Categories: Uncategorized

Nada mais a perder [Resenha Literária]

Quando comentei com uma amiga que estava lendo Nada Mais A Perder de Jojo Moyes ela me revelou ter medo da autora. E quem não tem? Depois de Como eu Era Antes de Você eu achei que nunca mais teria coragem de ler outro livro da Jojo, quem não achou que jamais se recuperaria depois de Lou e Will? Eu tinha certeza de que ela me faria sofrer mais e mais vezes até a dor se tornar insuportável, mas não foi isso que aconteceu. Jojo Moyes me surpreendeu em Um Mais Um que é um livro muito fofo, em Depois de Você que é um livro de esperança e me encantou em Nada a Perder que é um livro maravilhoso! Como parte do universo do livro é desconhecido eu fiquei completamente envolvida nele e na história de Sarah e seu amor por um cavalo.
Sarah é uma menina de 14 anos que vive com seu avô e a grande alegria dos dois é cuidar e treinar Boo, o cavalo que ele comprou para a neta. Henri  tem passado para garotinha todos os ensinamentos aprendidos quando era um dos cavaleiros de uma academia francesa antiga e tradicional, a Le Cadre Noir, onde fazia apresentações inspiradas, executando manobras milenares em cima de cavalos majestosos. Avô veio ainda jovem e apaixonado para a Inglaterra e agora idoso, tem a alegria de ensinar a neta tudo que pode sobre equitação, até que um dia sofre um derrame e Sarah se vê sozinha no mundo.
Natasha encontra Sarah em uma situação constrangedora e apesar de ser advogada experiente e estar em uma fase onde desconfia das pessoas, ela resolve dar uma pequena ajuda para a garota. Ao levá-la para casa, elas descobrem que o apartamento onde Sarah morava com o avô foi arrombado e roubado e Natasha resolve então ligar para o ex-marido, pedindo-lhe ajuda no conserto da porta do apartamento. Como advogada de casos onde crianças são colocadas em situações alarmantes, Natasha sabe que precisa encontrar um lar temporário para Sarah, até que o avó saia do hospital. A advogada tem muito com o que lidar no momento, tem o fato de ela e Mac estarem vivendo na mesma casa apesar de separados e ainda cheios de mágoas pelo término do casamento, tem o seu trabalho e a possibilidade de virar sócia e tem seu novo relacionamento que não avança. Mac havia saído de casa há um ano e Natasha estava tentando refazer sua vida com um colega, Conor, separado e pai de duas crianças que só chamavam a ex de “ela”. No entanto, agora que Mac voltou, Conor não está nada satisfeito com a presença dele, apesar de todos saberem que ele só está lá temporariamente, até venderem a casa.
Sarah é uma boa menina, criada sob a rigidez de seu avô, mas ela não conta sobre o cavalo que vive nas instalações pertencentes a um amigo de Henri, chamado Cowboy John. O rapaz promete cuidar de Boo enquanto o avô da menina estiver no hospital, já que ela esconde a existência do cavalo com medo que o tirem dela. Sarah mata aula e diz que vai ao hospital, mas na verdade vai treinar com o cavalo na esperança de alimentar o sonho que ela e o avô têm de que ela vá para a academia na França. E assim começam as mentiras. Por mais que Mac, muito mais que Natasha, tente ajudar Sarah, ela continua distante e os dois, envolvidos na vontade de ajudar a menina que já tinha sido devolvida de dois lares provisórios, procuram dar a ela todo suporte necessário enquanto lidam com suas próprias dificuldades, o fim do casamento que nem terminou direito, a casa que Mac reformou durante quatro anos para eles e que agora precisam vender para seguirem com suas vidas longe um do outro.
Sarah vai visitar o avô quando pode e treinar o cavalo quando consegue, mas Cowboy John resolve vender os estábulos onde Boo fica hospedado e Maltese Sal, novo dono do lugar cobra de Sarah os aluguéis atrasados que Cowboy John tinha perdoado. Depois de uma atitude radical e eu diria nojenta de Maltese, Sarah não tem outra solução que não seja a de fugir com Boo e é exatamente isso que ela faz, foge e Natasha, Mac e Cowboy John vão atrás dela sem saber exatamente por onde procurar. Sarah tem ajuda nesta fuga, inclusive com o cartão de crédito de Natasha e como eles não querem envolver a polícia para não prejudicar a carreira da advogada e complicar a vida da menina, eles se aventuram nesta busca, e dentro de um carro pequeno percorrendo estradas sem saber se vão encontrar Sarah, os dois precisam se encontrar, encontrar os motivos para o fim do casamento e o fim de suas mágoas. Há mais sentimentos para administrar do que eles podiam imaginar e a viagem em busca da protagonista faz com que estes sentimentos se agitem dentro deles. Eles precisam entender muitas coisas, inclusive porque Sarah não confiou a verdade a eles.
Jojo desenvolveu uma história que me fez ansiar pelo desfecho. Há muitos mais detalhes nesta história, muitas situações criadas que ajudam Sarah a fugir e fazem Mac e Natasha irem atrás dela.
Cada passagem, cada acontecimento, cada aflição enfrentada pelos personagens me faziam ficar mais agarrada ainda à leitura. As aventuras com sentimentos tão reais mexeram comigo, tomaram conta da minha vontade e eu tive horas de leitura extremamente agradável.
As citações sobre cavalos e equitação retiradas de um livro do discípulo de Sócrates de nome Xenofonte enriqueceram a leitura.
Não é preciso ter medo de Jojo Moyes, ela sabe fazer um livro encantador como Nada Mais a Perder, com finais bem definidos para todos os personagens, o que me fez ficar muito feliz. Adorei cada parágrafo e acho que quem não ler tem muito a perder!
FICHA TÉCNICA
Título:
Autora Jojo Moyes
Onde Comprar: Amazon
Marise Ferreira
Na Nossa Estante

View Comments

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Genie – A Magia do Natal [Crítica]

Genie é um filme baseado no longa britânico Bernard and the Genie, de 1991 e…

22 horas ago

Banco Central sob Ataque [Crítica]

Com a temática de roubo, só que dessa vez baseado em fatos reais, e atores…

4 dias ago

Demon Slayer: Arco do Treinamento Hashira [Crítica]

A quarta temporada de Demon Slayer, Arco do Treinamento Hashira, chegou na Netflix dublada e…

1 semana ago

A Diplomata – Segunda Temporada [Crítica]

A segunda temporada de A Diplomata não demorou tanto para chegar no catálogo da Netflix,…

1 semana ago

Agatha Desde Sempre [Crítica da Série]

Kathryn Hahn roubou a cena várias vezes em WandaVision e segue espectacular em Agatha Desde…

2 semanas ago

Conectadas [Resenha Literária]

A primeira vez que vi um livro da Clara Alves foi num estande da editora…

3 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!