Categories: Uncategorized

A Fera Em Mim [Resenha Literária]

Este ano, em março, teremos um dos filmes mais aguardados em 2017, o Live Action da Disney da animação A Bela e a Fera. Me lembro até hoje da minha paixão pelos clássicos das princesas da Disney, o primeiro filme que vi foi Cinderela e confesso que adorei. Depois de ver Cinderela, A Bela adormecida e Branca de Neve, resolvi ver A Bela e a Fera e chorei muito, decretei a Bela como a minha princesa favorita e o filme o melhor da minha vida. Gente! Eu choro até hoje ouvindo a música Beauty and the Beast e suspiro vendo a parte do baile.
No entanto, hoje falarei do livro A fera em mim, o primeiro da série: Os vilões da Disney, da autora Serena Valentino e lançado pela editora Universo dos Livros, que propõe trazer um pouco sobre a história dos vilões dos contos de fadas.
Neste volume, teremos a estória da Fera, da animação A Bela e a Fera, que não é totalmente um vilão, mas sem dúvida é um personagem sombrio. A autora traz um olhar diferente para o enredo, pois nos mostra como eram as atitudes e a vida do Príncipe antes de se tornar a Fera.

Arrogante, mimado e egocêntrico. Essas três palavras definem o caráter do príncipe. Como todo jovem homem da nobreza de sua época, o personagem só sabe se importar com sua posição social e com a aparência. O protagonista adora caçar e cortejar as garotas, com a companhia de seu amigo Gaston. Isso mesmo que você leu, nesse livro, os dois são amigos de infância, quando Gaston salva a vida do príncipe. Anos se passam e a amizade deles continua, mas de uma maneira frágil, pois os dois se tornam jovens egocêntricos e percebo que da parte do Gaston vem um pouco de ciúmes.
Gaston é rico e bonito, mas não é o príncipe, e os dois tem os mesmos pensamentos em relação as mulheres. Por esses motivos a amizade deles acaba sendo frágil. Com as atitudes dos dois, podemos ver a realidade da sociedade do passado, o machismo no seu mais descarado lado, onde só os meninos podiam estudar assuntos no modo geral e as meninas aprendiam assuntos da casa. A mulher naquela época não tinha voz, e não podia se expressar, tinha que ser da maneira que o homem queria. E isso é bastante evidenciado no livro. Claro que hoje em dia ainda vivemos um pouco dessa visão machista, ainda que tenhamos conquistado muita coisa.

Outro aspecto interessante dessa versão é a transformação do príncipe em fera, que não acontece toda de uma vez, mas pouco a pouco, por conta de algumas atitudes grosseiras do personagem. O livro é bem fininho e tem exatas 190 páginas, por isso não contarei mais sobre enredo para acabar não entregando todo conteúdo. Porém, posso dizer que o livro tem muitas surpresas, por exemplo, quem transformou o protagonista? Como ele realmente conheceu a Bela? E vale lembrar que temos a história do príncipe e por isso, os acontecimentos da versão original do clássico são contados de maneira rápida e objetiva.

A fera em mim é uma leitura fácil e gostosa e super recomendo! Março está chegando e a editora Universo dos Livros vai lançar uma versão original, com a capa do filme Live Action de A Bela e a Fera, com estreia para o mesmo mês nos cinemas. Só pela capa a edição parece estar linda e estou ansiosa para ler. Afinal de contas, o conto A Bela e a Fera é uma história antiga, mas que sempre tem algo a nos contar.

FICHA TÉCNICA
Título: A Fera Em Mim
Autora: Serena Valentino
Onde Comprar: Amazon
Ariane de Freitas
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

1 dia ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

5 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

2 semanas ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!