Categories: Uncategorized

Ligações [Resenha Literária]

Acho que todo mundo se pudesse faria uma ligação para alguém no passado. Eu com certeza faria, para o meu pai, que me ligou no dia primeiro de 2012 para me desejar feliz ano novo, mas não consegui atendê-lo. Disse a mim mesma que depois eu ligava de volta, mas sete dias depois ele faleceu e eu nunca pude retornar a ligação. Não tive a mesma sorte que Georgie McCool que sem querer descobre que o telefone da casa de sua mãe consegue ligar para o seu marido, antes de se casarem. E por que justamente nesta data? Porque o relacionamento aparentemente está em crise e a protagonista no momento também está.
Georgie é uma mulher adulta, casada, com duas filhas e estável profissionalmente. Porém, há anos vem tentando emplacar com um programa novo e por isso ela e seu parceiro de trabalho passam horas e horas trabalhando e vão ter que fazer isso no Natal. Neal abandonou a carreira para ser um pai em tempo integral, chateado porque a mulher não passará o Natal com ele, resolve mesmo assim viajar com as filhas para casa de sua mãe e com isso, Georgie acredita que o casamento está desmoronando. E como se não bastasse, sua querida mãe já a trata como se ela estivesse realmente divorciada.
Não se sabe porque o telefone é mágico, apenas que todas as vezes que Georgie liga para casa de sua sogra com o telefone da casa de sua mãe, a ligação vai para o passado e consegue falar com um Neal ainda solteiro, seu namorado, numa época em que ele estava questionando o relacionamento.
À medida que Georgie conversa com o Neal do passado, vamos acompanhando a história dos dois e dos momentos mais importantes deles, quando se conheceram, quando foi o pedido de casamento, a decisão de Neal de ser pai integralmente, sua falta de ambição na carreira e como ele ajuda Georgie a seguir seus sonhos. Percebemos claramente que a protagonista se sente extremamente culpada por não passar o Natal com a família, sente falta das filhas e do marido e acha que eles não sentem sua falta, que ela é descartável na vida deles, de tanto que se ausentou.
E nessa jornada de autoconhecimento de Georgie vamos descobrindo que Neal não gosta do companheiro de trabalho da esposa e teve que abrir mãos de muitas coisas para viver um grande amor, inclusive dividir Georgie com alguém que ele não gosta.
Ligações foi o primeiro livro da Rainbow Rowell que li e achei a narrativa da autora super fluída. O drama é o ponto principal, mas temos o romance entre duas pessoas que já são casadas, em um relacionamento bem real, com personagens que erram, que tentam acertar, progredir na vida, enfim, pessoas comuns, como todos nós. Não temos um marido perfeito, lindo, rico e poderosos. Na verdade, Neal é um homem comum e Georgie é uma mulher que tenta conciliar a família e o trabalho, algo bem normal nos dias atuais.
Ligações é um livro com personagens que a gente se identifica facilmente e quando terminei a leitura fiquei pensando sobre o valor que devemos dar a quem realmente importa.
FICHA TÉCNICA
Título: Ligações
Autora: Rainbow Rowell
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

  • Olá, Michele!
    Sem palavras para a sua resenha! Não sabia que o livro tinha esse toque "sobrenatural", mas já estou louco para ler. E, realmente, essa lição do começo é valida sempre, né?

    Abraços :)

  • Oi Mi, tudo bem?
    Minha primeira experiência com a autora foi com Anexos, que em vez de ligações usa e-mails como narrativa. Não gostei muito. Depois, li Eleanor & Park e me apaixonei completamente! Recomendo, viu? <3 Agora quero ler Ligações. Gostei do clima mágico não ser explicado, acho que combina com romances, dá aquela sensação de comédia romântica tipo De Repente 30, sabe?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

  • Oi, Michele

    Que bad essa sua história do começo da resenha! :( Sinto muito.
    Eu nunca li nada da autora e esse é o único livro dela que chama minha atenção. A ideia de poder ligar para algum momento do passado é muito interessante e tenho curiosidade para acompanhar o desenvolvimento dessa trama.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

  • Oi, Mi! Eu comprei o livro como você já sabe e mesmo amando a Rainbow eu ainda estou enrolando para começar a ler. Acho tão fofo quando vejo um casal tentando se redescobrir apaixonados depois de tanto tempo, acho que mostra que todo casamento passa por uma fase difícil e juntos, eles podem supera-la. Com certeza começarei já!
    Beijo, Leitora Encantada

  • Olá, Michele.
    Só li um livro da autora até agora e gostei bastante. Devorei ele na verdade. Eu já tinha visto esse de nome, mas não sabia sobre o que era e achei a premissa muito interessante. Vou anotar aqui para ler futuramente.

    Prefácio

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

22 horas ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!