Top 5: Diferentes tipos de terror e horror!

Comecemos definindo as duas palavras que são usadas para descrever esse gênero do cinema que se ama ou se odeia – normalmente não tem quem goste mais ou menos. Terror aparece nos dicionários como ‘qualidade ou particularidade do que é terrível; condição da pessoa que sente pavor; algo ou alguém que consegue aterrorizar’. Horror é descrito como ‘pavor, medo, coisas atrozes’. Sendo um desses fãs que gostam, e muito, do gênero, resolvi fazer um TOP 5 incluindo filmes que tragam diferentes tipos de terror e horror. E já que o Halloween está aí, prepare-se para tentar sobreviver a essa lista, em forma de maratona mesmo, que vai te deixar de cabelos em pé o/
# 01 categoria: Gore


A Invasora (À L’Intérieur, 2007): O que temos aqui é basicamente um sentimento que move muitos dos filmes do gênero: vingança. Preste atenção à ótima sequência inicial que mostra uma colisão de dois carros e prepare-se para bastante sangue que não vai demorar muito a ser derramado. O gênero gore é famoso por mostrar sem dó nem piedade cortes sendo feitos, membros sendo decepados, tripas saindo a torto e a direito. E isso não falta em A Invasora. Temos ainda o talento perdido de Beatrice Dalle na pele da ótima vilã do título do filme, e a muito boa também Alysson Paradis, que faz o possível e o impossível para sobreviver na pele de Sarah. Momentos assustadores e nervosos e de muita torcida pela mocinha do filme (ou pela vilã, vai saber!) lhe aguarda.

# 02 categoria: Zumbis


Invasão Zumbi (Train to Busan, 2016): Sim, são muitos, mas muitos filmes de terror com a temática zumbi. Todos parecem começar da mesma forma e terminam desesperançosos também. Mas é preciso deixar claro que a direção segura e hábil de Sang-ho Yeon nos leva a um passeio de trem inesquecível e aterrorizante aqui. Dos zumbis, que correm e atacam por serem sensíveis à luz e ao movimento, preciso mencionar o momento em que se contorcem e rapidamente cedem a seu terrível e nojento destino. Dos heróis, que conseguem até o último momento sobreviver na doida corrida de trem rumo à Busan (a única estação que parece ainda livre da infestação), é preciso dizer que vamos sim nos envolver e desejar que cheguem todos ao final. Porém, é aí que o drama coreano e a destreza em nos despedaçar aos poucos entra em voga: segure-se, porque vai ser uma viagem daquelas!
# 03 categoria: Lobisomem


Sinistro, A Maldição do Lobisomem (Wer, 2013) O trabalho do diretor e produtor William Brent Bell ganhou um pouco mais de destaque depois do filme The Boy (ou, O Boneco do Mal). Ao que parece, Bell está cada vez mais perto de criar um desses grandes filmes de terror e entrar para a galeria de melhores no gênero. Aqui, em Wer, ele nos conduz pela história da advogada Kate Moore (A.J. Cook) que, ao assumir um caso de defesa, se vê emaranhada numa história um tanto horripilante e quase impossível de acreditar. O que é mais bacana nesse filme de lobisomem, é que o rumo que a história toma é um tanto inesperado e até surpreendente. Não se preocupe que você não irá morrer de medo, mas garanto uma história de lobisomem diferente das outras que você já viu.
# 04 categoria: Possessão demoníaca





Livrai-nos do Mal (Deliver Us From Evil, 2014) Como muitos outros filmes de possessão demoníaca, esse também foi baseado em uma história real. Dessa vez, quem nos amedronta com contos horripilantes é o policial Sarchie (Eric Bana). E aos poucos somos envolvidos numa trama que caminha para um desfecho que não teria como ser diferente. Sarchie tem a companhia do hábil Mendoza (Edgar Ramírez), um padre treinado para aplicar exorcismos. A sequência final de exorcismo que temos aqui é uma das mais assustadoras e bem feitas do cinema, talvez pelo fato do diretor Scott Derrickson já ter feito o excelente O Exorcismo de Emily Rose (e mais recentemente o Doutor Estranho).
# 05 categoria: Terror psicológico


