Sinopse: Lenz deixa a Inglaterra e retorna a Paris em busca de Madeleine, que desapareceu em circunstâncias incertas. Ele conhece Hélène, uma enfermeira em luto com a perda de seu filho. Assim começa uma história de amor febril em um cenário de tristeza, paixão, sexo, sadomasoquismo e autodestruição. Uma exploração sensual do lado obscuro do amor, um retrato íntimo do ciúme e do arrependimento.
O quarto filme de Philippe Grandrieux, Apesar da Noite, dá continuidade a proposta do diretor de cenários extremamente escuros e de muita sombra, em que a iluminação vem por intermédio do corpo (entre as obras anteriores estão: Sombre, 1998 e White Epilepsy, 2012). O que sugere um diálogo com o cinema experimental francês dos anos de 1920 e norte americano dos anos de 1960 e 1970.
A película de 156 min traz como ponto central a busca de Lenz pela enigmática Madeleine e em meio a essa busca ele acaba por se envolver por outras duas mulheres que em diferentes momentos aproximam e distanciam Lenz de sua busca. É curioso notar que ambas possuem nomes sonoros ao de Madeleine: Hélène e Léna.
O cenário de escolha para o desenvolvimento da trama é Paris, em que é possível ver alguns dos principais cartões postais da cidade contribuindo para um bom enquadramento entre personagens e narrativa. O que se sugere, nesse sentido, é que a ideia de Paris como a capital do amor é amplamente explorada de forma a conduzir o expectador a outras dimensões do amor, da sexualidade e da nudez.
Os elementos sonoros constituem outro ponto de ligação narrativa e contraste com a iluminação que merecem destaque. As letras sempre antecedem os próximos acontecimentos, soando como presságios psicodélicos (o jogo de imagens em cenários extremamente claros e giratórios, ao contrário dos demais momentos do filme, reforçam essa dimensão) brilhantemente interpretados pela atriz Roxane Mesquida (Léna).
Entre os destaques do filme estão à própria atriz Roxane e Ariane Labed (Hélène) que entenderam bem a dimensão e profundidade de suas personagens (se sobressaindo por vezes a atuação de Krinstian Marr, deu a vida a Lenz), explorando bem elementos psicoemocionais necessários para evidenciar a linha tênue entre amor, dependência e ódio ou ainda amor, sexo e violência.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título Original: Malgré la nuit
Diretor: Philippe Grandrieux
Idioma: Francês/Inglês
Gênero: Drama
Duração: 156 min
Data de lançamento no Brasil: 13 de Abril de 2017
Nota: 7,0
Juliana Cavalcanti
View Comments
Gostei da dica Juliana. Me pareceu ser um filme bastante instigante e promissor. Beijo!
http://www.newsnessa.com
Oie,
nossa gostei da dica.
VOu procurar o filme na netflix.
bjos
Blog Vanessa Sueroz
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Oi, Ju!
O filme parece ser bom, mas não faz muito meu estilo...
Beijos
Balaio de Babados
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Gostei bastante da sua crítica, ainda não conhecia o filme e com certeza irei conferir!
http://www.leitorasvorazes.com.br/
Já quero assistir!
Blog Entrelinhas
Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas gostei da proposta e adoro quando enxergamos peculiaridades próprias, como o fato dos cenários serem mais escuros..
http://www.vivendosentimentos.com.br
Olá, tudo bem?
Não conhecia esse filme e nem os outros desse diretor.
Mas gostei da dica, parece um filme interessante.
Beijos!
http://excentricagarota.blogspot.com.br
Oi, Juliana. Eu tenho certo preconceito com filmes franceses porque acho tudo meio parado, monótono e extremamente chato. Depois de Ninfomaníaca, eu quero distância de filmes assim, mas se o diretor consegue explorar bem o enredo e os personagens, acho que dá até para ver.
Beijo! Blog Leitora Encantada
Gostei muito da sua resenha, o enredo é realmente muito interessante. Mas o filme não faz muito o meu estilo.
Mil beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/04/dulce-maria-dm.html?m=1
No momento o filme não me interessou, mas se tiver oportunidade de assistir algum dia, talvez dê uma chance!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br