5 dos filmes mais injustiçados do Oscar

Quem nunca achou que um filme foi injustiçado? Alguns, infelizmente, nadaram, nadaram e morreram na praia! Pensando nisso escolhemos 5 dos filmes mais injustiçados da história do Oscar! Pra extravasar um pouco o sentimento de revolta!
O Segredo de Brokeback Mountain: Uma das histórias de amor mais ousadas do cinema recente (envolvendo dois cowboys apaixonados), tinha tudo pra levar o prêmio principal da noite. Ganhou o de melhor diretor para o taiwanês Ang Lee, mas na hora que Jack Nicholson foi abrir o envelope para anunciar o melhor filme da noite, lá estava o discutível Crash, drama com leves pinceladas de conflitos sociais. Muito frustrante.

A Cor Púrpura: Primeiro drama da carreira de Steven Spielberg, transformando Whoopi Goldberg, comediante do Saturday Night Live numa excelente atriz dramática para contar a sofrida saga de Celie, garota negra que sonha em reencontrar a irmã. Onze indicações ao Oscar, não levou nenhum e perdeu 7 para o novelão sonífero Entre Dois Amores.

Rede de Intrigas: Atemporal e profético filme sobre os bastidores e a influência da TV na vida de seus telespectadores e um apresentador que ameaça se matar em frente às câmeras para conseguir audiência e não ser demitido. Ganhou 4 Oscar – Ator (Peter Finch), Atriz (Faye Dunaway), Atriz Coadjuvante (Beatrice Straight com apenas 6 minutos em cena) e Roteiro Original – e perdeu o de melhor filme para o populista Rocky, Um Lutador. Triste.

A Espera de um Milagre: Ótima adaptação de Stephen King que dispensa apresentações pois foi grande sucesso de público e crítica. Mesmo longo, não cansa e emociona muito, principalmente com o excelente desempenho de Michael Clarke Duncan no papel do gigante com poderes especiais que foi preso por supostamente ter abusado e matado duas garotinhas e aguarda o dia de sua execução na cadeira elétrica. Perdeu para o teatral e oportunista Beleza Americana.

Apocalipse Now: O maior filme de guerra de todos os tempos, narrado em ritmo operístico, grandioso e cheio de cenas inesquecíveis. A busca pelo coronel (Marlon Brando, magnífico) que surtou e está confinado numa floresta perdeu para o purgante Kramer Vs Kramer, que deixou um filhote em 2016, Manchester a Beira Mar.

Com certeza existem mais filmes que poderiam entrar nessa lista, então podem deixar nos comentários os injustiçados de vocês!
Italo Morelli
Na Nossa Estante

View Comments

  • Oi Ítalo!
    Sem dúvida nenhuma, Brokeback Mountain é muito mais relevante do que Crash.
    Nunca assisti A Cor Púrpura nem Rede de Intrigas, mas os dois estão na minha lista há séculos.
    Não acho que À espera de um milagre seja um dos melhores livros do SK, mas gosto bastante do filme.
    Confissão vergonhosa: assisti Apocalipse Now uma única vez, mas era tarde da noite, eu estava com sono e acabei não aproveitando o filme direito. Desde então quero rever e acabo nunca fazendo isso. Mas uma coisa é certa: Marlon Brando é sempre magnifico, mesmo que apareça tão pouco.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

  • Só não assisti rede de intrigas, os outros são merecedores de oscar, principalmente a espera de um milagre que toda vez vejo na tv e não resisto rs, e a cor púrpura, esses pelo menos mereciam, valeu por lembrar estes filmes

  • Oi Italo, primeiramente adorei o post, rápido e pratico e sem enrolação se fosse um top 10, levado do jeito que você levou o top 5 não cansaria! Parabéns!

    Não sou cinéfila nem nada, mas sou opiniosa como só eu haha então lá vai minhas opiniões:

    Gosto muito de Crash, não vou mentir, acho um filme super redondo, mas O Segredo de Broleback Mountain é melhor e mais denso, mas bem trabalhado e a história é bem contada demais. A cor púrpura é BRILHANTE, um filme inesquecível, clássico, me aponte uma falha pelo amor de Deus o/ é inaceitável que não tenha levado NADA ou talvez seja uma prova cabal do quanto a acadêmia é racista e sensível a filmes que cutucam feridas relacionadas a desigualdades entre negros e brancos americanos. Sabe que achei Beleza Americana tão uó do borogodó, já "À espera de um milagre" foi incrível, achei tão despretensioso e cativante que não consigo ler o livro do King com medo de me dissolver completamente em lágrimas!

    Bjs, Jaci

  • Olá, Italo.
    São poucos filmes que eu estava torcendo que ganharam, por isso quase sempre me sinto injustiçada hehe. Mas desses que você selecionou tenho que concordar com A Espera de um Milagre. Era muito melhor que o que ganhou.

    Prefácio

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Bambi – O Acerto de Contas

Bambi - O Acerto de Contas não é tão ruim como dizem. Esse outro clássico…

1 dia ago

Mentes Extraordinárias – Primeira Temporada

Mentes Extraordinárias foi outra grata surpresa do ano, disponível na HBO Max. Como já disse…

5 dias ago

Elio [Crítica do Filme]

Atualmente o grande problema da Pixar é se superar e se reinventar. Uma tarefa nada…

1 semana ago

A Meia-Irmã Feia [Crítica]

A diretora e roteirista norueguesa Emilie Blichfeldt teve uma idéia genial: usou como pano de…

2 semanas ago

Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi…

3 semanas ago

Uma Batalha Após a Outra: A decepção do Ano

Definitivamente, este novo trabalho do diretor Paul Thomas Anderson (Boogie Nights, 1997), é como o…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!