O Babadook (The Babadook, 2014) O mais importante a dizer sobre esse filme é que aqui o buraco é mais embaixo. Isso significa que Jennifer Kent, brilhantemente (diga-se de passagem), nos presenteou como uma história que nos mostra que, na verdade, nossos piores medos podem nos proporcionar nossos piores pesadelos. Pesadelo esse que para Amelia (Essie Davis) começou com a morte violenta de seu marido, deixando-a com seu pequeno Samuel (o excelente ator mirim Noah Wiseman) e seu repentino medo de uma criatura que o assusta pela casa. Um trabalho exímio de nos assustar com algo que parece bobo, é esse o feito de Kent. E digo mais: depressão é um monstro imenso, assustador e que nos devora, acredite ou não.
Cristiano Santos
Na Nossa Estante

View Comments

  • Olá! Boas dicas...eu gosto mais de filme de horror do que terror. Ah...também amo suspense. E isso também se reflete nos livros que leio. Vou conferir alguns desses filmes que citou: lobisomem e zumbi.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    • Oi Paloma!
      Suspense é bom, né?
      Veja sim o Train to Busan, muito bom! E o Wer tbm, ainda que nem todos concordem com a minha opinião.
      Bjo

  • Acabo, muitas vezes, não vendo filmes de terror por ter a impressão de que 'todos são' imensamente rasos, buscando apenas clímax vazios de críticas e/ou reflexões, apenas para causar sensações que pouco acrescentam em debates aprofundados. Mas, aos poucos, estou percebendo que muitos filmes de terror/horror agregam sim debates interessantes e boas entrelinhas. Um bom terror psicológico, por exemplo, costuma trazer questões sociais e/ou pessoais importantes, como suicídio e afins. Adorei a listagem, que ajuda para que esses paradigmas sejam quebrados!

    http://www.semquases.com

  • Confesso que não gosto nadinha de filmes de terror, acho que todos são sem sentido e bem rasos de história. Mesmo assim, amei sua listagem! Pra quem gosta são filmes e tanto..

    Minuto de Bobeira

  • Ameeeeeei o post! Sou fã de todo tipo de terror, mas costumo procurar mais aqueles demoníacos ou fantasmagóricos. Até assisto gore a la jogos mortais, mas não são meus preferidos. Lobisomem, zumbi e vampiro, todo esse mundo sobrenatural é sensacional, mas depeeende do filme também, né. Acho que faltou uma categoria de "casa assombrada", né? ou de florestas, porque o que tem de terror em casa e floresta... hahahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    • Pô, Carol! Brigado!
      HAHAHAHAHA, verdade! É muita casa mal-assombrada e florestas cheias de perigos. Fica a dica para um próximo TOP 5.
      Valeu!

  • Oi, Christiano!
    Como eu sou uma pessoa medrosa, meus preferidos são o terror trash ou com serial killers, especialmente o que foi feito no inicio da década de 90 ou antes. Quando me sinto mais corajosa, passo pelas possessões demoníacas ou algo do tipo, mas geralmente fico morrendo de medo depois (acredito em fantasmas, me julgue :P).

    bjs
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    • Hehehehe, imagina Bibs. Tranquilo. Tbm tenho cá minhas crenças ;)
      Mas não assista mesmo, se não é algo que não te agrada.
      Valeu! Bjo

  • Oiii!!

    Ainda não vi esses filmes, mas já coloquei na minha lista de próximos filmes que vou assistir..

    Beijos

    wwww.livrosemcontexto.blogspot.com.br

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

O Morro dos Ventos Uivantes [Crítica]

O romance escrito por Emily Brontë em 1847 já recebeu nove adaptações cinematográficas oficialmente reconhecidas…

1 dia ago

Bugnonia [Crítica]

Eu gosto bastante da parceria entre Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Pobres Criaturas segue…

3 dias ago

Pluribus [Crítica da Série]

Vince Gilligan é criador de uma das maiores séries de sucesso da televisão, Breaking Bad,…

1 semana ago

Pecadores

Eu queria tanto ter gostado mais deste Pecadores (2025), mas o plot me decepcionou um…

1 semana ago

Indicados ao Oscar 2026 [Análise]

O Agente Secreto teve 4 indicações: Filme do ano, Filme Internacional, ator (Wagner Moura) e…

2 semanas ago

Valor Sentimental [Crítica]

Valor Sentimental é um drama não muito pungente para assistir num domingo à tarde enquanto…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!