Categories: Uncategorized

Outlander: O Resgate no Mar – Parte I [Resenha Literária]

A partir do dia 05/10/2016 a Netflix passou a disponibilizar a série Outlander para seus assinantes no Brasil e eu posso garantir que isso não é pouca coisa. A série é boa, é muito boa, é excelente e eu falei sobre a primeira temporada aqui na Estante, portanto clica para saber tudo que aconteceu e continuar a ler este post.
Depois do choque final da primeira temporada, na segunda nós encontramos Jamie e Claire na França tentando evitar a batalha de Culloden, onde ingleses massacram os escoceses chamados Jacobitas e acabam com a tradição dos clãs das Terras Altas da Escócia. Tentando persuadir o Rei Charles Stuart da França a evitar a guerra que era incentivada por Eduardo Stuart, aspirante ao trono da Inglaterra, os dois se envolvem em situações políticas delicadas, enquanto uns conspiram pela guerra outros tentam evitá-la. Jamie e Claire têm seu amor testado por uma perda traumática e abalados resolvem voltar para a Escócia e enfrentar a guerra que se tornava a cada dia inevitável, independente de todas as tentativas de manipulação dos dois. Mesmo com forte influência sobre o Príncipe da França, Jamie não consegue evitar a Batalha de Culloden e como Claire sabe do destino da Escócia depois da guerra e em nome do amor dos dois e da gravidez recente da protagonista, ele a faz ir embora para o seu tempo e volta para o campo de batalha com a certeza de que vai ser morto.
E então eu ganhei o volume III da série Outlander de aniversário! Uhuu!
Ele é dividido em duas partes, sendo que O Resgaste no Mar – Parte I tem 591 páginas e narra a vida de Jamie depois da guerra quando é salvo pelo passado e vive por uns bons anos escondido até que um dia, não suportando mais a solidão, ele dá um jeito de ser pego pelos ingleses e ajudar sua família com o dinheiro da recompensa por sua captura. Nas câmeras imundas da prisão ele se torna líder dos prisioneiros e o meio de comunicação entre o Diretor e os presos. Educado, inteligente e carismático, Jamie se torna amigo do Major John William Grey, e o fato de Grey ter sentimentos por Jamie acabam ajudando-o a ser enviado para ser cavalariço na propriedade dos Dunsany chamada Helwater em Lake District, na Inglaterra, enquanto os outros prisioneiros são enviados como missionários para as Américas. O Major vai visitar Jamie a cada 3 meses e lá ele é conhecido como Alex, pois os ingleses temem os sobreviventes Jacobitas, mas a filha mais velha dos Dunsany, Geneva, se apaixona por ele e sendo ela prometida a um velho em casamento, obriga Jamie, através de chantagem, a tirar sua virgindade e nove meses depois…
Alguns anos depois ele é obrigado a retornar para a Escócia.
Durante os vinte anos que se seguiram à separação de Claire, ele nunca ficou um dia sem pensar nela, sem fazer uma oração por ela e pela criança que ele não sabe se sobreviveu.
Enquanto isso, em maio de 1968 Claire está na Escócia com Roger, filho adotivo do Pastor que era amigo do marido dela que é historiador, e com Brianna, sua filha, procurando em documentos antigos e solicitados em Londres saber a verdade sobre o destino de Jamie. Ela acredita que ele morreu em Culloden, mas depois de dias de procura, noites folheando velhos documentos, pastas jogadas em todos os lugares, Claire encontra a prova de que Jamie foi preso em Ardsmuir e posteriormente enviado para Helwater e encontra evidências de que ele esteve vivo pelo menos durante 18 anos dos 20 que se passaram desde o dia que ela foi embora.
Não foi fácil para ela a transição entre os dois mundos e em sua época a vida de Claire foi mais muito tranquila se comparada com a de Jamie. Com a ajuda de Frank que ficava com Brianna, ela pode estudar e se formar medicina, mas jamais deixou de amar e de pensar em Jamie e por isso ela reúne forças e decide ir novamente ao encontro dele. Consciente de que está deixando para trás o conforto do século XX, de volta à Escócia, Claire precisa conhecer de novo o homem que ela nunca deixou de amar e o encontro deste amor depois de 20 anos separados traz emoções inebriantes para os leitores!
Agora me esperem que eu volto na parte II!
Curiosidade: Diana Gabaldon, autora de Outlander se inspirou na Série de TV Britânica Doctor Who para criar Claire, sua viajante no tempo.
FICHA TÉCNICA
Título: Outlander: O Resgate no Mar – Parte I
Título Original: Voyager
Autora: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

1 dia ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

4 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

6 dias ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

7 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!