Categories: Uncategorized

Cinder & Ella [Resenha Literária]

O problema dos contos de fadas é que a maioria deles começa com uma tragédia. Eu entendo o que está por trás disso. Ninguém gosta de uma heroína mimada. Uma grande personagem precisa de dificuldades para superar – de experiências que deem a ela profundidade, que a deixem vulnerável, com as quais possamos nos identificar e que sejam agradáveis. Boas personagens precisam de desventuras que as tornem fortes. A ideia faz sentido, mas continua sendo uma droga se você é a heroína. 

Resolvi começar minha resenha com esse quote, que está disponível logo na primeira página, porque ele é perfeito para descrever todo o enredo. Para mim, esse foi um dos melhores romances que eu li esse ano e se tornou uns dos meus livros favoritos da vida. Quando comprei, depois de uma indicação, não imaginei que iria lê-lo em um dia e fiquei tão presa na leitura, que deixei tudo de lado para saber o final dele.

Cinder & Ella começa nos contando a história de Ella (ou Ellamara) Rodriguez, uma garota de dezessete anos, blogueira que montou seu blog aos quinze. A protagonista se considera uma menina bonita, tem vários amigos e tira notas altas. Sua vida é quase perfeita, só não é perfeita por causa do abandono do pai que se separou de sua mãe para ir morar com outra mulher. Ella vive com a mãe e não se preocupa em usar roupas de marcas e ter dinheiro o tempo todo. Ela guarda guarda tudo que recebe do pai no banco.
No dia do seu aniversário de dezoito anos, sua mãe resolve fazer uma viagem de carro para comemorar a data. Dentro do carro, Ella começa a trocar e-mails com seu melhor amigo Cinder458. A protagonista considera Cinder seu melhor amigo mesmo não o conhecendo pessoalmente. Isso mesmo! A personagem nunca viu o garoto na vida, só troca e-mails com ele desde que o rapaz deixou um comentário no blog dela, que fala sobre livros e filmes. Nessa troca de e-mails, Cinder pede pela primeira vez o endereço de Ellamara, para poder enviar um presente. Ella fica feliz e com medo ao mesmo tempo, já que nunca viu o garoto e nunca se falaram pelo telefone, ela não sabe se tudo o que ele diz é verdade. Cinder continua pedindo o endereço dela e quando Ella resolve ceder, a personagem e sua mãe sofrem um acidente de carro.
A protagonista perde a mãe, fica com cicatrizes pelo corpo todo e começa a ver seu mundo virar de cabeça pra baixo. Ella desisti de tudo e se afasta de Cinder. Para convencer a sua psicóloga que está pronta para sair da casa do seu pai e ir morar sozinha, a personagem precisará se reconectar com a única pessoa no mundo que ainda significa algo para ela: seu melhor amigo Cinder.

*alerta spoiler
Como o livro é narrado pelos os dois personagens (Ella e Cinder), podemos acompanhar os motivos de Cinder nunca ter aparecido para Ella e nem ter mostrado uma foto dele, já que tenta ao máximo ser sincero. Ellamara sabe que ele é rico, namora modelos e tem uma Ferrari 458. Porém, o que a moça não sabe é que Cinder, na verdade, é Brian Oliver. Ele é um ator super famoso de Hollywood e que tem a fama de ser um bad boy. Por isso ele nunca se mostrou, pois tem medo de ser rejeitado quando souber quem ele é realmente e ainda tem medo da mídia descobrir e estragar tudo.
*fim do alerta spoiler

Com Cinder & Ella pude reforçar ainda mais a teoria de não julgar o livro pela capa e nem pela sinopse. Apesar do enredo conter vários clichês literários, o livro é lindo, pois nele temos vários assuntos sérios abordados, como depressão, bullying e suicídio. A autora nos apresenta uma escrita maravilhosa e que flui bastante e já tem o segundo livro em inglês. Espero ansiosamente pela publicação e que ela seja tão bom ou melhor que esse.
FICHA TÉCNICA
Título: Cinder & Ella
Autora: Kelly Oram
Onde Comprar: Amazon
Ariane de Freitas
Na Nossa Estante

View Comments

  • Em primeiro lugar já virei fã do seu blog só por causa do post sobre a Britney hehehe o ícone de uma geração.

    Cara eu gostei da sinopse desse livro me lembra um pouco Gossip Girl, vida dos ricos hehe
    Interessante
    Bju

    Karina Pinheiro

  • Oi Ariane! Eu já estava julgando o livro pela capa. O que me fez abrir essa resenha foi título que achei bastante criativo. Ao terminar de ler suas considerações, você me convenceu totalmente!! Fiquei com muita vontade de ler :) E nunca li nada da Pandorga, talvez essa seja uma boa opção.
    beijos
    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

  • Já tinha ouvido falar desse livro, mas agora que sei sobre o que é, fiquei muuuuito interessada! Que legal que a narrativa é tão assim blogástica hahahha. Gostei bastante!

    Beijos,
    Próxima Primavera

  • Oi oi querida!!
    Adorei a resenha. Não conhecia o livro direito, pois só lia resenhas superficiais que não falavam nada sobre o enredo e sobre a premissa do livro. Espero ler em breve, porque amei a sua sinceridade com os protagonistas dessa histórias que é tão "mágico".

    Beijoss, Enjoy Books

  • Oi
    esse foi mais uma resenha elogiando esse livro que acabei de ler, parece ser uma história bem gostosa e já aproveitei e coloquei como desejado no skoob, adoro um bom romance e que bom que gostou de ler.
    Coitada da Ella, fiquei curiosa para saber como ela enfrenta tudo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  • Hey, Ari!
    Menina, como eu amo esse livro! Concordo que essa capa nacional não ficou lá grandes coisas, mas o carinho pelo livro já é tão gigante, que olho pra ela e fico babando... haha. Como não amar a história e os personagens não é? A gente que vive nesse mundo da blogosfera super entende a Ella. Esse um dos livros favoritos da vida, que eu indico à todo mundo!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

  • Oi, Ariane. Eu li esse livro ano passado, se não me engano, e chorei horrores! Fiquei super tocada com a história dos personagens, nunca senti tanta raiva com um enredo igual a esse. O fato é que a capa realmente engana porque apesar de ser toda fofinha, há por detrás da história muita tristeza envolta dos protagonistas mas também muito amor para dar e receber. Eu recomendo ele!!!
    Beijo.
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Igual a Tudo na Vida

Após Desconstruindo Harry (1997), Woody Allen entrou numa sequência de filmes tão chatos que acabei…

8 horas ago

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

2 dias ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

4 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!