Categories: Uncategorized

Fogo contra fogo [Resenha Literária]

O fim de uma série é sempre triste, quanto mais essa trilogia que me pegou desprevenida, já que não imaginava que fosse gostar tanto! Tudo começa quando três garotas, Lillia, Kat e Mary se unem para se vingar de pessoas na escola que a fazem mal, porém, as coisas não saem bem como elas queriam e ao longo da trama, muitas reviravoltas acontecem.

No último livro da série que se iniciou com Olho por Olho, depois Dente por Dente, temos as protagonistas lidando com a morte de uma personagem no livro passado que afetou a todos. Mary está sumida e vemos Lillia novamente como foco, agora namorando Reeve.
Ninguém na escola encara muito bem o relacionamento deles, já que parece que foi precipitado, mas na verdade sabemos que eles andaram escondendo os sentimentos deles por muito tempo. Já Kat está em busca de Mary, querendo descobrir o que acontece com a garota, mas é Lillia que descobre sobre a amiga, já que Mary ameaça a vida de Reeve, obrigando a personagem a ficar longe de sua paixão.
Mary foi uma incógnita por muito tempo, vítima de bullying que tenta suicídio, a garota se tornou a verdadeira vilã da história, ainda que seja difícil culpá-la. Por outro lado, temos Reeve, que sempre foi uma pessoa intragável e difícil de ser defendida. E realente não dá pra defendê-lo, não só pelo o que ele faz a Mary, mas por conta de sua personalidade em si. No entanto, mesmo assim, me vi torcendo pelo casal improvável Lillia e Reeve. É evidente que o garoto está apaixonado e mais evidente ainda são os sentimentos de Lillia. Já Alex que no final das contas fica de escanteio, acaba nos surpreendendo no capítulo final.
De todos personagens, Kat ainda é minha preferida. Uma protagonista forte, que tem como objetivo sair da Ilha e viver finalmente a vida que sempre quis. Kat não é pautada por namoros e apesar de tudo que Rennie fez com ela, a protagonista foi a mais madura de todos e perdoou a amiga bem antes de toda tragédia. Aliás, se não fosse por Kat, ninguém teria entendido direito o caso de Mary. Lillia já é aquela personagem mais clichê, popular e amada por todos, por isso Kat me pareceu ser a mais interessante e justamente por isso, eu queria ter lido mais sobre o final dela.
E falando do final, com certeza não foi o fim que a maioria esperava. As cenas finais foram de tirar o fôlego, digna de cinema de terror, o que me fez ver que a trilogia poderia muito bem ser adaptada para as telonas. O enredo é forte, consistente e com bons personagens. Bullying é um tema que sempre deve ser debatido e o livro ainda trata sobre o suicídio na adolescência, abuso sexual (ainda eu não devidamente trabalhado), drogas, amizades, primeiro amor, enfim, é uma história que empolga e daria um ótimo filme. No entanto, o epílogo narrado por Lillia nos mostra que finais felizes podem ser inesperados, que na adolescência achamos que alguns amores são para sempre, que a dor pode ser para sempre, mas na verdade, a vida muda, as tragédias mudam as pessoas e que mudar não necessariamente é ruim.

Jenny Han e Siobhan Vivian escrevem um fim sem floreios, algo mais real, que me agradou, apesar de torcer para um outro final, achei condizente, verissímil com a história.
Fogo contra fogo encerra uma trilogia que começou parecendo ser mais uma trama adolescente qualquer, mas que de repente começou a ter elementos sobrenaturais inesperados, que surpreendem, com uma trama cheia de reviravoltas e me empolgou do início ao fim.
FICHA TÉCNICA
Título: Fogo contra fogo – trilogia Olho Por Olho # 3
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

  • Li Olho por Olho e não gostei. Dente por dente, continuei com a mesma opinião, então nem me animei pra terminar a trilogia. Não tenho a mínima vontade, mesmo. É bom saber que você gostou, porque é sempre bom finalizar séries com essa sensação satisfatória. Só que pra mim não funcionou.
    beijos!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

  • Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Nossa, não esperava por tanto dessa trilogia. Eu realmente nunca dei atenção, mas você mudou minha visão. Uma enredo desse com assuntos tão reais e graves e com personagens tão bem construídos, a ponto de você não gostar deles, não poder defendê-los e ainda sim querer um final feliz para eles, precisa ser lido!!!! Achei linda a mensagem que colocou no fim da resenha, realmente, as mudanças não precisam ser ruins. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Hey, Mi!
    Eu tenho os dois primeiros livros da trilogia, comprei por empolgação, mas ficaram esquecidos na estante. Sua resenha voltou a me animar com a trilogia, mas confesso que também me assustou um pouquinho sobre o final! Sou dessas bem medrosas e já começo a chara que talvez, essa leitura não seja para mim, embora ame a escrita da Jenny Han.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

  • O final de decepcionou, por que nos fazer acreditar em uma historia de amor pra depois mostrar que não deu certo?

    Detestei.

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!