Categories: Uncategorized

Outlander: A Cruz de Fogo – Parte I [Resenha Literária]

Ler Outlander, A Cruz de Fogo, parte I de Diana Gabaldon é fazer uma viagem cheia de surpresas para o século 18, é sentir uma explosão de sensações, cheiros, sabores, é experimentar o frio da água gelada do rio, o vento da Cordilheira, é sentir o calor do esforço do trabalho, ou do abraço aconchegante do seu amor.
É uma leitura tão envolvente que eu me sinto bucólica ao me entregar às experiências de Claire, Jaime, Brianna, Roger e todos os outros que participam da vida deles.
Já adaptados na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Jaime precisa tomar conta de todos os arrendatários de suas terras, precisa ajudá-los a construir suas casas, cuidar dos seus filhos, preparar a terra para plantar, mas o Governador o convoca para reunir seus homens em um milícia que vai atrás dos chamados Reguladores, rebeldes que estão aterrorizando e torturando autoridades por não concordarem com os impostos cobrados. Enquanto reúne seus homens e vai ao encontro do pedido do Governador, Jaime e Claire encontram pessoas que precisam de ajuda e Jaime é obrigado a tomar decisões que mudam a vida delas para sempre. Há sempre um risco enorme que ele corre conforme toma suas decisões, mas como é um homem íntegro e um escocês, ele sempre cumpre sua palavra, o que às vezes deixa Claire desesperada. Porém, a união dos dois, muito embora seja forte o bastante para suportar todas as provas, às vezes é tão normal, simples e com seus próprios dramas, como os casais que encontramos na vida real, e isso pra mim é o mais encantador na relação deles. Mesmo quando Claire é assediada e Jaime fica muito nervoso, eles conseguem nos divertir com uma bela briga.
Claire e Jaime encontram dois irmãos que foram vendidos como escravos, um homem que sofreu um AVC e está imobilizado em um sótão sendo torturado e sua esposa que o odeia. Encontram também uma moça de quatorze anos que engravidou de um homem casado. Não há sossego para os Fraser, mas a milícia é dispensada e eles podem voltar para casa a tempo de comemorar o Natal.
Enquanto isso Brianna tem que administrar todos que ficaram na casa grande na Cordilheira, a briga entre as mulheres e crianças, cuidar de seu bebê e se preocupar com Roger que está reunido com a milícia. Roger vem tentando agradar Jaime de todas as maneiras possíveis, tudo que ele quer é ser o braço direito do sogro, apesar de não saber lutar ou mesmo atirar e ser um exímio cantor!
No entanto, apesar de todos os problemas, eles se reúnem em festa para o casamento de Jocasta, tia de Jaime com o velho amigo dele Ducan. Eles estiveram juntos na prisão e Jaime tem por ele grande consideração, ele não tem um braço, mas mesmo assim foi ele quem foi atrás dos escoceses que estavam na América para se tornarem arrendatários de Jaime. Ducan tem um segredo e está muito nervoso com o casamento, chega a desaparecer por um bom tempo, e ao procurá-lo Jaime descobre que uma pessoa pode ter sido assassinada e Claire vai ajudá-lo a descobrir a verdade quando eles se encontram novamente com o bandido que tanto prejudicou os Fraser, Stephen Bonnet. Não bastasse Jaime ter procurado por Stephen tendo as piores intenções, agora ele vai ter que novamente reunir a milícia a mando do Governador, e o que vai acontecer, só saberemos na parte II, que já aguardo ansiosamente.
Outlander, A Cruz de Fogo mostra mais uma vez o talento de Diana Gabaldon para desenvolver personagens, explorando muito bem os relacionamentos, além de ambientar perfeitamente a história no século 18. Quem ainda não começou a ler essa série de livros, fica a minha recomendação, mas uma vez que vocês comecem, não vão conseguir mais para de ler, assim como eu.
Para ler as resenhas anteriores de Outlander CLIQUE AQUI
FICHA TÉCNICA
Título: Outlander. A Cruz de Fogo- Parte I
Autora: Diana Gabaldon
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!