Categories: Uncategorized

Caraval [Resenha Literária]

Scarlett é uma das filhas do impiedoso e tirano governador Dragna. A única pessoa que ela sempre confiou e ama mais do que tudo nesse mundo é sua irmã mais nova, Donatella. Desde pequena, Scarlett sempre mandou cartas para o mestre Lenda, dono e organizador de Caraval, na chance de receber convites para presenciar o show mágico famoso. Suas cartas nunca foram respondidas até que, nas vésperas de seu casamento, ela e sua irmã foram convidadas para edição daquele ano.
Relutante em ir, Scarlett é sequestrada pela sua irmã e o misterioso Julian. Ao desembarcar na ilha de Caraval, Donatella se torna parte do jogo e Scarlett tem cinco noites para encontrá-la e ser a vencedora.

Caraval é o livro de estreia da Stephanie Garber e teve bom recebimento por parte dos leitores americanos. A história pode ser um tanto clichê, mas logo você é surpreendido pela magia que envolve esse livro.
No começo da história, Scarlett é uma moça que tudo que deseja é sair da ilha onde mora, levando sua irmã consigo para mantê-la segura do seu pai. Durante as cinco noites em Caraval, vemos o crescimento da personagem. Depois de muito reclamar que seu maior objetivo era achar a irmã e voltar para seu casamento, Scarlett percebe que a vida é mais que só viver acomodada e em segurança. A protagonista encontra dentro de si uma força e autoestima que ela não sabia que havia em si.

Julian é puro mistério em boa parte da história. Tudo que ele mais queria era voltar para Caraval por algum motivo a ser revelado. Porém, desde o começo, pouco ele saiu do lado de Scarlett e foi muito bom ver a evolução do relacionamento entre dois. No começo era tudo desconfiança, depois passou para amizade sincera e evoluiu para algo maior. Porém, não se enganem que o romance entre os dois é o foco da história, longe disso.
O foco de Caraval, além de toda a magia, é a forte relação entre as irmãs. Scarlett e Tella são de uma devoção de uma a outra que é uma relação que muita gente queria ter com seus irmãos. As duas são de personalidades bem distintas: enquanto Tella tem o espírito aventureiro e desafiador, Scarlett é uma pessoa retraída. No entanto, com o pai abusivo e autoritário que elas têm, uma se tornou o mundo da outra. Donatella teve pouca participação e foco nesse livro, mas pelo gancho do epílogo, com certeza o próximo vai ser focado nela.

Caraval é um livro bastante descritivo. Não um descritivo enfadonho e chato, mas um descritivo que te faz sentir no lugar e visualizar bem o ambiente. É palpável a magia descrita nas páginas e você sente toda uma atmosfera diferente e contagiante quando Scarlett descreve o parque. Essa mesma magia está em volta do Mestre Lenda. Apesar de não aparecer em boa parte da história, o personagem está presente a cada passo que Scarlett dá no jogo, a cada obstáculo que é posto em seu caminho.

Com todas essas descrições, a escrita da Stephanie é poética em certos momentos, mas completamente fluída. Como falei no começo, de início a história parece ser o mesmo clichê de sempre, prepare-se para ser surpreendido. Mas lembre-se que tudo é somente um jogo.
Vale lembrar que Caraval é o primeiro de uma duologia, com o segundo livro previsto para ser lançado em 2018.
FICHA TÉCNICA
Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Onde Comprar: Amazon

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

22 horas ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!