Categories: Uncategorized

Moana – Um mar de aventuras [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa do Filme Moana – Um mar de aventuras
Acredito que nos últimos tempos a Disney tem trabalhado em personagens femininas que fogem do padrão clássico, Mulan e Elsa são bons exemplos disso e agora Moana também! A protagonista é filha do chefe da aldeia em que vive e faz questão de não ser comparada com uma princesa ou com alguém frágil e incapaz.
Moana é a representação do girl power em todos os sentidos, uma jovem decidida, com personalidade forte, destemida e com traços bastante reais! Já Mauí foge dos padrões de beleza e vi muita gente reclamando do peso dele nas redes sociais, como se isso fosse algum grande problema para o personagem. Sinceramente, Mauí está perfeito, ele é forte e capaz de fazer coisas incríveis, pouco me importa o peso dele.
Mauí (voz original de Dwayne The Rock Johnson) é um semideus que rouba o coração da deusa que criou a vida, Te Fiti, com isso espalha desolação e destruição no mundo. Porém, o personagem não consegue ficar com a pedra que representa o coração da deusa, já que Te Ka atrapalha seus planos. Sendo assim, o semideus acaba perdendo o seu poderoso Anzol, ficando desaparecido. Séculos depois, vemos Moana (voz original de Auli’i Cravalho) ouvindo lendas contadas por sua avó e bastante tocada com a história de Mauí, mas não é só isso: a protagonista é escolhida pelo oceano para restaurar o coração de Te Fiti com a ajuda do semideus. Único problema é que seu pai não quer que a filha saia da ilha em que vive de modo algum. Dessa forma, vamos acompanhando Moana em uma aventura pelo mar que tem tudo para acabar em tragédia, mesmo com a ajuda de Mauí.
Cheio de tatuagens que representam passagens da sua vida, o semideus é uma espécie de anti-herói, arrogante, prepotente e subestima Moana desde o início, até que finalmente se convence de que a protagonista não é uma princesa boba, mas sim uma mulher forte o suficiente para fazer aquilo que ele não tem coragem!
Pautando pelas personalidades fortes dos protagonistas, o longa tem um toque de realismo fantástico, com uma boa pitada de comédia e uma aventura incrível, intercalada, é claro, pelas músicas. Toda a ambientação é muito bem feita, repleta de cores, sendo esteticamente um filme muito bonito.
Moana – Um mar de Aventuras me pareceu não ter muita comédia como outras animações, apenas o galo Hei Hei parece ser o ponto do alívio cômico. No entanto, é um longa com uma mensagem de superação lindíssima, em que fica claro que ninguém, principalmente nós mulheres, devemos nos conter com os limites impostos pelos outros, porque não existem barreiras pra que tem coragem e persistência. E não esperem nada romântico, ainda que possam torcer pela dupla Moana e Mauí, o foco do filme está longe de ter qualquer coisa romântica, o que me pareceu bastante positivo.
Enfim, a jornada de autoconhecimento de Moana agrada bastante, lembra inclusive a jornada de muitos profetas bíblicos em que a dúvida em si mesmo aparece em algum momento. É um história rica e repleta de mensagens positivas que vale muito a pena ser conferida.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Moana – Um mar de aventuras
Título Original: Moana
Direção: John Musker, Ron Clements
data de lançamento no Brasil: 05 de janeiro de 2017

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!