Categories: Uncategorized

O último adeus [Resenha Literária]

Quem leu Amor Sem Limites sabe que a protagonista dos três primeiros livros da série Rosemary Beach, Blaire, tem um irmão que foi adotado por outra família. Conhecemos um pouco melhor do Capitão no livro Ao seu encontro, mas é em O último adeus que temos sua história contada.
River teve péssimos pais adotivos, um pai ausente e uma mãe desequilibrada e quando Addy chega em sua casa na adolescência, o protagonista começa a protegê-la e a amá-la, um romance que nada agrada a mãe violenta do protagonista. River passa a vida toda acreditando que não conseguiu proteger sua amada e isso o afeta bastante.
Por conta da suposta morte de Addy, River se transforma em um assassino de aluguel, um assassino com princípios chamado Capitão. Perder Addy o transforma, mas o que o personagem não sabe é que Addy é Rose, a funcionária do restaurante que ele está administrando e que depois de muitos anos o procurando, a moça o encontra para revelar que os dois tiveram uma filha. Addy se disfarça de Rose para investigar River e descobrir se ele pode ser um bom pai, o que demonstra que ela se tornou uma mãe bastante cuidadosa.
No entanto, Addy é uma mulher bastante insegura e não consegue reconhecer no Capitão o antigo River da sua adolescência. Por outro lado, River não quer perder a filha e o amor da sua vida, mas não é mais o mesmo de antes.
O último adeus é uma das melhores histórias da série. River e Addy sofreram violência doméstica, inadimplência dos pais e cada um teve que se virar da melhor maneira possível, o que o certamente marca a vida adulta de ambos. River é um dos personagens mais complexos de Abbi Glines, com muitos segredos e Addy apesar da insegurança como mulher, se transformou numa mãe madura e bastante responsável, completamente diferente do que teve na infância.
A narrativa é contada pelo ponto de vista dos protagonistas, intercalando passado e o presente. À medida que a trama se desenrola vamos acompanhando como River e Addy se conheceram e como se separaram. A narrativa do presente é envolvente e a do passado gera certo suspense, já que é inevitável a curiosidade em saber o que aconteceu com os personagens.
Para quem está acostumado com a escrita de Abbi Glines poderá se surpreender, o livro tem cenas eróticas, mas muito menos que os anteriores, tendo como foco a superação dos traumas dos protagonistas. E dessa vez quase não temos aparições dos personagens dos livros anteriores e embora eu não recomende é possível ler O último adeus sem ler os demais.
A série Rosemary Beach está chegando ao fim, mas não me canso de admirar a capacidade de Abbi Glines de nos envolver em suas tramas. A autora soube explorar muito bem o enredo sem exagerar no erotismo ao mesmo tempo em que não perde suas características marcantes com personagens que amam intensamente. A cada livro uma história diferente para me apaixonar e crush diferente também, algo que não é qualquer autor que consegue.
FICHA TÉCNICA
Título: O último adeus
Autora Abbi Glines
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Holland [Crítica do Filme]

Usando o meme da Isabela Boscov: deve ser dívida de jogo! Ou isso ou a…

1 dia ago

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

1 semana ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

2 semanas ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

3 semanas ago

The Pitt [Crítica da Série]

Eu amo séries médicas, mas nos últimos tempos senti uma certa saturação no tema, até…

3 semanas ago