Categories: Uncategorized

Agatha Christie from my heart [Resenha Literária]

Agatha Christie foi a primeira autora pela qual me apaixonei. A primeira que me fez querer ter a coleção completa – o que não seria tão difícil, já que meus pais já tinham uns quantos livros dela quando a descobri (por influência deles, aliás), então minha missão é só completar (confesso, parei a minha busca nos sebos e, consequentemente, ainda não tenho todos os livros). Enfim, desde meus 12, 13 anos Agatha Christie está presente na minha lista de leitura e todo mundo sabe disso. Tal como na época do orkut, uma das primeiras páginas que passei a acompanhar no Facebook era dedicada a ela: Agatha Christie Brasil. E foi através dessa página que eu soube da campanha de arrecadação do Tito Prates para publicar a biografia que ele, um brasileiro, fez da Rainha do Crime, uma inglesa.
Apoiar o projeto foi algo automático pra mim já que, fã de biografias e fã da Agatha, não poderia deixar pra depois meu apoio. Paguei o boleto no mesmo dia e esqueci completamente. Quando, em setembro, o livro chegou aqui em casa, foi uma surpresa maravilhosa. Não demorei a começar a ler – mas demorei para terminar. Não, a leitura não é chata, mas extremamente informativa. Aliás, não consigo ver o trabalho de Tito Prates como uma biografia, mas sim como um detalhado dossiê sobre a vida da autora britânica.
Tito Prates e o neto da autora, Matthew Prichard
Divulgação Agatha Christie Brasil
Muito mais do que investigar a vida da autora, Prates passou um pente fino em todas as informações existentes sobre ela. Todas mesmo. Verificou cada informação de todas as biografias que leu. Checou datas de estreias de suas peças. Refez os passos de Agatha, sendo um verdadeiro detetive ao narrar o desaparecimento da escritora após o divórcio com Archibald Christie. Não é à toa que quase 80 páginas das 373 do livro são referências bibliográficas e tabelas sobre todas as publicações e adaptações da obra da Rainha do Crime. E não são apenas falhas em outras biografias que Prates registra, ele reconhece seus próprios erros em livros anteriores que escreveu.
Ou seja, “Agatha Christie from my heart” é uma leitura que merece ser feita junto com um mergulho pela obra da autora. Infelizmente não pude fazer isso desta vez, mas, assim que completar minha coleção, retomarei o dossiê feito por Prates e (re)lerei as obras de Agatha seguindo a cronologia de publicação. Na medida do possível, seguindo as referências dadas por Prates, resgatarei até mesmo as adaptações cinematográficas.

Não é uma leitura fácil, mas é necessária para qualquer fã de Agatha Christie. Tito Prates me fez rever a imagem que construí de Max Mallowan após ler a autobiografia da autora (na época, não fui muito com a cara dele. O biógrafo brasileiro de Agatha me fez ver um Max fascinante que a fez extremamente feliz). Também me fez repensar a repulsa pela publicação de “Os crimes do monograma”, escrito por Sophie Hannah e publicado em 2015 (repensar, mas não o suficiente para concordar com esse jogo de marketing).
A única crítica que se pode fazer ao trabalho de Prates está muito longe de ter relação com a sua pesquisa, mas sim com a revisão da obra. Algumas falhas de grafia são encontradas, mesmo com nomes de autoras reconhecidas como Jane Austen e J. K. Rowling (também inglesas), além de deslizes no português (o que é completamente aceitável, levando em conta que boa parte de suas pesquisas tiveram por base a língua inglesa e, quem já passou por isso sabe, quando estamos imersos em uma língua estrangeira cometemos deslizes absurdos na nossa língua materna). Porém, levando-se em conta que o livro é resultado de uma iniciativa independente e, mais que tudo, possui informações densas e provavelmente muito difíceis de serem ordenadas, tais falhas são perdoáveis e facilmente ignoradas.
É fã de Agatha Christie? Então não deixe de comprar esse livro. É obrigação de toda fã da autora tê-lo em sua coleção. O Tito Prates cedeu para a Estante um exemplar para sorteio. Acesse a nossa página do Facebook e participe!
FICHA TÉCNICA
Título original: Agatha Christie from my heart – Uma biografia de verdades
Autor: Tito Prates
Editora: Illuminare
Ano: 2016
Páginas: 373
Onde comprar?
Amazon (apenas digital)
Livraria Illuminare (vem com autógrafo e marcador)
Site do autor (vem com autógrafo e marcador)

Ana Seerig
Na Nossa Estante

View Comments

  • olha só, agatha christie tb foi a responsável pela minha paixão pela leitura. devo demais a essa autora. deve ser bacana o livro. qd minha mãe viu nossa paixão pela autora, passamos a ganhar outras obras dela no natal. tenho algumas. beijos, pedrita

  • Acredita que nunca li Agatha Christie =/ meu pai tinha também alguns livros dela em casa, mas não sei o que foi feito deles. Tenho uma curiosidade para ler as obras dela, qualquer dia eu começo ;)
    E adorei saber que um brasileiro fez uma biografia tão completa dela, bom saber caso eu me interesse mais por ela eu posso ler essa biografia também ;)

    Beijos

    http://www.entrelinhaseparagrafos.com.br

  • Oi Ana,
    adorei o post. Pude conhecer a autora mais um pouco. Mesmo não tendo a oportunidade de ler algo dela, sempre gostei de acompanhar as suas obras.
    Gostei do livro, e pretendo ler mais sobre essa biografia em BREVE..

    Beijos, Enjoy Books

  • Confesso que estava esperando por essa resenha há um tempo, pois ouvi você falando dela. Que bom que o livro é assim completão o/ que vale o investimento! Algo assim da gosto de se ter na estante! Eu não sou muito de biografias, vc sabe, mas fico feliz quando leio uma resenha e sinto que a pessoa que escreveu ela ficou satisfeita com a leitura. Já divulguei o sorteio no meu face!

  • Que legal! Adoro livros assim, ótima a sua indicação!
    Eu tenho um problema, li somente um livro dela até hoje e não gostei... Mas já me avisaram que eu não escolhi bem, li um que realmente não é tão aclamado. Eu quero muito ler mais da Agatha e tenho certeza que vou me apaixonar! Beijos!

    http://www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

  • Oi Ana!

    Nunca li nada da autora e me condeno por isso. Eu sei que a Agatha é uma das autoras favoritas da minha autora favorita, a Sophie Kinsella. E isso fez com que despertasse mais o meu interesse, além do fato da autora ser mundialmente conhecida. Espero que em 2017, eu consiga resolver esse problema literário hehe
    Fico muito feliz de ver trabalhos e pesquisas virando livro e trazendo informação sobre a literatura e autores consagrados <3

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

  • Oi Ana!
    O primeiro paragrafo da sua resenha quase poderia ter sido escrito por mim: também descobri a Agatha aos meus 12 anos, também foi por influencia da família e também foi a primeira autora pela qual eu me apaixonei e quis ler a obra completa (que, assim como você, eu também ainda não terminei de ler).
    Dito isso, que maravilha deve ser a experiência de ler essa biografia. Mesmo com algumas escorregadas, deve ser uma obra imperdível. Já tinha ouvido falar, mas ler a sua resenha aumentou ainda mais a minha vontade.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Tudo em Família [Crítica do Filme]

Não sei se é dívida de jogo, mas Nicole Kidman aceitou fazer trabalhos bem menores…

2 dias ago

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

4 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

6 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

1 semana ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!