Versões de um Crime [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Versões de um Crime

 

Keanu Reeves é Ramsey, um advogado da família de um amigo e está com um caso super complicado em andamento. Mike (Gabriel Basso) confessou ter matado o pai, mas desde então não fala nada com ninguém, mantendo um terrível silêncio que pode ajudá-lo a sentenciar sua prisão.

Narrado pelo próprio Ramsey, o longa à medida que vai mostrando o julgamento, vai também construindo a linha narrativa dos acontecimentos que culminam na morte de Boone (James Belushi). Os depoimentos e diálogos vão mostrando cenas em flashbacks de como era a família, nos dando pistas para montar o quebra cabeça do caso, mas nada nos prepara para as revelações no tribunal e para o final surpreendente.

Particularmente adoro filmes de tribunais e o ponto forte de longas assim são os diálogos e as pistas dos ministérios que nos são dadas. Boone não pareceria ser um bom marido, pelos relatos dos vizinhos ele humilhava constantemente a esposa, mas parecia ter um bom relacionamento com o filho. Mas será mesmo que eles se davam bem? Será mesmo Boone um marido ruim e Loretta (Renée Zellweger) uma esposa que sofria violência doméstica?

Além de todas essas questões ainda temos Janelle (Gugu Mbatha-Raw) a assistente de Ramsey, que consegue ver bem quem está mentindo durante os depoimentos, enxergando até o que não deveria enxergar. E Mike se mantém em silencio até certo ponto, quando abre a boca faz uma revelação que causa toda uma reviravolta no caso e nos faz questionar ainda mais os motivos do crime!

Com uma produção simples, já que quase todo o longa se passa no tribunal ou na casa da família, versões de um crime tem uma trama que prende pelo suspense e se o espectador for curioso como eu, vai tentar solucionar o assassinato o tempo todo, desconfiando das pistas dadas e daquelas não dadas. Porém, o final nos deixa um pouco pasmos, já que em nenhum momento a diretora Courtney Hunt nos faz questionar a linha narrativa.

Keanu Reeves está excelente o papel de advogado, Renée Zellweger talvez seja a personagem que menos consegue disfarçar seus propósitos e Mike não é tão ingênuo quanto possa parecer.

É difícil hoje em dia ter um filme de tribunal e suspense que consiga sair um pouco dos patrões já estabelecidos, principalmente porque Hollywood já produziu excelentes filmes do gênero. Por isso, Versões de um crime até segue a linha de longas do estilo e talvez nesse sentido não surpreenda: temos o policial preguiçoso, as testemunhas que mentem, um advogado em busca da verdade, um réu aparentemente inocente, exceto pelo seu final, que definitivamente acaba saindo um pouco do esperado e do clichê, sem dúvida o ponto alto do filme e o que vai fazer com que as pessoas saiam do cinema repensando em todo o enredo.

Para finalizar, não posso deixar de comentar sobre a Renée Zellweger que parece definitivamente outra pessoa….

Aproveito também para comentar que assisti ao filme em convite da Playarte e houve degustação do novo menu, tudo muito bom, mas destaque para os churros, quase comi tudo sozinha!

Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Versões de um Crime
Título Original: The Whole Truth
Diretora: Courtney Hunt
Data do Lançamento no Brasil: 09 de março

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!