Categories: Uncategorized

A Melodia Feroz [Resenha Literária]

Sabe aquele livro com mensagem lindas e realistas que te deixa sem ar? Então, A Melodia Feroz fez isso comigo. Tive que recorrer ao post-it para poder marcar as páginas que tinham frases que me faziam parar e refletir sobre o assunto. Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora Victoria Schwab e posso dizer que ela me conquistou com sua escrita e genialidade ao construir esse universo maravilhoso. Pretendo ler outros livros dela.

A melodia feroz é o primeiro livro de uma duologia chamada Monstros da Violência. Nesse primeiro volume temos como cenário a terra de Veracidade que é dividida em duas: Cidade Norte e Cidade Sul, ambas habitadas por monstros! Seres que nascem a partir de um ato de violência cometido por um humano, separados em três tipos: os Corsais que são sombras carnívoras originadas de crimes que não envolvem mortes; os Malchais que surgem de assassinatos e possuem uma forma humana e os Sunais, monstros raros porque nascem de grandes massacres de violência e parecem humanos.
Os Corsais e Malchais vivem na Cidade Norte sob o comando do impiedoso Callum Harker, pois ele deixa os monstros andarem livremente e vende proteção aos humanos. E os três Sunais que existem vivem na Cidade Sul sob a proteção do bondoso Henry Flynn que os enxerga como seus filhos mesmo eles sendo criaturas monstruosas. August o Sunai mais jovem dos três, quer ser igual ao pai e sonha em poder combater a violência que atinge sua cidade sem precisar matar. De tanto pedir ao seu pai e ao irmão para fazer parte do exército, ele acaba recebendo uma missão diferente: fingir ser um humano e estudar com Kate, a única filha de Harker. Assim, no caso de uma trégua entre os dois lados da capital de Veracidade ser quebrada, a Cidade Sul poderá sequestrar a garota e forçar um novo acordo com Harker.
Se August quer ser igual ao pai dele, Kate também deseja ser igual ao dela. Ela anseia ser cruel e acima de tudo que provar para Callum Harker que pode ser seu braço direito na batalha contra os monstros. Kate é uma personagem incrível, pois no decorrer das páginas podemos conhecer melhor da sua personalidade e descobrir o motivo por trás dessa decisão de igualar ao pai. Kate é aquela personagem Girl Power, mas também possui suas fraquezas e não se deixa se abater por elas, seguindo em frente com seu ideal. Por outro lado, temos August que é um monstro, mas daria tudo para ser um humano ou não precisar se alimentar.

Muitos humanos são monstruosos, e muitos monstros sabem se fazer de humanos

August e Kate são os personagens principais, porém, a autora não deixou os personagens secundários apagados, muito pelo contrário, ela os encaixou na trama de uma forma que enriqueceu ainda mais o enredo. Outro ponto positivo para o livro é que apesar da pouca idade dos personagens, eles sabem o que querem e não ficam naquele drama todo de adolescente. Por terem crescidos cercados por violência, os dois só querem sobreviver e para isso acontecer eles precisam lutar.

As pessoas estão aqui para serem usadas. Essa é uma verdade universal. Então use-as, ou elas vão usar você

E é através desse cenário que Victoria Schwab nos apresenta um enredo com personagens jovens e para um público jovem, mas cheio de metáforas relacionadas ao nosso mundo e com um conteúdo adulto. Afinal de contas, a autora deixa claro nesse volume, que os humanos podem ser monstros por meio de seus atos e que quando uma pessoa pratica um ato violento, ela gera mais violência. A jogada da autora é genial e faz com que um livro de quase 400 páginas seja lido de uma maneira que o leitor nem perceba. Adorei o final e posso dizer que ele deixou um gancho perfeito para o segundo livro.
Vale ressaltar que a Editora Seguinte manteve a capa original e ainda tem um marcador de páginas personalizado lindíssimo! Enfim, vale muito apena ler A melodia feroz, espero ansiosamente pelo segundo volume da série.



FICHA TÉCNICA

Título: A Melodia Feroz
Autora: Victoria Schwab
Onde Comprar: Amazon



Ariane de Freitas

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!