "O lado bom da vida", se curtiu o filme vai amar o livro rs.
Beijos
Oi Bianca,
Eu adoro Extraordinário e os textos do Ique Carvalho.
Aliás, eu adoro também a escrita do Federico Moccia, ainda não li este citado, mas está na lista de desejados. <3
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Ale!
Foi o primeiro livro do Moccia que li, espero poder ler outros ainda nesta vida rsrsrs.
Beijos
Olá, A Cabana eu não li o livro assisti o filme e foi emocionante o que dizer de Extraordinário uma história linda, emocionante e reflexiva os outros livros citados ainda não conheço vou deixar anotado aqui. Adorei o post!
http://www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com
Oi Camila!
Ainda não assisti ao filme "A Cabana", mas espero fazê-lo em breve.
Beijos
Oi Bianca, como vai?
Dos livros citados só li A Cabana, mas confesso que não me senti tocada da mesma forma que você, apesar de ter achado uma boa história. Dos outros, tenho vontade de ler Um Instante de Felicidade e Extraordinário. Gostei muito do post, pois é muito bom e compensador quando um livro nos toca desta maneira e através dele experimentamos mudanças interior. Bjus
http://www.docesletras.com.br
Oi Lia, estou bem e você?
Eu estava num momento de muito rancor na época que li o livro. Acho que eu li aquilo que precisava ouvir, e por isso fiquei tão tocada.
Obrigada, fico feliz por ter gostado.
Beijos
A Cabana e o Extraordinário é muito bom mesmo!
http://www.vivendosentimentos.com.br
Sim, são perfeitos ♥
Beijos
De todos só li o maravilhoso O Lado Bom da Vida, adorei tanto o livro como o filme. E concordo é mesmo inspirador e faz-nos reflectir sobre as nossas atitudes perante a vida :)
Bitaites de um Madeirense
Oi Paulo!
Eu também amei ambos.
Beijos
a cabana é um tapa na cara após o outro, impossível não rever seu relacionamento com Deus e com a fé depois de lê-lo
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Thaila!
Exatamente isso!
Beijos