|
Conferimos a Cabine de Imprensa de Animais Noturnos. |
Susan (Amy Adams) é uma artista de sucesso, casada, tem uma filha e um dia recebe misteriosamente um livro escrito pelo ex-marido. A premissa parece simples, mas nada no longa Animais Noturnos é simples.
O filme já começa com uma cena de introdução que serve visivelmente para chamar atenção: mulheres muito acima do peso nuas e dançando. Não são modelos plus size, são mulheres com muito excesso de pele e peso, usadas na exposição da galeria de Susan, mostrando seu sucesso, algo que não tinha quando estava com seu primeiro marido, o escritor Edward (Jake Gyllenhaal). À medida em que Susan vai lendo o livro do ex-marido, vamos tendo cenas de flashbacks com o casal, mostrando os motivos da separação e o quanto a protagonista o considerava fraco. Toda a expectativa é construída para uma possível mesclas das histórias: a do livro e da vida de Susan, mas as histórias não se intercalam como esperamos.
No livro, Tony (Jake Gyllenhaal) é um homem que estava viajando à noite com sua mulher e filha, numa estrada deserta e são encurralados por três homens. Todo o suspense e angustia que a família vive são passados com brilhantismo e a sensação de desespero e sufoco é evidente. O que ocorre na estrada marca para sempre a vida de Tony, que depois de muito tempo ainda conta com a ajuda do Xerife local para buscar pelos homens daquela noite. Paralelo a isso, vamos entendendo a vida vazia de Susan, que talvez influenciada pela mãe que detesta, ou simplesmente por ser mesmo uma mulher supérflua, nunca conseguiu enxergar nenhum talento no marido e acaba magoando-o profundamente.
É interessante notar que Susan é rodeada por poucas cores, numa estética que dialoga com o vazio de sua vida, sem emoção. As poucas cores que aparecem são escuras e também combinam com a personagem. E conforme Susan vai lendo a história de Tony, começa a entender que fez escolhas erradas na vida.
Há uma similaridade entre a protagonista do filme e o protagonista do longa e não à toa o livro em que o filme foi baseado se chame justamente
Tony & Susan. Porém, também existem semelhanças entre o criador e sua obra, já que Edward e Tony são personagens aparentemente fracos, covardes, mas o livro de Edward talvez seja sua vingança em relação a Susan, bem como Tony também tem sua própria vingança. Provavelmente para mostrar que o tema realmente permeia o livro, em um determinado momento aparece um quadro escrito
revenge. Infelizmente, a cena parece que só existe para assustar o espectador, sem muita ligação com a história. Aliás, muitas cenas poderiam ter sido cortadas facilmente do longa, mas nem por isso deixa de mostrar a qualidade da direção de
Tom Ford. Os ângulos da câmera na face de Susan, mostrando a personagem jovem e depois mais velha, sua amargura e infelicidade sob uma camada de beleza aparente, tudo perfeito.
Amy Adams está excelente no seu papel e Jake Gyllenhaal conseguiu interpretar dois papéis que apesar de semelhantes em alguns momentos também são diferentes. Tony não é culpado pelo o que acontece com sua família, mas o xerife funciona quase como um a voz da consciência, seus questionamentos são precisos: eles não estavam armados? Por que você não foi com eles? Será que Tony defendeu sua família com afinco? Será que ele não foi covarde? O que o resta para Tony e Susan no final das contas? O que resta para uma pessoa em que a família está ausente, em diversos tipos de ausência? Tony é a metáfora da vida de Edward ou de Susan?
Em suma, Animais noturnos é um suspense, um thriller psicológico criado de uma forma que nos prende do início ao fim. Os personagens possuem várias camadas de profundidade, todas devidamente exploradas na medida certa. Não temos tudo mastigado e assim vamos chegando a nossas próprias conclusões ao longo do filme. É um tipo de longa que rever vale a pena porque com toda certeza vamos encontrar mais pistas do que aquelas que são claramente mostradas.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
View Comments
Oi, Mi!
Espero que o filme seja melhor que o livro hahahah Vi algumas resenhas dizendo que o livro era muuuuito parado e ruim mesmo hahahhaha
Beijos
Balaio de Babados
Participe do Natal Literário
Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
Participe do Sorteio de Final de Ano
Caramba.. surpreendente este livro,.. acho que o filme sera muito bom.tambem
Gostei muito da sua resenha
Ameii
Bjinhos
Só os Loucos Sentem
Instagram
Fan Page
Google +
Oi Mi, sua linda, tudo bem?
Estava curiosa sobre o filme, pois eu tenho o livro na minha estante. E nossa, adorei o seu texto. A forma como você enxergou as nuances dos personagens foi perfeita!!! Eu sempre procuro pelos filmes da Amy Adams, gosto muito da atuação dela. Não vejo a hora de ver.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Mi
Eu não havia lido nada sobre o filme e sua resenha me deixou desejando mt assistir!
Vou anotar aqui ppoder conferir!!!
Bjooooooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br
Eu ainda não vi o filme porque não tinha me chamado atenção. Agora com essa resenha eu já mudei minha opinião e fiquei com vontade de ver!
Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br
Oi flor, não conhecia esse livro, mas parece muito bom, sua resenha me atraiu!!!
Beijos Michele, e que em 2017 seu blog continue nos inspirando e criando sempre o desejo e o hábito pela leitura!
😘 Feliz 2017
Minhas Inspirações
Eu não conhecia nem o livro e nem o filme. Mas eu achei o enredo muito interessante e eu adoro os atores que protagonizam o filme e por causa deles, eu gostaria de assistir sim. Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Parece ser um filme muito bom, ein?! Não sabia dele ainda... Um feliz ano novo para você, viu?!
Beijos,
Duas Livreiras
Eu ainda não vi esse filme mas estou morrendo de vontade. Esse ar de mistério chamou muito a minha atenção e parece ser aquele tipo de filme que realmente prende quem está assistindo. Quero ver logo.
Beijinhos ♥
Contadora de Histórias
Olá, tudo bem?
Ainda não conhecia o filme! Nossa, fiquei encantada após sua resenha!
Beijos,
https://teattimee.blogspot.com.br/