Categories: Uncategorized

Esquadrão Suicida [Resenha do filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Esquadrão Suicida

*como tudo hoje em dia é spoiler, talvez você possa considerar algum spoiler no texto abaixo

Uma das primeiras coisas que se questiona quando se pensa em Esquadrão Suicida é: por que bandidos aceitariam ser heróis em uma missão para derrotar uma entidade considerada insuperável? Simples, porque Amanda Waller (Viola Davis) é uma agente esperta! Tão esperta que consegue reunir os piores vilões para trabalharem para ela!

Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), Amarra (Adam Beach), Diablo (Jay Hernandez) e o Pistoleiro (Will Smith) fazem parte dessa equipe desequilibrada e realmente suicida. Todos estão sob o comando de Rick Flag (Joel Kinnaman), que está na missão por conta de sua amada June Moone (Cara Delevingne), que abriga em seu corpo uma entidade chamada Magia, cujo coração está guardado com Amanda.
Katana (Karen Fukuhara) ajuda Flag a comandar o grupo de vilões, mas o Pistoleiro é o verdadeiro líder dos ladrões, porque até mesmo os bandidos podem ter honra, como vemos na cena em que eles estão bebendo, com direito a Arlequina servindo a todos, numa clara sessão de terapia com a Drª F. Harleen Quinzel.
Muitos reclamam da falta de ambientação dos filmes da DC, já que os protagonistas não possuem filmes isolados como os heróis da Marvel. Por conta disso, o primeiro ato do longa foi um pouco mais demorado, em que o roteiro foca nas apresentações dos personagens. Porém, no segundo ato já temos a ação propriamente dita, que se passa depois dos eventos de Batman Vs Superman (2016) e se desenvolve numa noite sombria, com um cenário que lembra filmes de terror. Certamente as coisas não são como Amanda planeja, uma vez que o Coringa (Jared Leto) faz de tudo para recuperar Arlequina.
Claro que a atuação de Jared Leto (ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante em Clube de Compras Dallas, 2013) era uma das mais esperadas e os fãs de Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas, 2008) podem ficar sossegados porque não foi dessa vez que alguém fez um Coringa melhor do que o dele. Não se pode dizer que Leto não esteja psicótico o suficiente para o personagem, mas sua risada forçada não convence. E vale ressaltar que parte da falta de impacto do personagem também se deve pelo próprio roteiro que preferiu focar em um Coringa apaixonado e abusivo, sem nenhuma intensidade. Já a Arlequina tem sua cota no elenco principal, com toda a polêmica que envolve a personagem. É bastante evidente o seu relacionamento abusivo com o Coringa, o que vai na contramão do atual “empoderamento feminino”, mas Arlequina é forte e temos alguns vislumbres de sua complexidade, ainda que aprofundar os personagens parece nunca ter feito parte do roteiro de Esquadrão Suicida. Mesmo assim, a vilã, o Pistoleiro e o Diablo foram os melhores explorados no enredo, com uma clara dicotomia entre o bem e o mal trabalhada no papel de Will Smith, que está muito bem no filme, assim como Margot Robbie.
Olhando pelo ponto de vista dos vilões podemos questionar o que é exatamente bom ou ruim, porque sem dúvida Amanda Waller nem sempre é a mocinha da história e o Pistoleiro o vilão. Já Flag é o típico herói soldado, bonito e raso.
Enfim, Esquadrão Suicida do diretor David Ayer (Tempos de Violência, 2005) não é o tão aguardado divisor de águas da DC (passa longe na verdade), é um tanto picotado, mas até que dosa bem o drama, a ação, com uma boa pitada de romance e humor, o que me impressionou, já que eu achava que seria muito mais humor do que qualquer outra coisa. Além disso, apesar do amor bandido entre a Arlequina e o Coringa tenha sido super badalado pela mídia, Junes e Flag me parecem representar o amor que motiva toda a história.
E quem estiver com pressa é bom esperar pelos créditos, já que que temos mais uma aparição do Batman de Ben Affleck.
Dados do Filme
Título: Esquadrão Suicida
Título: Suicide Squad
Ano: 2016
Diretor: David Ayer

Michele Lima

Na Nossa Estante

View Comments

  • Oii!
    Confesso que sou #TeamMarvel, mas estou super ansiosa para ver esse filme! Fizeram muita propaganda a respeito né? E espero não me decepcionar...
    Viola Davis é uma diva, mas Amanda Waller não presta, o típico "do bem" que é mais do mal que tudo hahaha

    Adorei o post!
    Ana | Blog Entre Páginas
    http://www.entrepaginas.com.br

  • Olá! Estou super ansiosa por este filme. Pena que não irei na estréia, apenas no sábado. Fiquei tãão ansiosa que estou lendo umas críticas e resenhas que estão me deixando pra baixo. Um filme que tonha tudo pra dar certo, mas pelo jeito não está agradando o suficiente. Me explica só uma coisa: Como vocês ai do RJ e SP fazem para participarem de cabine de imprensa? Sou de Fortaleza, não tem essas coisas por aqui, mas sou curiosa para descobrir como funciona. Poderia me dizer? haha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    • As assessorias de imprensa que nos manda os convites Larissa, mas tb queria saber como funciona no nordeste pq assim os colunistas tb poderiam participar rs

      Bjs, Mi

    • Oi Lucas, não avisei porque realmente não considerei spoiler, mas modifiquei e coloquei o alerta. Muito obrigada por avisar!

  • Oi, Mi!
    Eu dei uma lida por alto na resenha por medo de spoilers. Eu vou assistir esse filme na sexta *-*
    Confesso que fiquei verdinha de inveja vendo suas fotos no instagram hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

  • Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    É muita coincidência, eu não sabia sobre esse filme, até que nesse fim de semana eu por um acaso vi o trailer dele no youtube e pelas cenas achei o máximo!!!Uma pena que não agradou por completo, mas ainda assim quero ver, gosto muito do ator Will Smith e fiquei feliz quando você elogiou a atação dele. Sua crítica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Oi, Mi! Apesar de não ser mega fã de HQ, estou muito curiosa em relação a esse filme. Mesmo com as suas ressalvas, quero muito ver tantos vilões juntos num filme em que eles são o foco principal.

    Beijos, Entre Aspas

  • Oi, Mi...
    Confesso que estou indo sem muitas expectativas de ser um super filme, justamente para não me decepcionar rs.
    E que bom que falou para aguardar os créditos eu quase nunca faço isso haha.
    Beijo
    Te Conto Poesia ♥

Share
Published by
Na Nossa Estante

Recent Posts

Primeiras Impressões: Agatha Desde Sempre

E chegou mais uma série solo de uma personagem já estabelecida em outro seriado da…

2 dias ago

5 motivos que fazem de Agatha Harkness um ícone!

A série Agatha Desde Sempre estreia dia 18 de setembro exclusivamente no Disney+!

3 dias ago

That ’90s Show – Parte 2 [Crítica da Série]

A primeira temporada de That '90s Show na Netflix chegou com uma carga forte de…

4 dias ago

A Substância [Crítica do Filme]

Depois da também francesa Julia Ducournau, Coralie Fargeat é a mais nova herdeira do diretor…

1 semana ago

O Casal Perfeito [Crítica com Spoiler]

O Casal Perfeito é a nova minissérie da Netflix! Com um formato curto e conclusivo,…

1 semana ago

Kaos [Crítica da Série]

Fazia um tempinho que uma série Netflix (que não seja dorama) tenha me deixado tão…

2 semanas ago

Nós usamos cookies para melhorar a sua navegação!