Categories: Uncategorized

Em Águas Sombrias [Resenha Literária]

O livro Em Águas Sombrias poderia ser sobre uma cidade que tem um rio atravessando-a em toda sua extensão ou poderia ser um livro sobre as visões e vozes que Jules passa a ter quando volta para casa pra enterrar a irmã, poderia ser sobre as escolhas dos adolescentes, mas é um livro sobre mulheres encrenqueiras.
Paula Hawkins usou um estilo diferente nesta obra, com personagens mais profundos e uma narrativa mais lenta, mas nada que prejudique ou atrase a curiosidade do leitor.
A cada linha fica perceptível que alguma coisa grave separou as irmãs Júlia (que quer ser chamada de Jules) e Nel, e agora a protagonista precisa lidar com o passado e com seus motivos para ter rejeitado a irmã enquanto tenta descobrir se ela pulou ou se foi jogada para a morte, apesar de Lena, sua sobrinha e filha de Nel, ter certeza de que ela se suicidou, assim como a melhor amiga de Lena, Katie, fez. Apesar do sofrimento de Laurie, mãe de Katie e de seu irmão Josh, Lena sabe a verdade e não quer trair a confiança da amiga morta revelando-a, mesmo que isso a faça ter que controlar o ódio que sente do Professor Mark e os motivos que tem para este ódio.
Nel foi encontrada no rio, assim como a mãe de Sean, que é o policial responsável por investigar a morte de Nel e Katie. Ele se afunda nas memórias do dia da morte de sua mãe, sem poder sequer falar do assunto com seu pai, Patrick, pois este se sente humilhado pela morte da esposa e o seu passado. Patrick dedicou sua vida ao filho e agora a dedica à sua nora Helen, na tentativa de conseguir salvar o casamento do filho, isso quando não está pescando ou limpando a casa abandonada que fica na margem do rio onde houve um terrível assassinato muitos anos antes.
Mesmo sabendo do histórico da casa, é nela que a detetive Erin passa a morar quando chega na cidade para ajudar nas investigações, depois de ter sido enviada ao lugar por causa de seu comportamento no antigo local de trabalho. São muitas mulheres mortas pelo rio que é a única testemunha do que realmente aconteceu com elas e o motivo que as levaram a tirar suas vidas.
Nickie sabe. Ela tentou avisar a Jules e a Erin, mas ninguém acredita na idosa de chapéu murcho. Quem acreditaria na mulher que ouve a voz da irmã morta?
Eu adorei mergulhar de cabeça no texto de Paula Hawkins, apesar do medo, da tensão, da visão do rio invadindo meus pensamentos e do final surpreendente descrito nas últimas linhas da última página.
Quem quiser ler a obra é bom saber nadar, mergulhar e prender a respiração por um bom tempo, porque às vezes fica impossível respirar e ler ao mesmo tempo. Acredito, inclusive, que o livro daria um filme com efeitos especiais muito legais!

FICHA TÉCNICA


Título:Em Águas Sombrias
Autora: Paula Hawkins
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Mundo dos Casados [Crítica do Dorama]

A Netflix sabe o poder dos doramas (principalmente dublados) no seu catálogo! E provavelmente pensando…

3 dias ago

Holland [Crítica do Filme]

Usando o meme da Isabela Boscov: deve ser dívida de jogo! Ou isso ou a…

7 dias ago

Do Funda da Estante: A Cor da Noite

Na estrada aberta por Instinto Selvagem (1992), A Cor da Noite é um suspense erótico…

2 semanas ago

5 Motivos para Assistir Demolidor: Renascido!

Após grandes refilmagens e mudanças nos bastidores, Demolidor: Renascido (Daredevil: Born Again) finalmente se firmou…

2 semanas ago

Pulso [Crítica da Série]

Pulso é a primeira série médica da Netflix e chega com algumas polêmicas e bons…

4 semanas ago