Categories: Uncategorized

Apesar da noite [Resenha do Filme]

Sinopse: Lenz deixa a Inglaterra e retorna a Paris em busca de Madeleine, que desapareceu em circunstâncias incertas. Ele conhece Hélène, uma enfermeira em luto com a perda de seu filho. Assim começa uma história de amor febril em um cenário de tristeza, paixão, sexo, sadomasoquismo e autodestruição. Uma exploração sensual do lado obscuro do amor, um retrato íntimo do ciúme e do arrependimento.
O quarto filme de Philippe Grandrieux, Apesar da Noite, dá continuidade a proposta do diretor de cenários extremamente escuros e de muita sombra, em que a iluminação vem por intermédio do corpo (entre as obras anteriores estão: Sombre, 1998 e White Epilepsy, 2012). O que sugere um diálogo com o cinema experimental francês dos anos de 1920 e norte americano dos anos de 1960 e 1970.
A película de 156 min traz como ponto central a busca de Lenz pela enigmática Madeleine e em meio a essa busca ele acaba por se envolver por outras duas mulheres que em diferentes momentos aproximam e distanciam Lenz de sua busca. É curioso notar que ambas possuem nomes sonoros ao de Madeleine: Hélène e Léna.
O cenário de escolha para o desenvolvimento da trama é Paris, em que é possível ver alguns dos principais cartões postais da cidade contribuindo para um bom enquadramento entre personagens e narrativa. O que se sugere, nesse sentido, é que a ideia de Paris como a capital do amor é amplamente explorada de forma a conduzir o expectador a outras dimensões do amor, da sexualidade e da nudez.
Os elementos sonoros constituem outro ponto de ligação narrativa e contraste com a iluminação que merecem destaque. As letras sempre antecedem os próximos acontecimentos, soando como presságios psicodélicos (o jogo de imagens em cenários extremamente claros e giratórios, ao contrário dos demais momentos do filme, reforçam essa dimensão) brilhantemente interpretados pela atriz Roxane Mesquida (Léna).
Entre os destaques do filme estão à própria atriz Roxane e Ariane Labed (Hélène) que entenderam bem a dimensão e profundidade de suas personagens (se sobressaindo por vezes a atuação de Krinstian Marr, deu a vida a Lenz), explorando bem elementos psicoemocionais necessários para evidenciar a linha tênue entre amor, dependência e ódio ou ainda amor, sexo e violência.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título Original: Malgré la nuit
Diretor: Philippe Grandrieux
Idioma: Francês/Inglês
Gênero: Drama
Duração: 156 min
Distribuidora no Brasil: Zeta Filmes
Data de lançamento no Brasil: 13 de Abril de 2017
Nota: 7,0
Juliana Cavalcanti
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

2 dias ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!