Categories: Uncategorized

Sociedade J. M. Barrie [Resenha Literária]

Muito provavelmente pelo nome do livro, Sociedade J. M. Barrie, o leitor possa achar que ele tem tudo a ver como escritor Barrie, mas não, a obra é uma leitura super gostosa e conta na verdade sobre a vida de Joey, uma mulher que precisa supervisionar a restauração de Stanway House, o lugar onde J. M. Barrie teria escrito Peter Pan.
Joey vive sozinha e acaba de sair de um relacionamento que não deu certo, já que o rapaz além de não querer que ninguém soubesse do romance deles no trabalho, também tinha outra mulher com que vai se casar. Focada na carreira, a protagonista se surpreende com a oportunidade de viajar para Inglaterra e cuidar da obra de Stanway House, mas aproveita o momento para visitar sua amiga Sarah e acaba descobrindo uma sociedade com senhoras nadadoras incríveis. Aliás, a cena em que Joey tenta salvar Aggie no lago gelado é ótima, até porque a senhora não precisava ser salva, o que deixa tudo bem cômico.
O livro é narrado pelo ponto de vista da protagonista que depois de tantos anos vivendo sozinha em Nova Iorque tem muita dificuldade em lidar com sua melhor amiga novamente, agora que ela está casada e com filhos. Joey não quer incomodá-la, mas Sarah insiste que ela faz parte da família, bem como seus filhos que a chamam de tia. E como se não bastasse as complicações de retomar a amizade, Joey conhece o zelador de Stanway House, um homem viúvo, pai de uma adolescente que se apega rapidamente a Joey, assim como a protagonista acaba se envolvendo cada vez mais com Ian, apesar de ficar claro que ele não superou a morte da esposa. E não é só Ian que não superou a morte de Catherine, Lilia membro do clube de natação, sogra de Ian, também não consegue superar a morte da filha e é evidente que a senhora sente ciúmes de Joey com a neta. Aliás, a personagem é intragável em alguns momentos.
É bastante divertido ver as senhoras nadando em um lugar extremamente gelado e todas as regras dessa sociedade formada por elas. Cada senhora tem uma característica diferente e a reunião delas sempre faz muito bem a Joey, principalmente por conta de Aggie que acaba se tornando uma boa amiga da protagonista. Destaque também para Lily, já que a adolescente enxerga em Joey uma amiga querida e a amizade das duas é muito bonita.
Sociedade J. M. Barrie é um livro mais linear, sem reviravoltas, despretensioso, daqueles que a gente vai lendo e nem percebe que está acabando. Joey vai precisar lidar com seus sentimentos por Ian, se reconectar com sua melhor amiga e descobrir o que é melhor para a casa que está restaurando. Sua temporada na Inglaterra acaba mudando bastante a vida dela e foi muito bom acompanhar o desenvolvimento da personagem. É uma leitura fácil, prazerosa e no final eu queria um epílogo para saber mais sobre Joey!

FICHA TÉCNICA
Título: Sociedade J. M. Barrie
Autora: Barbara J. Zitwer
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!