Categories: Uncategorized

O quinto evangelho [Resenha Literária]

Estou de volta às críticas literárias e dessa vez trago para vocês O quinto evangelho, obra apontada como um best-seller pelo New York Times e de autoria de Ian Caldwell (o mesmo que escreveu junto com Justin Thomason O enigma do quatro).

O texto que pode assustar alguns pelo volume (são 558 páginas!), mas surpreende desde as primeiras linhas por apresentar uma leitura simples, leve e envolvente.  O enredo que apesar de se tratar de um tema bastante corrente, teorias conspiratórias sobre a história da igreja, conseguiu inovar e mais do que isso abordar de temas contemporâneos tais como: os impactos políticos, culturais e familiares por conta das fragmentações no interior da cristandade, pautas progressistas frente (como o casamento e a função social da mulher nas instituições religiosas) a uma leitura mais conservadora por parte da religião e, é claro, a descoberta de um documento (“um quinto evangelho”) que reforçaria a autenticidade do sudário de Turim. Todos esses elementos estarão marcados nas personagens centrais: os irmãos Alex Andreou e Simon. Desde criança ambos sentiram na pele os impactos de terem um pai cristão ortodoxo e uma mãe de origem católica, essas tensões permanecem com os caminhos que cada irmão toma: Alex se tornou um padre ortodoxo e Simon um padre católico.
A trama ganha contornos de suspense com a morte, ainda nas primeiras páginas, de um amigo muito próximo da família, o curador de exposição de arte no museu do Vaticano Ugo Nogara. O principal suspeito da morte de Ugo será o próprio Simon que após horas de atraso para um jantar marcado com seu irmão e sobrinho, liga para Alex pedindo que ele o busque em uma área bastante deserta e suspeita da região.

No decorrer da história o que percebemos é que as causas da morte de Ugo trazem por trás debates muito sérios quanto a alguns pontos centrais para a cristandade, entre eles a natureza dos quatro evangelhos. Esses debates contribuem para revelar que Ugo não morreu apenas por estar no lugar errado e na hora errada, mas porque havia feito uma descoberta problemática para a história da igreja.

Bem é isso!

Dados do Livro

Título:
Título original: The fifth gospel
Autor: Ian Caldwell

Bjs, Ju
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

O Mundo de Sofia em Quadrinhos (Vol.1) [Crítica]

O mundo de Sofia é um clássico da literatura que eu não li e queria…

23 horas ago

Bridgerton – Terceira Temporada- Parte 2 [Crítica]

A segunda parte da terceira temporada de Bridgerton começou com muitas polêmicas! Eu li os…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: Quinta-feira Violenta

O produtor, diretor e roteirista californiano Skip Woods fez em Quinta-Feira Violenta (Thursday no original)…

3 dias ago

Tudo O Que Você Podia Ser [Crítica do Filme]

Tudo o que você podia ser é dirigido por Ricardo Alves Jr. e não tem como…

6 dias ago

Sweet Tooth – 3ª Temporada [Crítica]

Sweet Tooth é um grande acerto da Netflix! Não só por escolherem adaptar as HQs…

1 semana ago

Bridgerton: Preconceito ou uma Questão de Adaptação?

Eu já fui daquelas que no cinema levantava a plaquinha “No livro não é assim”!…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!