Categories: Uncategorized

Bienal do Livro de São Paulo 2016

Eu saí da Bienal do Livro de SP em 2014 com a plena consciência de que foi uma das bienais mais desorganizadas da história! Filas imensas, um calor infernal, sem lugar para cadeirantes, preços absurdos, a coisa foi tão feia que eu pensei várias vezes se iria nesta. Porém, ganhando credencial, vivendo em SP e podendo ir em um dia de semana, seria um absurdo uma viciada em livros não conferir a feira.

Posso dizer que em 2016 parece que os organizadores aprenderam um pouco desde a última Bienal. Os ônibus que levavam o público do metrô até o evento eram bastante cômodos, modernos, confortáveis e saiam com muita frequência. Tinha fila, claro, mas seria impossível não ter. Já na Bienal, o calor de dois anos atrás não era o mesmo, talvez pelo tempo ou não, só sei que não me senti sufocada. Consegui entrar nos estandes e não peguei fila. Sorte talvez de ter ido em dia de semana, ainda que em um dia de Kéfera e Larissa Manoela, que aliás, fez a garotada surtar com a presença dela! Adolescentes histéricos se aglomeram para ver a menina!


Consegui entrar em todos os estandes que eu queria, ao contrário de 2014 quando peguei fila de quase 2 horas só pra entrar e mais um hora pra pagar!

Os preços continuam não sendo tão bons quanto eu acho que deveriam, achei alguns descontos, mas nada que uma boa promoção da Amazon não resolva. No entanto, saí de casa pra comprar 1 livro apenas e voltei com 7. E houve uma época em que eu pegava livro na biblioteca e não comprava nada, velhos tempos de uma pessoa não consumista!

Alguns estandes estavam bem simples, mas o da Rocco estava sensacional! Além de poder tirar foto como se estivéssemos na Estação de King’s Cross, partindo para Hogwarts, a editora teve todo um cuidado em decorar o estande com objetos da saga do Harry Potter, o resultado ficou lindíssimo!



A Editora Arqueiro e o Grupo Editorial Record capricharam nos preços de alguns livros, consegui Doce Perdão por 15 reais! Dei pulinhos de alegria! E vi alguns romances de época da Arqueiro com bons preços.

Já o estande da Saraiva estava enorme, gigante para dizer a verdade. E gostei bastante de ver o Skoob com o Submarino, com uns brindes bem legais pra quem assistisse qualquer bate-papo que rolasse por lá.

Enfim, a Bienal de 2016 me pareceu bem melhor que a de 2014, com espaço para andar, com uma ampla praça de alimentação (ainda que os preços estejam salgados), muitos banheiros, fácil acesso para retirar a credencial e dessa vez não tenho muito o que reclamar. Pena que não consegui nenhuma senha para ver algum autor, quem sabe na próxima.


Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

  • eu fui há uns anos e tive a mesma sensação. sem falar no calor infernal. aí não voltei mais. ah, isso era outra questão. os preços não são tão interessantes. eles até colocam 50%, mas o preço cheio está inchado, então de fato o desconto fica entre 20% e 10%. aí eu fico em casa. consigo descontos bem melhores na internet. ah, vc q gosta de bons preços, a fnac costuma surpreender. não sei se em todos os livros, talvez nos "encalhados". mas comprei livros baratíssimos. agora estou por fora. na crise desde janeiro, acho que o último livro que comprei foi no ano passado. nem iria a bienal pelo mesmo motivo. e ainda pagar transporte, entrada, alimentação. fica muito cara a brincadeira. beijos, pedrita

  • Oláá! Nunca fui para nenhuma bienal, mas pretendo ir para do RJ em breve. Aqui em Fortaleza tem, mas nada como a de SP, com estandes de editoras conhecidas e autores e preço bem salgados. Não me agrada em nada e para melhorar adiaram para o próximo ano, espero que seja para melhorar muita coisa!!

    Visite o BD > http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/
    Bjos!

  • Oi Mi, tudo bem?
    Eu gostaria de visitar alguma Bienal mais pelos autores convidados e pelas palestras, porque em termos de preço eu acho que não compraria muitos livros. Promoções da Submarino e da Amazon tão sempre rolando, então acho que não toparia pegar fila pra comprar.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

  • Olá, Michele.
    Eu vi sua foto indo para Hogwarts lá no face e morri de inveja hehe. Li algumas postagens falando sobre a bienal e concordaram com você que esse ano estava mais organizado mesmo. É uma pena que não consegui ir, mas a próxima eu vou com certeza.

    Blog Prefácio

  • Olá Michele,
    O estande da Rocco estava lindo. Acho que era o mais bonito de todos. Os melhores preços que vi foram na Arqueiro e no Grupo Editorial Record mesmo. Os outros estandes estavam caro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

  • Que coisa né, não sei como pode um evento ser tão desorganizado, todo o ano vejo o povo reclamando mesmo. Eu nunca fui (moro no RS) e nem sei se um dia irei... Iria só pela oportunidade de conhecer os autores, porque comprar mesmo eu nem cogito, já que sei que os preços não são convidativos...

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Divertida Mente 2 [Crítica]

Eu sei que a Disney não tem entregado seu melhor nos últimos tempos, principalmente em…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Meu Primo Vinny [Crítica]

O Oscar de atriz coadjuvante para Marisa Tomei por Meu primo Vinny (1992) é considerado…

3 dias ago

Um Lugar Silencioso: Dia Um [Crítica do Filme]

A duologia de terror misturada com elementos de ficção científica Um Lugar Silencioso do diretor…

6 dias ago

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

1 semana ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

1 semana ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

1 semana ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!