Categories: Uncategorized

O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida [Resenha Literária]

Pela capa do livro O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida, achei que leria um romance bem água com açúcar, daqueles que a gente suspira a cada vírgula. Não, não é assim. Este é um livro onde você não se apaixona pelos personagens, mas fica amigo deles, aquele tipo de amizade em que você está disposta a ser o lado que ouve, que entende, que está ali só pra isso, pra ser amigo, porque Tess e Gus precisam de alguém que lhe ofereça um abraço apertado. Eles vivem sob a sombra da perda, ela herdou a responsabilidade, ele herdou a culpa. Os dois se encontram em várias ocasiões, mas nunca se enxergam.
Gus precisa descobrir quem é, o que quer fazer, Tess quer fazer faculdade, porém a vida dá a um o rumo que os pais desejavam e ao outro o que é possível fazer. E assim é, os dois seguem com sua vida, encontram pessoas, Gus encontra a ex-namorada do irmão Ross, Charlotte, e se envolve com ela, Tess cuida da melhor maneira possível de Hope, sua irmã que tem síndrome de Asperger e namora Dave, um bom rapaz que a ajuda a cuidar da irmã.
Em meio a relacionamentos frustrados e traições, os dois narram como enxergam suas vidas, seus sonhos despedaçados e tudo aquilo que tiveram de deixar pra trás quando fizeram 18 anos e voltaram pra casa depois de férias na Itália. Por várias vezes eles percorreram o mesmo caminho, mas dezesseis anos depois, cheios de cicatrizes da vida e afastados das famílias, os dois voltam ao ponto de partida para encontrarem um motivo para continuar em frente.
Gus tem na melhor amiga Nash, a pessoa que consegue fazê-lo olhar pra frente, Tess tem na amiga Doll, a pessoa que sempre vai estar lá pra ela, apesar de um dia tê-la magoado. Gus não se dá bem com sua família e com a tristeza que a segue em todas as ocasiões, Tess não tem o apoio dos irmãos e muito menos do pai que está sempre no bar. Os dois têm uma vida difícil, mas isso não faz com que a leitura seja pesada ou os personagens sejam amargurados. Não, eles são leves e pesados na medida certa de seus problemas.
E sabe aquele romance água com açúcar que te leva a suspirar, aquele que eu mencionei no princípio deste post? Pois é, eventualmente você vai encontrar ele lá, no momento certo, na hora em que tudo podia se encaixar para fazer o leitor saber que aquele dia é o primeiro dia do resto da vida dos personagens.

FICHA TÉCNICA
Título: O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida
Título Original: Miss You
Autora: Kate Eberlen
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

6 horas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

1 dia ago

Os Sete Relógios de Agatha Christie [Crítica]

Talvez por não ter criado muitas expectativas em Os Sete Relógios de Agatha Christie, é…

3 dias ago

Pro Bono [Crítica do Dorama]

Pro Bono, disponível na Netflix, é ideal para nós, viúvos de séries de tribunal! Que…

6 dias ago

All Her Fault [Crítica da Série]

Embora siga a fórmula padrão de suspense, All Her Fault chama a atenção merecidamente. A…

1 semana ago

Desprazer Em Te Conhecer [Crítica]

Desprazer em te conhecer, disponível no Prime Video, prometeu comédia e entregou comédia até o…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!